Designers dos filmes de Harry Potter não ilustrarão mais edição interativa da série
Por Marina AnderiO Estúdio MinaLima, formado por Miraphora Mina e pelo brasileiro Eduardo Lima, responsável pelo design gráfico dos filmes de Harry Potter, anunciou nesta terça-feira (6) em seu Instagram que não serão mais os ilustradores das edições ilustradas e interativas da Scholastic, editora de Harry Potter nos Estados Unidos.
A primeira edição de Harry Potter do Estúdio MinaLima foi em 20 de outubro de 2020, com Harry Potter e a Pedra Filosofal. A edição trazia ilustrações inéditas da série e diversos objetos interativos dentro do livro, como uma carta de Hogwarts que abria para fora do livro e um tabuleiro de xadrez em 3D. Foram publicados também Harry Potter e a Câmara Secreta em 2021 e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em 2023. Todos foram publicados no Brasil pela Editora Rocco.
Além de falar de não terem sido contratados para ilustrar Harry Potter e o Cálice de Fogo, a dupla revelou estar orgulhosa do trabalho feito até aqui, “Foi um privilégio reimaginar os primeiros 3 livros de Harry Potter feitos por J.K. Rowling, no estilo de nossos contos de fada ilustrados, e alcançar o coração de fãs de Harry Potter ao redor do mundo. Foi uma honra criar conexões com leitores e editoras mundialmente e ter a oportunidade de conhecer em eventos tantos colecionadores dessas edições. Nós agradecemos a cada um de vocês por nos apoiar e encontrar tanta alegria no nosso trabalho quanto nós tivemos ao criá-lo.”
Os leitores nos comentários da rede social se mostraram tristes com a notícia e elogiaram as edições feitas pelo estúdio. “Suas edições são um deleite para os olhos, a riqueza de detalhes nas representações de objetos e cenas me deixe sem palavras”, escreveu a professora de inglês Katia Arcas. O criador de conteúdo Thiego Novais também opinou, “Continuar essa edição sem vocês é um tiro no pé horrível e não faz sentido nenhum. Espero do fundo do meu coração que eles mudem de ideia ou que algo aconteça que impeça esse erro de continuar. Estamos com vocês, MinaLima!”
Uma fã, com o usuário petareadsbooks, teve uma reação negativa ao anúncio, “Isso é EXTREMAMENTE decepcionante para um fã ávido de Harry Potter. VOCÊS nunca deveria ter escolhido uma série para “trazer à vida” na sua estética a não ser que VOCÊS estejam comprometidos a vocês mesmos terminar a série”.
Com a reação do público, o estúdio publicou mais uma nota nos comentários da postagem, “Obrigado por todos os seus comentários; nós valorizamos o apoio de vocês e compartilhamos da sua decepção. Nós sempre fomos abertos sobre sermos contratados pela Scholastic para ilustrar um livro por vez. Esse não era o resultado que queríamos. Essa comunidade mágica é muito importante para nós, então queríamos informá-los assim que pudéssemos.”
A editora Scholastic se pronunciou através de um Instagram story sobre a mudança, “Scholastic tem o prazer de confirmar que continuaremos publicando as edições ilustradas e interativas de Harry Potter, passando o bastão para um novo ilustrador para Harry Potter e o Cálice de Fogo. Agradecemos a MinaLima por seu trabalho extraordinário nos três primeiros livros da série. Mais detalhes e notícias animadoras serão anunciadas no devido tempo.”
Procuramos a Scholastic e Eduardo Lima para mais detalhes sobre a decisão, mas até a publicação dessa notícia não obtivemos resposta.
A editora Rocco, que publica as edições no Brasil, nos enviou um comunicado oficial: “Os livros ilustrados interativos continuarão a ser publicados, com um novo ilustrador, a partir de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Assim que tivermos novas notícias ou mais detalhes, divulgaremos.”
Fique ligado no POTTERISH para mais novidades sobre essas edições assim que surgirem!
Colaboração de Paulo Galiano.