Atores

Daniel Radcliffe tem vergonha de Harry Potter? Não é bem assim

Entre os atores de Harry Potter, Daniel Radcliffe, que interpretou o protagonista, parece ser o mais honesto ao refletir sobre seus anos como O Menino-Que-Sobreviveu.

Não raro, suas entrevistas desagradam parte dos fãs da franquia, devido a declarações que, ao serem retiradas de contexto, soam como se o ator fosse ingrato ao Mundo Bruxo. Não é bem assim.

Na edição de abril da revista britânica Empire, especializada na cobertura de cinema e TV, Daniel Radcliffe se uniu a Elijah Wood, que interpretou Frodo Bolseiro em O Senhor dos Anéis, para discutir suas carreiras.

Ao ser questionado sobre sua relação com Harry Potter, Radcliffe afirmou que se sente grato pela oportunidade que teve, não apenas profissional, mas de ter crescido ao lado de astros que moldaram seu próprio caráter.

Ao final da resposta, porém, o ator disse que se sente envergonhado de algumas de suas atuações, o que ele próprio considera natural, devido à idade que tinha quando começou a filmar A Pedra Filosofal, aos 11 anos.

“Eu sou muito grato pela experiência, que me mostrou o que eu queria fazer pelo resto da minha vida. Descobrir o que você ama fazer tão cedo é muita sorte. Sinto bastante vergonha de algumas atuações, claro [risos], mas é como perguntar ‘O que você acha da sua adolescência?’. Acho tanta coisa que é quase impossível resumir em apenas um sentimento.”

Dentro de contexto, é perceptível que o ator não se sente envergonhado pelo seu trabalho em Harry Potter, mas se sente desconfortável ao assistir uma cena ou outra que, hoje, 20 anos depois, teria feito diferente.

Em entrevistas que deu no início de 2020, o ator discutiu em profundidade suas aspirações artísticas, como interpretar David Bowie, e sobre como superou o período em que sofreu com alcoolismo – leia aqui.

Daniel Radcliffe em cena de Miracle Workers, série de comédia em que interpreta um anjo que tenta convencer Deus a não destruir a Terra
Radcliffe em Miracle Workers, série de comédia em que interpreta um anjo que tenta convencer Deus a não destruir a Terra (Foto: Warner Channel/Divulgação)

Infância de Daniel Radcliffe

Na mesma conversa com o ator de O Senhor dos Anéis, Daniel Radcliffe relembrou sobre como sua adolescência foi alterada pelo emprego que conseguiu ainda na pré-adolescência.

Ele diz que, aos 11, não tinha consciência de que faria parte de uma franquia que atingiria as proporções de Harry Potter, mas, mesmo quando a ficha caiu, seus pais perguntavam anualmente se ele se sentia confortável em continuar, e a resposta era sim.

“Minha infância não foi normal, mas foi divertida e maravilhosa. Eu era uma criança inglesa de classe média alta indo para uma escola cheia de crianças inglesas de classe média alta, e estar em um set de filmagem cheio de pessoas de origens completamente diferentes me deu uma visão mais abrangente do mundo”, afirmou.

“Nós também ficávamos muito isolados pelo tanto que trabalhávamos. Havia muito pouco tempo para sentir o impacto de ficar famoso. Apesar disso, tinha períodos em que tinha que voltar para a escola para um ano letivo e eu odiava muito. Não via a hora de voltar para o set.”

Daniel Radcliffe ao lado de Elijah Wood
Daniel Radcliffe ao lado de Elijah Wood na capa da revista Empire (Foto: Empire/Reprodução)

Colaborou: Caroline Dorigon (tradução)

Escute ao último episódio do Semanário dos Bruxos, o podcast do POTTERISH

Leia mais notícias sobre os atores de Harry Potter no POTTERISH