VIRA-TEMPO: Relembre, ponto a ponto, tudo que aconteceu na Batalha de Hogwarts
Por Vinícius BonaféComemora-se em 2 de maio o aniversário da Batalha de Hogwarts, uma das maiores lutas do Mundo Bruxo de Harry Potter, que resultou na morte de dezenas de pessoas e também na destruição de Lorde Voldemort.
Para honrar o legado daqueles que lutaram para restabelecer a paz, o POTTERISH relembra tudo o que aconteceu na Batalha de Hogwarts, de acordo com o livro As Relíquias da Morte.
Busca pelo Diadema dá início à Batalha de Hogwarts
Harry, Hermione e Rony vão até Hogwarts em busca do diadema perdido de Rowena Ravenclaw, uma das sete Horcruxes de Voldemort. Amparados pelo irmão de Dumbledore, Aberforth, o trio utiliza a passagem secreta que interliga o Cabeça de Javali à Sala Precisa. Grande parte dos alunos da Armada de Dumbledore estava ali, escondendo-se de Comensais da Morte, mas dispostos a lutar.
Harry e Luna seguem para a sala comunal da Corvinal, ocultos pela Capa da Invisibilidade, para observar a aparência do diadema na estátua de Ravenclaw. Lá, Potter tem o desprazer de ser descoberto por Aleto Carrow, que envia um alerta a Voldemort e aos Comensais da Morte, antes de ser estuporada por Luna.
Em seguida, Minerva McGonagall e Amico Carrow, irmão de Aleto, entram na sala. Carrow se enfurece ao ver a irmã desacordada. Durante um conflito, Amico cospe no rosto de Minerva e Harry o tortura com a Maldição Cruciatus.
McGonagall assume o controle da Batalha de Hogwarts
McGonagall e os outros professores expulsam Snape do castelo e assumem a defesa de Hogwarts. Primeiro, ela sugere que uma proteção básica seja instaurada em torno da escola e que o maior número possível de alunos menores de idade sejam evacuados. Os maiores de idade que desejam lutar são encorajados.
Ela lança o feitiço Piertotum Locomotor para que as estátuas e armaduras ganhem vida e sirvam como guardas. Enquanto a Profª Sprout planeja utilizar Tentácula, visgo-do-diabo e vagens de Arapucosos contra os Comensais da Morte, o Profº Flitwick conjura encantamentos protetores complexos em volta do castelo.
Estratégias da Batalha de Hogwarts
A estratégia de batalha tem início com grupos de defesa sendo enviados para as três torres mais altas do castelo: Corvinal, Grifinória e Astronomia. Remo Lupin, Arthur Weasley e Quim Shacklebolt levam grupos de combate para os jardins, enquanto Fred e Jorge organizam a defesa das entradas das passagens secretas.
A Profª Sprout, acompanhada de Neville e de outros alunos, atira Mandrágoras de cima do muro. Enquanto isso, Rony e Hermione vão até a Câmara Secreta à procura dos dentes do basilisco morto e destroem a taça de Helga Hufflepuff, outra Horcrux de Voldemort.
Depois de um encontro com Helena Ravenclaw, Harry descobre o esconderijo do diadema. Quando se encontram novamente, o trio volta à Sala Precisa em busca da Horcrux e precisam duelar contra Malfoy, Crabbe e Goyle. Crabbe, no entanto, utiliza erroneamente o feitiço Fogomaldito, destruindo por acidente o diadema perdido e morrendo no local. Do lado de fora, Fred e Percy combatem Comensais da Morte, o que resulta na morte de Fred.
“Percy sacudia o irmão, Rony estava ajoelhado ao lado deles, e os olhos de Fred estavam muito abertos e cegos, o fantasma de sua última risada ainda gravado em seu rosto.”
Hogwarts contra-ataca
No saguão de entrada, Pirraça atira vagens de Arapucosos e Profª Trelawney atira bolas de cristal nos Comensais da Morte. Enquanto isso, Harry tem uma visão que mostra Voldemort e Nagini na Casa dos Gritos.
Do lado de fora, a caminho da Floresta Proibida, Harry, Hermione, Rony, Luna, Ernesto e Simas se livram de centenas de dementadores. O trio, contudo, dirige-se sozinho à Casa dos Gritos pelo túnel do Salgueiro Lutador. Lá, eles presenciam o assassinato de Severo Snape, recolhem suas lembranças e retornam ao castelo.
“Os olhos verdes encontraram os negros, mas em um segundo alguma coisa no fundo dos olhos de Snape pareceu sumir, deixando-os fixos, inexpressivos e vazios. A mão que segurava Harry bateu no chão e Snape não se mexeu mais.”
No Salão Principal, descobre-se que Lupin e Tonks também foram vítimas da batalha, deixando órfão o bebê Teddy.
“Remo e Tonks, pálidos e imóveis, a fisionomia plácida, aparentemente dormindo sob o escuro teto encantado.”
A história do Príncipe e a Floresta Proibida
Durante a Batalha de Hogwarts, Harry vai desacompanhado à sala de Dumbledore e navega pelas lembranças de Snape, descobrindo segredos sobre sua vida, a do antigo professor e a da mãe. Mais tarde, o garoto se dirige à orla da Floresta Proibida e encara a morte junto de todas as almas dos bruxos que morreram por ele. Ali, Voldemort destrói sua própria Horcrux.
Harry volta à vida
A segunda parte da Batalha de Hogwarts tem início nos jardins da escola, quando Neville Longbottom mata Nagini e Harry ressuscita. Nessa etapa, os Centauros e os Elfos Domésticos também se juntam à luta.
No Saguão de Entrada, Belatriz Lestrange duela com Hermione, Gina e Luna, antes de ser finalmente derrotada por Molly Weasley em um contra-ataque épico. Enquanto isso, McGonagall, Slughorn e Shacklebolt tentam interceptar o Lorde das Trevas.
Harry Potter, então, expõe as verdades que descobriu nas lembranças de Severo Snape a um já fragilizado Voldemort e o destrói de uma vez por todas em um duelo no Salão Principal.
“Tom Riddle bateu no chão com uma finalidade terrena, seu corpo fraco e encolhido, as mãos brancas vazias, o rosto de cobra apático e inconsciente. Voldemort estava morto, atingido pelo ricochete de sua própria maldição, e Harry ficou parado com as duas varinhas na mão, contemplando o invólucro do seu inimigo.”
Cumprida a profecia, encerra-se a Batalha de Hogwarts, uma das maiores batalhas que o Mundo Bruxo já vira.
Escute o podcast do POTTERISH sobre as mortes que Harry Potter, inclusive as da Batalha de Hogwarts