5 verdades desagradáveis que ninguém da Grifinória gostaria de ouvir
Por Maria Eduarda TrajanoBravos e valentes, os integrantes da Grifinória são exaltados durante toda a saga Harry Potter. Como não seriam, afinal, uma vez que acompanhamos a história pela ótica de um protagonista grifinório?
As aventuras do trio envolvem o leitor, e as ações corajosas parecem admiráveis o tempo todo. Se pararmos para refletir, porém, algumas decisões dos grifinórios não são lá as melhores.
Existe uma linha tênue entre a qualidade e o defeito. Para quebrar esta visão tradicional sobre os alunos da Grifinória, aqui vão alguns pontos não tão louváveis da casa.
1. Alunos da Grifinória são impulsivos
Quando se combina a coragem e a emoção inerentes aos grifinórios, o resultado frequentemente são ações impulsivas, para as quais haveria soluções melhores, se eles parassem para refletir um pouquinho mais.
A maioria das atitudes de Harry, Rony e Hermione demonstram essa bravura inconsequente, como enfrentar um cão de três cabeças em busca da Pedra Filosofal ou ir até a Câmara Secreta.
Harry representa o ápice desta inconsequência. Não bastasse deixar sua impulsividade o levar até uma armadilha no Ministério da Magia, o bruxo bateu o pé para ir sozinho nesta missão. Se o resultado foi desastroso mesmo com ajuda dos colegas, imagina como seria se estivesse sozinho?
Aí mora um grande problema para os alunos da Grifinória: a falta de reflexão. Sua bravura é admirável, mas quando não está em cima de um alicerce de boas reflexões, há chances de grandes problemas surgirem no caminho.
2. Na Grifinória, orgulho vira arrogância
Orgulhar-se da própria casa é algo que todo estudante de Hogwarts tem razão em fazer. Cada casa, afinal, tem razões para ser admirada. Mas é há um certo exagero por parte dos alunos da Grifinória.
Desde o primeiro livro de Harry Potter, é à Grifinória que todos desejam pertencer. Assim, ao invés de um equilíbrio entre as casas, parece que Grifinória é a principal casa do castelo, Sonserina é sua rival, enquanto Corvinal e Lufa-lufa são figurantes.
Os personagens passam a impressão de se acharem os melhores. É o caso dos Weasleys, que agem como se a Grifinória fosse a única casa possível de ser almejada pelos alunos do primeiro ano, não muito diferente do que os Malfoys pensam em relação à Sonserina.
3. Ser da Grifinória não significa ser sempre herói
Em contradição ao estereótipo clássico de herói corajoso e integralmente bom, há grifinórios que não escolhem agir do lado certo. É o caso de Pedro Pettigrew, que é, sim, um verdadeiro grifinório, apesar da eterna discussão que há entre os fãs sobre a capacidade do Chapéu Seletor.
Foi necessária coragem para espionar a Ordem da Fênix em favor do Lorde das Trevas, trair seus antigos companheiros, além de enfrentar Sirius Black, um bruxo poderosíssimo, para depois incriminá-lo.
Também foi necessário ser corajoso demais para esperar por 12 anos, na forma de um rato, um momento favorável para voltar a ajudar seu mestre, como Pettigrew fez quando fugiu de Rony em direção à floresta que Voldemort estava escondido.
Além de Pettigrew, é possível pensar em Percy Weasley, que foi não só aluno, mas monitor-chefe da Grifinória, e não foi tão nobre quando teve que escolher entre carreira e família.
Em uma época em que o Ministério da Magia defendia a desinformação e negava o retorno de Voldemort, Percy se manteve firme em seu cargo e às crenças de seu chefe. Isso o levou a discordar e estremecer os laços afetivos com os Weasleys.
4. Na Grifinória, coragem leva ao desrespeito
Embora torçamos para as atitudes do trio, ao invés do que é oficialmente “correto”, não podemos esquecer que os grifinórios se acham acima da lei. Limitações de horário e proibições em geral nunca são empecilhos para nenhum deles.
É claro que eles estão dispostos a pagar o preço pela infração, mas regras têm uma razão para serem estabelecidas, e os grifinórios parecem sentir prazer em ignorá-las com frequência maior do que o aceitável.
5. O favoritismo da Grifinória
Muitas vitórias da Grifinória se deveram ao favoritismo. Assim como Snape favoreceu a Sonserina, professores grifinórios também tendiam a favorecer o sucesso da própria casa.
Esta predileção resultou em prêmios considerados injustos pelas outras casas, como Dumbledore ter concedido exatamente a quantidade de pontos que a Grifinória precisava para vencer a Taça das Casas em A Pedra Filosofal.
Mas e daí?
Nenhuma destas verdades desagradáveis são uma condenação para os grifinórios, mas um alerta de que é preciso buscar o equilíbrio, já que o que nos define, mais do que nossas capacidades, é o que fazemos com elas, como bem definiu Alvo Dumbledore.
“São as nossas escolhas que revelam quem realmente somos, muito mais que nossas qualidades.”
– Alvo Dumbledore
Você pode pertencer à Grifinória
Onde se encontram os valentes de coração
Sua ousadia, coragem e cavalheirismo
Os distinguem do resto
Colaboraram: Pedro Martins (edição) e Isa Imay (arte)
Escute o Semanário dos Bruxos, o podcast do Potterish, sobre as casas de Hogwarts:
Leia mais notícias sobre Harry Potter no POTTERISH
- Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore já está disponível na HBO MaxApós seu lançamento nos cinemas mundiais, Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme da série Animais Fantásticos já está disponível para streaming na HBO Max, além de lojas virtuais.
- Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore ganha data para chegar à HBO MaxApós seu lançamento nos cinemas mundiais, Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme da série Animais Fantásticos chega à HBO Max em 30 de maio.
- Gay e solitário: o que esperar de Dumbledore no novo Animais FantásticosNo Cabeça de Javali, um bar mal cuidado no vilarejo de Hogsmeade do qual seu irmão é proprietário, Alvo Dumbledore explica ao auror Teseu Scamander o efeito que o Pacto de Sangue – feito com Gerardo Grindewald, décadas atrás – tem sob ele. Enquanto a corda do colar enrola nas mãos e no pescoço de Dumbledore, sufocando-o, ele diz, “ele sente a traição no meu coração.” Ele está em conflito consigo mesmo.
- Roteiro de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore ganha data de lançamento no BrasilRoteiro de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore – Escrito por J.K. Rowling & Steve Kloves (o sinal tironiano, na linguagem de Hollywood, indica que a dupla trabalhou em conjunto no roteiro, ao passo que um simples “e” indicaria que trabalharam separadamente), o roteiro completo chega às livrarias em 19 de julho de 2022.
- Entenda por que o Brasil não aparece em Animais FantásticosAntes mesmo do lançamento de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, os fãs brasileiros já tinham motivo para estarem de olho no terceiro filme da série, então sem título: iniciados por ninguém menos que J.K. Rowling, os rumores davam conta que o Rio de Janeiro deveria se preparar para receber Newt Scamander e sua maleta de criaturas mágicas.
- CRÍTICA: Os Segredos de Dumbledore é contido, mas cria expectativas para o futuroarry Potter, como título do terceiro Animais Fantásticos. Mais ousado ainda foi sugerir que o filme revelaria seus “segredos”. É irônico, porém, que essa ousadia só exista no título – e isso não é necessariamente ruim.
- Maria Fernanda Cândido na premiere de Animais Fantásticos: Os Segredos de DumbledoreMaria Fernanda Cândido esteve presente na premiere de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore e foi entrevistada por ninguém menos que Tom Felton, o Draco Malfoy da série de filmes Harry Potter.
- MinaLima revela artes gráficas de Animais Fantásticos: Os Segredos de DumbledoreMinaLima: O premiado Studio MinaLima e a Warner Bros. Consumer Products lançam na terça feira, 29 de março, o novo livro de artes gráficas da saga da Warner Bros. Pictures Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. O lançamento será na House of MinaLima no Soho em Londres.
- Site oficial revela motivações dos personagens de Animais Fantásticos: Os Segredos de DumbledoreO site oficial de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore foi atualizado para revelar as motivações dos principais personagens. O portal oficial revelou o paradeiro de Newt Scamander, Alvo Dumbledore, Gerardo Grindelwald, Queenie Goldstein, Jacob Kowalski, Credence/Aurélio, Lally Hicks, Teseu Scamander, Bunty, Aberforth e Yusuf Kama no começo do terceiro filme da série.