Animais Fantásticos | As inspirações mitológicas de J.K. Rowling
Por Equipe PotterishAlém de instigar o imaginário infantil, mitos e lendas inspiram narrativas contemporâneas, como as de Rick Riordan, autor de Percy Jackson, e as de J.K. Rowling, autora de Harry Potter. Das 78 criaturas apresentadas no livro-texto Animais Fantásticos e Onde Habitam, 27 foram inspiradas em figuras mitológicas e folclóricas. Algumas delas, a exemplo dos dragões e dos centauros, foram descritas exatamente como retratadas na mitologia. Outras, no entanto, receberam da autora uma texturização mágica inédita. Leia a seguir!
Animais diferentes de seus correspondentes na mitologia
ACROMÂNTULA: Acredita-se que as acromântulas, aranhas monstruosas dotadas de fala humana, tenham sido inspiradas nas história de Aracne, uma jovem transformada em aranha após provocar a deusa Atena em um duelo de bordados, no qual teria representado todas as paixões desastrosas de Zeus, pai da deusa da sabedoria.
BASILISCO: O naturalista romano Plínio Segundo definiu o basilisco como um animal extremamente venenoso, de olhar fatal e aparência semelhante a de um galo. De acordo com Newt Scamander, o basilisco, gerado a partir de um ovo de galinha chocado por um sapo, é uma uma cobra verde-vivo gigante. Embora a aparência seja diferente, uma característica, porém, se manteve na criatura criada por J.K. Rowling: os olhos amarelos desse monstro são capazes de matar quem os encara.
DUENDE: Os duendes, que resguardam Gringotes, são criaturas super inteligentes. Na mitologia irlandesa, no entanto, tratam-se de anões que atentam os humanos. No mundo trouxa, a expressão duende é utilizada erroneamente para designar criaturas semelhantes, como goblins, elfos e gnomos. Eles também são constantemente confundidos com seus primos, os leprechauns.
ELFO DOMÉSTICO: Os elfos domésticos foram inspirados nos Brownies, parentes dos duendes e dos goblins que trabalham, apenas no período da noite, em troca de mimos e de comida. Os Brownies, porém, não pertencem a determinadas famílias, como em Harry Potter, e são descritos com cabelos castanhos encaracolados.
FADA: As fadas são representadas de inúmeras maneiras ao redor do mundo. Elas já foram definidas como seres pequeninos, simpáticos e bonzinhos, mas também como criaturas malévolas e perturbadoras. O magizoólogo Newt Scamander, por sua vez, descreve-as como animais decorativos e de pouca inteligência.
FADA MORDENTE: As fadas mordentes foram inspiradas nas mesmas criaturas místicas que as fadas. J.K. Rowling, no entanto, criou para as mordentes uma aparência exótica: uma pele coberta de pelos, dois pares de pernas e braços e fileiras duplas de dentes afiados e venenosos.
GNOMO: No Mundo Bruxo, gnomos são pragas de jardim com cabeças desproporcionalmente grandes e duras e pés ossudos. Na mitologia, estão relacionados ao elemento terra e cuidam da natureza.
QUIMERA: O magizoólogo Newt Scamander descreve as quimeras como monstros com cabeça de leão, corpo de bode e rabo de dragão. Na mitologia grega, por sua vez, elas são caracterizadas simplesmente como híbridas de duas ou mais espécies de animais, além de soltarem fogo pelas narinas.
SEREIANOS: Os sereianos são a variação bruxa do que o mundo trouxa conhece como sereias, criaturas charmosas que utilizam o canto para atrair, distrair e naufragar marinheiros. No Mundo Bruxo, contudo, as sereias são apenas versões primitivas dos sereianos, com aparências não tão agradáveis.
TRASGOS: Os trasgos são personagens do folclore português. Pequenos, levados, e sempre trajando vermelho, podem ser comparados ao saci-pererê, do folclore brasileiro. Em Harry Potter, contudo, eles são descritos como gigantes e cruéis, apesar da pouca inteligência.
UNICÓRNIO: Na mitologia, os unicórnios são cavalos (geralmente brancos) com um único chifre em espiral. Dóceis e sensíveis, eles são símbolos da pureza. Em Harry Potter, embora a aparência seja a mesma, seu chifre, sangue e pelo têm propriedades extraordinariamente mágicas, usadas tanto na confecção de varinhas como nas Artes das Trevas.
VAMPIRO: Os vampiros são criaturas das quais se têm notícia desde antes da pré-história. Eles foram popularizados pelo romance Drácula, de Bram Stoker, que estabeleceu os vampiros como seres elegantes e galanteadores. No Mundo Bruxo, porém, eles são feios, desastrados e não particularmente perigosos.
+ Leia também: Entrevista com a ilustradora de Animais Fantásticos, Olivia Lomenech Gill
Animais iguais aos seus correspondentes na mitologia
CAVALO ALADO: Os cavalos alados do Mundo Bruxo foram inspirados pelos pégasos da mitologia grega. Há quatro espécies de cavalos presentes em Animais Fantásticos e Onde Habitam: as raças Etoniana, Graniana, Testrália, que conduz as carruagens de Hogwarts, e Abraxana, que conduzem as de Beauxbatons.
CAVALO-DO-LAGO: Newt Scamander definiu o cavalo-do-lago como um demônio aquático metamórfico. Depois de atrair os cavaleiros para montá-lo, o animal mergulha para o fundo da água e os devora. A maior criatura de sua espécie, segundo o magizoólogo, encontra-se no Lago Ness, tratando-se do famoso monstro.
CÃO DE TRÊS CABEÇAS (FOFO): O Cérbero, como é chamado o cão de três cabeças na mitologia grega, é o guardião do reino dos mortos, responsável pela entrada e saída das almas. Em Harry Potter, a criatura foi utilizada para proteger o alçapão que guardava a Pedra Filosofal.
CENTAURO: Com o tronco de um ser humano e os membros inferiores de um cavalo, os centauros são animais racionais, orgulhosos e munidos de muita força física. Também são criaturas muito leais ao seu bando. Em Hogwarts, eles possuem uma colônia e habitam a Floresta Proibida.
DRAGÃO: Os dragões foram trazidos a Harry Potter do mesmo modo como são representados na mitologia mundial. Ainda assim, Rowling criou dez espécies diferentes deste animal. Quatro delas – o meteoro-chinês, o verde-galês, o focinho curto-sueco e o perigoso rabo-córneo húngaro – protagonizaram a primeira tarefa do Torneio Tribruxo, em O Cálice de Fogo.
ESFINGE: Com corpo de leão e cabeça humana, as esfinges são inteligentes, algumas vezes perversas, e grandes criadoras de enigmas. Decifra-me ou devoro-te! Harry encontrou com uma delas no labirinto que compunha a terceira tarefa do Torneio Tribruxo.
FÊNIX: Tanto na mitologia grega quanto em Harry Potter, as fênix são pássaros que se desenvolvem até o momento da morte, quando se incineram e renascem das próprias cinzas, simbolizando a imortalidade e o renascimento espiritual.
GRIFO: Tanto na mitologia grega quanto no Mundo Bruxo, os grifos possuem corpo de leão, cabeça e asas de águia. Em Harry Potter, eles são muito bons em guardar tesouros.
GRINDYLOW: Os grindylows do Mundo Bruxo são demônios aquáticos de chifres e pele verde-clara, agressivos com bruxos e trouxas, mas domesticados pelos sereianos. Os do folclore surgiram no interior da Inglaterra para manter crianças longe de piscinas, pântanos e lagoas, que temiam serem agarradas e levadas para longe.
HIPOCAMPO: O hipocampo, assim como o grifo, é um ser híbrido proveniente da mitologia. Com corpo de cavalo e cauda de peixe, ele conduz a carruagem do deus Netuno. No Mundo Bruxo, os ovos do hipocampo são grandes e parcialmente transparentes.
HIPOGRIFO: Os hipogrifos são descritos como a fusão entre uma águia e um cavalo. No Mundo Bruxo, tais seres podem ser domesticados por profissionais.
IETI: Também conhecido como abominável homem das neves, o ieti, de acordo com Newt Scamander, é parecido com o trasgo e coberto de pelos. Apesar de ter medo do fogo, ele devora qualquer coisa que apareça em sua frente.
LEPRECHAUNS: Mais inteligentes do que uma fada e menos maliciosos do que um diabinho, um diabrete ou uma fada mordente, os leprechauns de J.K. Rowling são travessos. Seus correspondentes no folclore da Irlanda, contudo, são sérios e responsáveis, comumente relacionados ao pote de ouro no fim do arco-íris.
LOBISOMEM: De acordo com Newt Scamander, humanos se tornam lobisomens quando são mordidos por outro lobisomem. Uma vez por mês, durante a lua cheia, o bruxo ou trouxa afetado se transforma em uma fera sanguinária. Ao redor do mundo existem inúmeras versões desta lenda. No Brasil, por exemplo, diz-se que o sétimo ou o oitavo filho de uma ordem do mesmo sexo se transforma em lobisomem.
PÁSSARO-TROVÃO: O passáro-trovão é o símbolo de uma das casas de Ilvermorny, a escola de bruxaria dos Estados Unidos. Inspirado na águia que é símbolo da América do Norte, trata-se de uma ave com asas envoltas em relâmpagos, capaz de controlar o clima e gerar tempestades. Os nativo-americanos acreditavam que o pássaro estava ligado às forças da natureza e o enxergavam como símbolo de vida.
Colaboraram: Gabriela Benevides, Pedro Martins e Renato Augusto Ritto.
- Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore já está disponível na HBO MaxApós seu lançamento nos cinemas mundiais, Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme da série Animais Fantásticos já está disponível para streaming na HBO Max, além de lojas virtuais.
- Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore ganha data para chegar à HBO MaxApós seu lançamento nos cinemas mundiais, Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme da série Animais Fantásticos chega à HBO Max em 30 de maio.
- Gay e solitário: o que esperar de Dumbledore no novo Animais FantásticosNo Cabeça de Javali, um bar mal cuidado no vilarejo de Hogsmeade do qual seu irmão é proprietário, Alvo Dumbledore explica ao auror Teseu Scamander o efeito que o Pacto de Sangue – feito com Gerardo Grindewald, décadas atrás – tem sob ele. Enquanto a corda do colar enrola nas mãos e no pescoço de Dumbledore, sufocando-o, ele diz, “ele sente a traição no meu coração.” Ele está em conflito consigo mesmo.
- Roteiro de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore ganha data de lançamento no BrasilRoteiro de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore – Escrito por J.K. Rowling & Steve Kloves (o sinal tironiano, na linguagem de Hollywood, indica que a dupla trabalhou em conjunto no roteiro, ao passo que um simples “e” indicaria que trabalharam separadamente), o roteiro completo chega às livrarias em 19 de julho de 2022.
- Entenda por que o Brasil não aparece em Animais FantásticosAntes mesmo do lançamento de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, os fãs brasileiros já tinham motivo para estarem de olho no terceiro filme da série, então sem título: iniciados por ninguém menos que J.K. Rowling, os rumores davam conta que o Rio de Janeiro deveria se preparar para receber Newt Scamander e sua maleta de criaturas mágicas.
- CRÍTICA: Os Segredos de Dumbledore é contido, mas cria expectativas para o futuroarry Potter, como título do terceiro Animais Fantásticos. Mais ousado ainda foi sugerir que o filme revelaria seus “segredos”. É irônico, porém, que essa ousadia só exista no título – e isso não é necessariamente ruim.
- Maria Fernanda Cândido na premiere de Animais Fantásticos: Os Segredos de DumbledoreMaria Fernanda Cândido esteve presente na premiere de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore e foi entrevistada por ninguém menos que Tom Felton, o Draco Malfoy da série de filmes Harry Potter.
- MinaLima revela artes gráficas de Animais Fantásticos: Os Segredos de DumbledoreMinaLima: O premiado Studio MinaLima e a Warner Bros. Consumer Products lançam na terça feira, 29 de março, o novo livro de artes gráficas da saga da Warner Bros. Pictures Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. O lançamento será na House of MinaLima no Soho em Londres.
- Site oficial revela motivações dos personagens de Animais Fantásticos: Os Segredos de DumbledoreO site oficial de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore foi atualizado para revelar as motivações dos principais personagens. O portal oficial revelou o paradeiro de Newt Scamander, Alvo Dumbledore, Gerardo Grindelwald, Queenie Goldstein, Jacob Kowalski, Credence/Aurélio, Lally Hicks, Teseu Scamander, Bunty, Aberforth e Yusuf Kama no começo do terceiro filme da série.