Potterish

Volumes finais de Harry Potter não serão ilustrados por Jim Kay

A edição ilustrada de Harry Potter e a Ordem da Fênix, a ser lançada mundialmente no próximo dia 11 de outubro, será a última ilustrada por Jim Kay, responsável pelos cinco primeiros volumes da coleção. Em conjunto com a Bloomsbury, editora britânica dos livros, o ilustrador anunciou que precisou deixar o projeto para cuidar de sua saúde mental e que não trabalhará nos dois últimos volumes da série, Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte.

No Instagram, o artista contou que é um sentimento excruciante e como ele sente ter decepcionado a Bloomsbury e J.K. Rowling, além dos “maravilhosos leitores que já investiram na série”. Ele agradeceu a ajuda da Bloomsbury e o colega Neil Packer, que também ilustrou Harry Potter e a Ordem da Fênix, além de amigos e familiares.

“Nunca teria chegado tão longe na jornada de Harry sem o constante suporte e paciência da Bloomsbury e J.K. Rowling, a quem devo agradecer por me dar dez anos de felicidade fazendo arte, e pela oportunidade de conhecer tantos fãs de Potter em tantos estágios da vida. Todos achamos inspiração entre as páginas dos livros de Jo; para mim, é o momento intangível entre ler as palavras e criar as imagens que me divertiam, e sentirei muita, muita falta“, comentou. “Sou extremamente sortudo de estar envolvido em uma franquia que significa tanto para tantas pessoas ao redor do mundo [mas] seria errado continuar tentando quando não posso mais dar aos fãs e à série o comprometimento total e a energia que eles merecem“.

A editora Bloomsbury destacou que “explorará novas e emocionantes direções para completar as sete edições ilustradas”, sem, no entanto, definir uma data para a próxima edição ilustrada.

A última edição de Harry Potter ilustrada por Jim Kay, A Ordem da Fênix, conta com mais de 160 ilustrações, criadas também pelo ilustrador Neil Packer. O quinto volume chega as livrarias brasileiras em 11 de outubro de 2022.