Não categorizado

Podcast Potterish # 13 – Top 10 de 2008

Vocês já viram uma retrospectiva feita em março? Nós temos o prazer de apresentar a primeira de suas vidas, logo após os berros de vocês por um novo podcast – o atraso se deve à parte da equipe que é incapaz de não viajar para curtir um feriado com mais de três dias.De volta à normalidade, nós nos reunimos para gravar um podcast especial de Top 10; listamos as maiores e mais polêmicas notícias Potter do ano 2008. No meio do caminho, também publicamos uma entrevista feita com as organizadoras da Hogfriends, o maior fã clube de São Paulo.

Para comentar os fatos, chamamos novamente o Mike e o Daniel, e contamos pela primeira vez com a participação do newsposter e tradutor Renan – mas todos eles estiveram ali praticamente de figurantes, pois dessa vez tivemos uma convidada especial que quase não os deixou falar!

Ficou curioso? Então corra para a nossa página do podcast e clique nos dois players para ouvir o nosso falatório e a entrevista. Ahh, e não esqueçam de falar a palavra do dia nos comentários para deixar o Dan sem graça!

Podcast Potterish # 13
Guia de notícias do TOP 10 de 2008

Potterish.com ~ Daniel Mählmann
03 de março de 2008

1 – Lançamento do livro “Os Contos de Beedle, o Bardo” (especial entrevista Hogfriends)
03 de dezembro de 2008
Tiragem inicial mundial de 8 milhões de cópias, das quais 3.5 milhões foram provenientes da editora norte-americana Scholastic. Relíquias da Morte vendeu 8 milhões de cópias nas primeiras 24h apenas nos EUA. Uma cópia original do editor Arthur Levine foi exposta numa livraria pública de NY. Três cópias do livro foram dadas a cada uma das 87 livrarias públicas de NY.

04 de dezembro de 2008
Lançamento do livro. JK Rowling leu um trecho da história durante um “chá da tarde” na Biblioteca Nacional da Escócia e respondeu perguntas dos fãs. Ele foi publicado em 24 idiomas. O livro original quebrou vários recordes quando foi comprado num leilão pela Amazon por US$ 4 milhões, em dezembro de 2007: foi o maior valor pago por um manuscrito moderno, o maior lance dado por um trabalho de J. K. Rowling e o maior leilão realizado por um livro infanto-juvenil.

09 de dezembro de 2008
O Livro de Contos se tornou o exemplar vendido mais rapidamente de 2008, com exatos 367.625 exemplares vendidos na Grã-Bretanha nos três dias após o seu lançamento mundial. O segundo colocado, “Guinness World Records 2008”, vendeu 73.000 cópias.

10 de dezembro de 2008
O Livro de Contos ultrapassa as vendas do livro de Stephanie Meyer nos Estados Unidos e fica em primeiro lugar da lista dos mais vendidos do USA Today. Antes disso, os livros da Jo não estavam na lista dos mais vendidos desde fevereiro de 2008 por falta de novos volumes, mas eles ao todo ficaram por 70 vezes no primeiro lugar da lista desde 1999.

17 de dezembro de 2008
O livro de contos tem 2.6 milhões de exemplares vendidos na primeira semana, arrecadando 4,2 milhões de libras (aproximadamente 15,4 milhões de reais). Esse valor ultrapassa em quase duas vezes o valor arrecadado com o leilão do manuscrito original, realizado em dezembro de 2007.

2 – Adiamento do filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
14 de agosto de 2008
Comentar sobre a demora na divulgação de EdP, que já era muito estranha. Artigo que abordava o assunto. Surpresa e indignação dos fãs, repercussão mundial. Motivos para o adiamento (efeitos especiais e bilheteria), pronunciamento do diretor de marketing.

3 – Prefácio da história dos Marotos
10 de junho de 2008
Jo é uma dos 13 autores convidados a escrever uma pequena história de 800 palavras capaz de caber em uma folha A5 para um livro de cartões postais destinado à caridade. Essa história foi leiloada durante o evento “What’s your Story?” na livraria Waterstone’s e arrecadou £25.000 (aproximadamente R$ 80.231,00) – mais da metade do valor arrecadado por todo o evento (£47.150). A quantia será destinada à Dyslexia Action, que presta serviços e dá apoio às pessoas com dislexia e dificuldades em ler e escrever, e à English PEN, sociedade de escritores que promove a literatura e a liberdade de escrita.

11 de junho de 2008
O site da livraria Waterstone’s divulga na madrugada do dia 11 scans da página na qual se encontra a história dos Marotos escrita por JK Rowling. O que acharam da história, a repercussão e a disponibilidade da equipe de tradutores.

19 de junho de 2008
O site da livraria recebeu mais de 70 mil visitantes nas primeiras 20 horas de publicação online do prefácio sobre Sirius e Tiago, tornando a “What’s your story?” (Qual sua história?) a maior campanha de marketing da Waterstone’s.

09 de agosto de 2008
O prefácio dos Marotos foi considerado a “História Curta Mais Vendida de Todos os Tempos”. As primeiras 10.000 cópias do livro advindo do concurso ‘What´s Your Story’ se esgotaram logo na hora do almoço do dia 10 de junho.

4 – Assassinato do figurante Robert Knox
24 de maio de 2008
o jovem de 18 anos foi espancado e esfaqueado até a morte na tentativa de proteger seu irmão mais novo de dois homens, um dos quais armado com duas facas, do lado de fora de um bar em Sidcup, no sudeste da Inglaterra. O crime aconteceu do dia 23 e Robert foi levado ainda com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos feitos por faca, falecendo por volta de 1h da madrugada. Seu irmão, de 16 anos, também sofreu alguns golpes superficiais com a arma, mas está bem.

02 de junho de 2008
Estrelas de HP prometem ir ao funeral do garoto. O desempregrado Karl Bishop, de 21 anos, foi o culpado pelo assassinado de Rob Knox. Ele também foi acusado de ferir outras cinco pessoas. Bishop será mantido sob custódia até 2 de setembro.

25 de junho de 2008
O ator Robert Knox, que interpretou o estudante da Corvinal Marcos Belby, foi sepultado na manhã do dia 25. Muitos amigos do jovem que estiveram presentes usaram camisetas e gravatas rosas, a pedido da família, para a cerimônia ser o mais colorida possível em memória de Knox. Daniel Radcliffe e Rupert Grint compareceram ao funeral, que foi aberto apenas aos familiares e amigos próximos.

5 – Desfecho do caso JKR/WB x RDR Books/HP Lexicon
16 de abril de 2008
Acordo entre as partes quanto ao “uso de práticas de comércio enganadora e com uso de divulgação falsa”.

08 de setembro de 2008
JK Rowling e Warner Bros ganham a causa pelo fato da editora RDR Books “não ter conseguido estabelecer uma afirmativa clara de defesa de uso.” Discutir: sobre o que tratava o livro do Steven Vander Ark, o motivo da Jo processá-lo, repercussão mundial, justo ou não?

6 – JK Rowling discursa em Harvard
19 de janeiro de 2008
Divulgado que JK Rowling participará da cerimônia de formatura da Universidade de Harvard, onde receberá um título honoris causa por conseguir fazer com que muitos descobrissem o gosto pela leitura e além do mais, e será a oradora principal. Honoris causa é um título honorífico concedido a um professor, intelectual, pessoa pública ou cientista ilustre, não pertencente àquela universidade, mas que tenha prestado relevantes serviços à mesma ou ao ramo do conhecimento ou da atividade humana em que atua.

04 de junho de 2008
Em antecipação ao discurso de Jo, um coral de 17 sinos de igreja russos tocaram a canção tema da série, Hedwig’s theme.

15 de junho de 2008
Rowling fez um discurso de pouco mais de 20 minutos na cerimônia de formatura de Harvard, durante os quais fez algumas piadas, falou sobre fracasos, imaginação e seu trabalho na Anistia Internacional. Comentar sobre os melhores pontos do discurso.

7 – Filme RdM dividido em duas partes e David Yates como diretor
12 de março de 2008
O filme é dividido em duas partes por causa da quantidade de tramas que não podem ser cortadas. A primeira parte será lançada em novembro de 2010 e a segunda, em maio de 2011, e elas serão filmadas continuamente.

8 – Lançamento do livro “Harry, a History”
06 de agosto de 2008
A Melissa Anelli (webmistress do TLC), de 28 anos, escreveu o livro “Harry, A History: The True Story of a Boy Wizard, His Fans, and Life Inside the Harry Potter Phenomenon” (algo como ‘Harry, Uma História: A Verdadeira história do garoto bruxo, seus fãs e a vida dentro do fenômeno Harry Potter’), cujo início tem um prólogo de Jo. O livro possui 368 páginas em sua edição inglesa e chegou às lojas em 4 de novembro.

23 de agosto de 2008
Trecho do prólogo escrito por JK Rowling para o livro de Melissa Anelli.

24 de agosto de 2008
Nos planos iniciais de Jo, Edwiges deveria ser quem capturaria o pomo pela primeira vez e, portanto, seria ela quem o abriria em RdM. A pedido da editora britânica de Rowling, ela mudou essa parte e, portanto, Edwiges precisou morrer mais cedo. A morte de Edwiges foi necessária como uma transição da vida segura de Harry para o totalmente inesperado.

25 de setembro de 2008
Melissa divulga em seu site um trecho de sua conversa com JK Rowling, durante o qual a autora britânica fala e explica um pouco sobre o mistério do Véu presente no quinto livro.

08 de outubro de 2008
Melissa divulga em seu site um trecho de sua conversa com JK Rowling, durante o qual a autora britânica fala sobre ter mantido o Harry vivo até o final.

18 de outubro de 2008
O site Blog Hogwarts entrevista Melissa Anelli, que fala sobre a decisão de publicar um livro, o processo de publicação, como ela conseguiu o prólogo de Rowling, dentre outras coisas.

02 de novembro de 2008
Jo fala sobre os muitos spoilers que rodeavam o lançamento de um livro Potter, e em especial do tiroteio que houve por causa de uma cópia aparentemente vazada do livro EdP (um repórter do The Sun foi chamado para uma reunião com alguém que dizia possuir uma cópia e a venderia por cerca de 50.000 libras; ele chamou a polícia, e dois tiros foram disparados).

08 de novembro de 2008
Trecho que apresenta um comentário da autora sobre a relação amistosa entre Harry e Hermione. Segundo ela, o roteirista Steve Kloves disse que achava que algo aconteceria entre os dois amigos no sétimo livro, mas Jo salienta que sempre viu Gina como a alma gêmea de Harry.

21 de novembro de 2008
Jo comentou sobre os fãs possessivos: aqueles que se sentem donos dos personagens criados por ela, principalmente na questão de suas relações amorosas. A autora detalhou um caso especial, de uma mulher americana que lhe ouvira dizer na rádio que achava hipocrisia não permitir que seus personagens tivessem sensações sexuais durante os livros.

18 de dezembro de 2008
Jo diz que não há uma resolução nítida no final de OdF e que, pela primeira vez na série, a relação custo-benefício não é muito boa: Harry de fato impede Voldemort de conseguir informações sobre a profecia, mas, por outro lado, perde Sirius. Jo também afirma que OdF é o livro mais sombrio de toda a série.

9 – Lançamento do teaser trailer de EdP
29 de julho de 2008
Momento importantíssimo do ano, pois marca o início da verdadeira divulgação do filme. Foi o primeiro trailer, no qual pudemos ver as primeiras cenas do longa. Seria lançado via satélite às 22h (Brasília) e pelo site da AOL, mas foi divulgado em primeira mão pelo MSN duas horas antes.

10 – J.K. Rowling em entrevista à Student Magazine
02 de abril de 2008
Rowling fala sobre a sexualidade de Dumbledore, a saudade do personagem principal de seus livros, depressão e ameaças de morte, as críticas ferrenhas da Igreja, algumas autocríticas sobre o quarto e quinto livro, a forte ligação que a une a capital escocesa Edimburgo, entre vários outros assuntos.