Leia os capítulos 6, 7 e 8 de O Ickabog, o conto de fadas político de JK Rowling
Por Pedro MartinsA escritora JK Rowling, autora de Harry Potter, publicou mais três capítulos de seu novo livro infantil, O Ickabog, na manhã quinta-feira (27). A autora publicará o livro inteiro gratuitamente na internet.
A cada dia útil da semana, novos capítulos serão publicados no site oficial da história. O último capítulo deve entrar no ar no dia 10 de julho. Em novembro, o livro será lançado em versões impressas e digital.
Os textos estão disponíveis somente em inglês, mas devem começar a receber traduções em português brasileiro nas próximas semanas, de acordo com a Editora Rocco – veja informações sobre a edição brasileira.
O Ickabog é um conto de fadas ambientado em uma terra imaginária sobre “a verdade e o abuso de poder”, nas palavras de JK Rowling. A história, no entanto, não tem relação com a situação política atual, segundo a autora.
Capítulos de O Ickabog
Confira abaixo todos os capítulos de O Ickabog lançados até o momento. Para ler, basta clicar nos links.
- Capítulo 1: Rei Fred, o Destemido
- Capítulo 2: O Ickabog
- Capítulo 3: A morte de uma costureira
- Capítulo 4: A casa silenciosa
- Capítulo 5: Daisy Dovetail
- Capítulo 6: A batalha no pátio
- Capítulo 7: Lorde Spittleworth conta histórias
- Capítulo 8: O Dia da Prece
Conto de fadas político
JK Rowling diz que a história de de seu conto de fadas político não foi baseada em nenhum acontecimento recente, já que ela teve a ideia para a história mais de uma década atrás.
“Os temas [abordados em O Ickabog] são atemporais e podem ser aplicados em qualquer época ou país”.
– JK Rowling
A autora diz que escreveu o livro ainda enquanto trabalhava nos de Harry Potter. O plano era publicá-lo depois do lançamento de As Relíquias da Morte (2007), mas ela quis dar um tempo de publicações, depois focou em Morte Súbita e O Chamado do Cuco e O Ickabog acabou engavetado.
Com a chegada do lockdown, ao ver as crianças presas dentro de casa para tentar barrar o avanço do coronavírus, JK Rowling diz que teve a ideia de desengavetar o rascunho e editá-lo para publicar gratuitamente na tentativa de entreter quem está de quarentena.
A autora diz, em seu site oficial, que costumava ler o livro para os filhos mais novos, que eram crianças e, hoje, são adolescentes. O Ickabog, segundo ela, é um livro escrito para ser lido para crianças em voz alta, mas leitores entre 7 e 9 anos podem ler sozinhos, se quiserem.
“Conforme eu trabalhava na finalização do livro, voltei a ler capítulos para minha família em voz alta todas as noites. Esta foi uma das experiências mais extraordinárias da minha carreira como escritora”, diz Rowling.
Concurso de ilustrações
JK Rowling abriu um concurso para crianças ilustrarem a edição impressa de O Ickabog. Cada editora ao redor do mundo poderá escolher os desenhos que mais gostou para incluir nas edições estrangeiras.
A autora não julgará as ilustrações, mas diz que ficará de olho no Twitter, para caso algum pai ou mãe envie uma foto da ilustração que o filho fez, e poderá fazer comentários a respeito dos desenhos esporadicamente.
Por enquanto, só podem participar do concurso moradores dos Estados Unidos e do Reino Unido. Leitores de outros países poderão participar em breve, de acordo com o site oficial do livro.
Veja mais notícias sobre Harry Potter, O Ickabog e JK Rowling no POTTERISH