Artigos

O Voldemort da vida real

O vilão mais temido e odiado por qualquer pottermaníaco assíduo, Lord Voldemort – nome agora pronunciado com coragem pelos seguidores de Dumbledore -, é comparado a um dos mais reconhecidos ditadores da humanidade inteira: Adolf Hitler, cuja trajetória de vida se assemelha em muito à do nosso tirano fictício. Em uma coluna conjunta que busca mostrar essas semelhanças, sem deixar de explicar a pequena divergência entre as figuras audaciosas e odiadas pela maioria, nossos colunistas Rodrigo Bruno e Igor Silva unem suas habilidades com as palavras de forma imperdível. Leia a análise completa clicando aqui e relembre os princípios doentios do maior inimigo de nosso herói Potter.

Por Rodrigo Bruno e Igor Silva

Como muitos devem saber, J.K. Rowling buscou inspiração em várias histórias de todo o mundo para criar seu universo encantado representado pelo jovem Harry Potter, em principal na mitologia grega. Partindo deste ponto eu, Rodrigo Bruno, e meu colega colunista, Igor Silva, começamos a nos questionar sobre em que (ou quem) a autora teria se inspirado realmente para criar o cruel e temido Voldemort. Depois de muita pesquisa e horas pensando sobre o assunto chegamos a um nome: Adolf Hitler.

Para facilitar sua compreensão, vamos voltar um pouquinho as “chatas” aulas de história do colégio e relembrar a trajetória deste homem autoritário que comandou a Alemanha na década de 30 e meados da década de 40.

O GRANDE DITADOR

Adolf Hitler nasceu em abril de 1889 em uma pequena cidade da Áustria. Seu pai, que nascera como filho ilegítimo, era funcionário da alfândega. Ao contrario do que acontecia com sua mãe, da qual era próxima, Hitler não gostava do pai, além de não compartilhar das idéias do mesmo.

Ele era um rapaz bastante inteligente, embora seu humor não fosse dos melhores. Tinha como objetivo tornar-se artista, mas foi reprovado duas vezes na academia das Artes de Viena. Com a morte de seu pai em 1903 e de sua mãe em 1907, Adolf torna-se órfão com dezenove anos de idade.

Envergonhando-se de suas origens humildes, Hitler tenta mudar sua historia e provar seu valor. Foi em Viena que ele teve o primeiro contato com o movimento anti-semita (movimento contra o povo Judeu) e passou a acreditar na superioridade da “Raça Ariana” (descendentes do antigo povo ariano, considerados “sangue limpo”).

Anos mais tarde, depois de algumas humilhações e de muita luta, Hitler chega ao poder na Alemanha, crente de que suas ideologias étnicas e raciais estavam corretas. Ele declara que seu objetivo é erradicar da face da terra todo o povo judeu e indivíduos que não fossem da raça ariana, como negros, ciganos e homossexuais. Hitler é considerado o principal responsável pelo começo da 2º Guerra Mundial, tendo também, durante sua estada no poder, matado cerca de seis milhões de judeus (aos quais se referia como “raça impura”).

Depois desse rápido resumo sobre a vida de Adolf Hitler, você já conseguiu notar alguma semelhança entre ele e Lord Voldemort? Se sua resposta foi negativa, não se preocupe. Igor se encarregou de fazer uma breve comparação entre os perfis desses dois temidos homens, a qual você pode conferir abaixo.

AS SEMELHANÇAS

Assim como Hitler, Voldemort também não gostava de seu pai e se envergonhava de suas origens humildes, um passado com vestes de segunda mão. Ambos eram jovens muito inteligentes, embora sofressem de mau humor. Em suas infâncias muitas vezes foram desprezados e incompreendidos, sentindo complexos de inferioridade e foi isso, acima de tudo, que os motivou a lutar para alcançar o lugar onde poderiam impor sua forma de pensar e suas idéias sem que ninguém pudesse interferir ou impedi-los. Julgavam-se especiais e não se deixaram abater pela condição de órfãos abandonados, pois nunca se viram assim. Apenas queriam se destacar entre os demais, alimentado suas vaidades e o desejo íntimo de marcar seus nomes nas paginas da história. No caso de Hitler, seu desejo foi expresso em palavras, com o lançamento de seu livro “Mein Kampf” (Minha Luta), escrito durante o período em que ficou preso, período em que defendeu suas idéias anti-semitas e a superioridade da “Raça Ariana”.

Ainda jovens, os dois já possuíam uma capacidade imensa de persuasão. Adolf usou-a para conquistar melhores posições em sua vida política, enquanto Voldemort o fez para conseguir os cobiçados objetos que mais tarde seriam transformados nas valiosas horcruxes que todos nós conhecemos. Para chegar até isso, o jovem Tom teve de passar horas e mais horas na biblioteca pesquisando sobre magia negra até adquirir conhecimento suficiente, alcançando seu objetivo. O mesmo aconteceu com o jovem Hitler, com a diferença de que os temas de suas pesquisas nada tinham a ver com magia, e sim com Judeus, Arianos e política.

Ambos tiveram seus momentos baixos na vida: Hitler foi preso, Voldemort quase morto. Mas nem por um segundo se deixaram abalar ou duvidaram da importância de suas missões: limpar a terra dos “sangues sujos” (os judeus, negros, homossexuais e ciganos no primeiro caso e os bruxos meio-trouxas no outro). E foi na crença em seus ideais que eles buscaram forças para agüentar os momentos ruins, até chegar o dia de seus retornos triunfais ao poder.

É interessante comentar que tanto Adolf Hitler quanto Voldemort tinham um símbolo para que seus seguidores reconhecessem uns aos outros. No caso de Adolf, esse símbolo era a suástica (uma espécie de cruz gamada), já com nosso amigo Tom (ou melhor, inimigo, pois somos trouxas), o símbolo era a conhecida Marca Negra.

Estando no poder, Hitler colocou em pratica seu plano de purificar a terra, matando mais de seis milhões de judeus no episódio que ficou conhecido como o holocausto. Voldemort seguiu a mesma linha, provocando uma chacina semelhante, onde matou inúmeras pessoas, dentre elas os nascidos trouxas, traidores do próprio sangue e simpatizantes das idéias de proteção aos não-detentores de sangue mágico.

AS DIFERENÇAS

Apesar de tantas semelhanças, existe um fator que os diferencia fortemente: a maneira como ambos encaravam a morte. Para Voldemort, a morte era o pior castigo que um homem poderia receber. Seu desejo era ser imortal; por isso criou suas horcruxes. Para Adolf, a morte foi apenas uma bela saída. Para não cair nas mãos de seus inimigos, preferiu o suicídio.

É realmente de se perguntar se J.K. Rowling não teria se baseado ao menos um pouco na história do ditador nazista para criar seu vilão. Reparem que até a pronuncia de seus sobrenomes é semelhante: Riddle e Hitler. É ao menos curiosa tal proximidade.

No entanto, como diria Snicket, “sobre Lord Voldemort é melhor dizer o mínimo possível”, então vamos parar por aqui.

Rodrigo Bruno e Igor Silva julgariam no mínimo interessante uma conversa entre Voldemort e o ditador da vida real.