fbpx
Caridade ︎◆ J. K. Rowling ︎◆ Lumos

J. K. Rowling é premiada por trabalho com ONG que busca fechar orfanatos

A escritora J. K. Rowling recebeu o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução literal), da fundação Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, em reconhecimento ao trabalho que realiza com a ONG Lumos, que busca ajudar crianças e adolescentes que vivem em orfanatos a retornar para suas famílias.

A cerimônia ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos, na quinta-feira (12). O prêmio celebra líderes internacionais, do entretenimento e instituições ativistas, que demonstraram comprometimento com a mudança da sociedade. Ao longo de 50 anos, a honraria já foi entregue a Barack Obama, Bill e Hillary Clinton, Tim Cook e Robert De Niro.

A missão de J. K. Rowling

A Lumos diz que existem oito milhões de crianças vivendo em orfanatos ao redor do mundo, mas cerca de 80% delas não são realmente órfãs e foram separadas das famílias devido à pobreza. A ONG trabalha para redirecionar doações e dinheiro públicos que mantêm orfanatos para atividades que combatem a pobreza. A escritora fundou a instituição com base em estudos que apontam que a vida dentro de um orfanato prejudica o bem-estar dos jovens.

“Uma pessoa que cresce em um orfanato tem dez vezes mais chances de se envolver com prostituição, 40 vezes mais chances de se envolver com criminalidade e 500 vezes mais chances de cometer suicídio.”
– J. K. Rowling, em vídeo institucional

Leia também: