A Pedra Filosofal

Edição comemorativa de Harry Potter e a Pedra Filosofal trará ilustrações de JK Rowling

Quando JK Rowling escreveu Harry Potter e a Pedra Filosofal, ela não só deu vida aos personagens através da escrita, como também criou ilustrações. Na época, eles não foram incluídos quando o livro foi publicado, mas agora os desenhos originais da autora aparecerão ao lado de sua história pela primeira vez quando o livro for reimpresso para marcar seu 25º aniversário.

Um esboço mostra Rubeus Hagrid, o Professor Alvo Dumbledore e a Professora Minerva McGonagall juntos na Rua dos Alfeneiros, enquanto uma pequena série de cinco ilustrações retrata o Beco Diagonal. Todos revelam o sentimento inicial de Rowling por personagens agora familiares às crianças de todo o mundo e estrelas de uma série que foi traduzida para 80 idiomas e que vendeu mais de 500 milhões de cópias.

Conheça Thomas Taylor, autor da famosa capa de Harry Potter e a Pedra Filosofal

O livro será relançado no mês que vem como parte das comemorações das bodas de prata, dessa vez não somente com os esboços de Rowling do início dos anos 1990, como também com a famosa capa desenhada em 1996 por um designer estreante, Thomas Taylor.

Edição comemorativa de Harry Potter e a Pedra Filosofal trará ilustrações de JK Rowling
Thomas Taylor é o ilustrador da famosa capa de Harry Potter e a Pedra Filosofal

“Muitas vezes me perguntam se fiquei pressionado pela tarefa de produzir a arte da primeira edição do livro”, diz Taylor, 48 anos. “Mas isso é porque hoje em dia é difícil imaginar uma época em que ninguém tivesse ouvido falar de Harry Potter. Eu era um estudante de arte recém-formado em 1996 e procurava minha primeira oportunidade na ilustração.”

Parecia um bom trabalho de aquecimento para um jovem aspirante a ilustrador: criar algumas ilustrações para um novo livro infantil sobre um bruxo estudante. Vinte e cinco anos depois, a capa de Taylor se tornou uma das imagens mais conhecidas da literatura mundial.

Em março deste ano, uma primeira edição perfeitamente intacta de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi vendida por £ 69.000 em leilão (aproximandamente R$ 425.757,60). Foram apenas 500 exemplares da primeira tiragem em 1997, sendo cerca de 300 exemplares destinados a bibliotecas e escolas e o restante a livrarias. Erros tipográficos cruciais marcam a primeira edição do livro, incluindo a dupla aparição de uma varinha na lista de itens necessários para alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na página 53.

Taylor, agora um autor infantil consagrado com sua própria série de livros, The Eerie-on-Sea Mysteries, que será adaptada, admira as ilustrações de Rowling nesta edição, vistas pela primeira vez há seis anos no site de fãs Pottermore. “Eu amo os desenhos dela”, disse ele. “Gosto muito quando um escritor faz seus próprios desenhos, e estes são realmente encantadores. Eles deveriam estar em todos os livros, na verdade.”

Taylor teve sua chance após deixar um portfólio com desenhos de magos e dragões nos escritórios da Bloomsbury. A editora ligou para ele na livraria infantil onde ele trabalhava, e Barry Cunningham – o editor que resgatou o livro de Rowling da pilha de manuscritos não solicitados de aspirantes a escritores – pediu que ele pintasse Harry se aproximando do Expresso de Hogwarts.

“Houve algumas idas e vindas nas ideias sobre como desenhar Harry simultaneamente se aproximando do trem pela frente, sem apresentar a parte de trás de sua cabeça ao leitor, e então me deram um manuscrito impresso para ler no meu próprio trem. voltar para casa”, lembra.

Como resultado, Taylor foi uma das primeiras pessoas a ler o livro.

A edição de aniversário de Harry Potter e a Pedra Filosofal será publicada pela Bloomsbury Children’s Books em 9 de junho.