J. K. Rowling ︎◆ Livros

Conto de fadas político de JK Rowling será publicado em português nas próximas semanas

O novo livro infantil de JK Rowling, anunciado nesta terça-feira (26), será publicado em português pela Editora Rocco. Assim como na versão original, as traduções serão disponibilizadas capítulo a capítulo nas próximas semanas no site oficial do livro. O título em português será O Ickabog.

Em novembro, O Ickabog será publicado em versão impressa, digital e áudio-livro. Os royalties de JK Rowling serão revertidos em prol de projetos e entidades assistenciais que estão dando suporte a pessoas que foram prejudicadas pelo coronavírus.

O Ickabog

O livro é um conto de fadas ambientado em uma terra imaginária. É uma história independente, que não tem relação com qualquer outra obra de JK Rowling.

Os dois primeiros capítulos dele, “Rei Fred, o destemido” e “O Ickabog”, já podem ser lidos em inglês. Os próximos 32 capítulos serão publicados, dia após dia, no site oficial.

O Ickabog é um livro sobre “a verdade e o abuso de poder”, nas palavras de JK Rowling. A autora ressalta, no entanto, que a história não foi baseada em nenhum acontecimento recente, já que ela teve a ideia para a história mais de uma década atrás.

“Os temas [abordados no livro] são atemporais e podem ser aplicados em qualquer época ou país”.

– JK Rowling sobre O Ickabog
JK Rowling anuncia publicação de O Ickabog
JK Rowling lança livro infantil gratuitamente na internet (Foto: Debra Hurford Brown/Divulgação)

A escrita de JK Rowling

JK Rowling diz que escreveu este livro ainda enquanto trabalhava nos de Harry Potter. O plano era publicá-lo depois do lançamento de As Relíquias da Morte (2007), mas ela quis dar um tempo de publicações, depois focou em Morte Súbita e O Chamado do Cuco e O Ickabog acabou engavetado.

Com a chegada do lockdown, ao ver as crianças presas dentro de casa para tentar barrar o avanço do coronavírus, JK Rowling diz que teve a ideia de desengavetar o rascunho de O Ickabog e editá-lo para publicar gratuitamente na tentativa de entreter quem está de quarentena.

A autora diz, em seu site oficial, que costumava ler o livro para os filhos mais novos, que eram crianças e, hoje, são adolescentes. O Ickabog, segundo ela, é um livro escrito para ser lido para crianças em voz alta, mas leitores entre 7 e 9 anos podem ler sozinhos, se quiserem.

“Conforme eu trabalhava na finalização do livro, voltei a ler capítulos para minha família em voz alta todas as noites. Esta foi uma das experiências mais extraordinárias da minha carreira como escritora”, diz Rowling.

JK Rowling anuncia publicação de O Ickabog
JK Rowling lança O Ickabog gratuitamente na internet (Imagem: JK Rowling/Divulgação)

Veja mais notícias sobre Harry Potter e JK Rowling no POTTERISH