Livros

Leia em português os 5 primeiros capítulos de O Ickabog, novo livro de JK Rowling

Os cinco primeiros capítulos de O Ickabog, novo livro infantil da escritora JK Rowling, autora de Harry Potter, estão disponíveis em português a partir desta quarta-feira (3). A autora publicará o livro inteiro gratuitamente na internet.

A cada dia útil da semana, novos capítulos em inglês serão publicados no site oficial da história. O último capítulo deve entrar no ar no dia 10 de julho. Em novembro, o livro será lançado em versões impressas e digital.

O Ickabog é um conto de fadas ambientado em uma terra imaginária sobre “a verdade e o abuso de poder”, nas palavras de JK Rowling. A história, no entanto, não tem relação com a situação política atual, segundo a autora.

Capítulos de O Ickabog em português

Confira abaixo todos os capítulos de O Ickabog traduzidos até o momento para o português. Para ler, basta clicar nos links.

Capítulos de O Ickabog em inglês

Confira abaixo todos os capítulos de O Ickabog lançados em inglês até o momento. Para ler, basta clicar nos links.

JK Rowling anuncia publicação de O Ickabog
JK Rowling lança livro infantil gratuitamente na internet (Foto: Debra Hurford Brown/Divulgação)

Conto de fadas político

JK Rowling diz que a história de de seu conto de fadas político não foi baseada em nenhum acontecimento recente, já que ela teve a ideia para a história mais de uma década atrás.

“Os temas [abordados em O Ickabog] são atemporais e podem ser aplicados em qualquer época ou país”.

– JK Rowling

A autora diz que escreveu o livro ainda enquanto trabalhava nos de Harry Potter. O plano era publicá-lo depois do lançamento de As Relíquias da Morte (2007), mas ela quis dar um tempo de publicações, depois focou em Morte Súbita e O Chamado do Cuco e O Ickabog acabou engavetado.

Com a chegada do lockdown, ao ver as crianças presas dentro de casa para tentar barrar o avanço do coronavírus, JK Rowling diz que teve a ideia de desengavetar o rascunho e editá-lo para publicar gratuitamente na tentativa de entreter quem está de quarentena.

A autora diz, em seu site oficial, que costumava ler o livro para os filhos mais novos, que eram crianças e, hoje, são adolescentes. O Ickabog, segundo ela, é um livro escrito para ser lido para crianças em voz alta, mas leitores entre 7 e 9 anos podem ler sozinhos, se quiserem.

“Conforme eu trabalhava na finalização do livro, voltei a ler capítulos para minha família em voz alta todas as noites. Esta foi uma das experiências mais extraordinárias da minha carreira como escritora”, diz Rowling.

JK Rowling anuncia publicação de O Ickabog
JK Rowling lança O Ickabog gratuitamente na internet (Imagem: JK Rowling/Divulgação)

Concurso de ilustrações

JK Rowling abriu um concurso para crianças ilustrarem a edição impressa de O Ickabog. Cada editora ao redor do mundo poderá escolher os desenhos que mais gostou para incluir nas edições estrangeiras.

A autora não julgará as ilustrações, mas diz que ficará de olho no Twitter, para caso algum pai ou mãe envie uma foto da ilustração que o filho fez, e poderá fazer comentários a respeito dos desenhos esporadicamente.

Por enquanto, só podem participar do concurso moradores dos Estados Unidos e do Reino Unido. Leitores de outros países poderão participar em breve, de acordo com o site oficial do livro.

JK Rowling anuncia publicação de O Ickabog
JK Rowling lança livro infantil gratuitamente na internet (Foto: JK Rowling/Divulgação)

Veja mais notícias sobre Harry Potter, O Ickabog e JK Rowling no POTTERISH