Animais Fantásticos Os Segredos de Dumbledore

Entenda por que o Brasil não aparece em Animais Fantásticos

Antes mesmo do lançamento de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, os fãs brasileiros já tinham motivo para estarem de olho no terceiro filme da série, então sem título: iniciados por ninguém menos que J.K. Rowling, os rumores davam conta que o Rio de Janeiro deveria se preparar para receber Newt Scamander e sua maleta de criaturas mágicas.

Apesar do adiamento do filme, o Brasil foi confirmado na história três meses antes do início das gravações, que deveriam começar em março de 2020, quando a produção foi interrompida pelas autoridades sanitárias da Inglaterra um dia antes do início, em virtude da pandemia.

Com o início das gravações e apesar de rumores da participação de Maria Fernanda Cândido (mais tarde confirmada como Vicência Santos) na história, em outubro de 2021 os brasileiros levaram um balde de água fria: o Brasil não fazia mais parte do filme, agora já filmado. Apenas Berlim (Alemanha), Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e a então novidade Reino do Butão fizeram parte de uma apresentação para jornalistas.

“Tudo o que se passa em Butão deveria se passar no Brasil”, revelou o ator Eddie Redmayne em entrevista ao site E-Cartelera. “Tínhamos planejado viajar e ir filmar lá, mas aí chegou a COVID”.

As gravações no Brasil teriam sido a primeira vez que um filme de Animais Fantásticos rodaria extensivamente fora dos Estúdios Leavesden, onde todos os filmes da série foram filmados. “Poderiam ter construído um pedaço do Brasil aqui – são muito bons nisso – mas como filmamos no inverno, o clima britânico fez com que, infelizmente, tivéssemos que desistir do elemento brasileiro”, explicou o ator, que já filmou cenas em Nova York (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Paris (França) cenográficas, construídas nos Estúdios Leavesden para a série Animais Fantásticos.

“Butão têm uma beleza incrível e misteriosa, mas eu estava muito animado para [filmar no Brasil]. Nunca viajamos com filmes desse tipo!”

A produção já estava preparada para o verão brasileiro. Jude Law revelou que os atores já haviam feito provas de figurino e que Dumbledore vestiria um traje de linho branco, com chapéu de palha. “Era como se Dumbledore estivesse de férias”, brincou o ator. Ao questionar sobre o paradeiro do traje, o ator não abaixou as expectativas dos fãs: “Provavelmente está guardado em algum lugar, [os produtores] devem saber de algo que nós não sabemos”.

Eddie Redmayne, no entanto, revelou que é possível ver, brevemente, o mundo mágico brasileiro durante o filme.

Alvo Dumbledore e Newt Scamander conversam em Butão, cenário escolhido para substituir o Rio de Janeiro em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação)
Alvo Dumbledore e Newt Scamander conversam em Butão, cenário escolhido para substituir o Rio de Janeiro em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore tem o retorno de Eddie Redmayne como Newt Scamander e Jude Law como o jovem professor Alvo Dumbledore, ao lado de Ezra Miller (Credence/Aurélio Dumbledore), Alison Sudol (Queenie Goldstein), Dan Fogler (Jacob Kowalski) e Katherine Waterston (Tina Goldstein).

O filme terá ainda com o retorno de Jessica Williams como a Eulalie ‘Lally’ Hicks, professora da Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny e a estreia de Mads Mikkelsen na série Animais Fantásticos como o vilão Gerardo Grindelwald.

Os Segredos de Dumbledore conta ainda com a participação de Maria Fernanda Cândido e Dave Wong como Vicência Santos e Dave Wong, candidatos ao cargo de Mago Supremo da Confederação Internacional dos Bruxos.

Com roteiro de J.K. Rowling e Steve Kloves, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é dirigido por David Yates e conta com a produção de David Heyman, J.K. Rowling, Steve Kloves, Lionel Wigram e Tim Lewis. O filme chega aos cinemas brasileiros em 14 de abril de 2021.