Como mais um ano acabou, várias listas dos mais que se destacaram foram feitas. Em 2004, Azkaban aparece em várias delas.
O terceiro filme da série de Harry Potter foi o 2º mais lucrativo mundialmente (incluindo os EUA) com US$ 789,8 milhões e o mais lucrativo internacionalmente (excluindo os EUA) com US$ 540,1 milhões. O filme mais lucrativo do ano mundialmente foi Shrek 2.
Já no Brasil, Azkaban ficou em 6º lugar com um público de 3.355.659 pessoas perdendo para Tróia, O Retorno do Rei, Shrek 2, A Paixão de Cristo e Homem-Aranha 2. Este último teve o maior público em 2004 no nosso país.
No Yahoo! Movies, Harry Potter 3 aparece como o filme mais popular do ano ficando na frente dos seus grandes concorrentes como Homem-Aranha 2 e Shrek 2. Ainda no Yahoo, o termo “Harry Potter” foi o quinto mais pesquisado no geral e o mais pesquisado na categoria de filmes.
Os internautas da BBC votaram e elegeram seus filmes preferidos em 2004. Harry Potter 3 ficou em 5º. O grande vencedor foi o Retorno do Rei, o único blockbuster que ficou na frente de Azkaban. Outros filmes que ficaram na frente foram ‘Encontros e Desencontros’ e ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’.
A Fairfield County Weekly também fez sua lista dos melhores filmes de 2004. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban não entrou para o top 20. Eles elegeram O Aviador como o melhor do ano passado.
O site Canada.com colocou Harry Potter 3 entre os 10 melhores do ano de 2004. O outro blockbuster da lista foi a animação Os Incríveis.
Azkaban foi o filme mais procurado na ferramenta de busca da Lycos. Em segundo veio O Senhor dos Anéis e em terceiro Star Wars.
O termo “Harry Potter” foi 10º mais procurado pelos britânicos de acordo com o portal do MSN. O mais pesquisado foi “Big Brother”.
Em relação aos erros de filme, Azkaban ficou no topo do site MovieMistakes.com com 238 erros reportados até agora.
No Moviefone, Harry Potter segurou a 3ª posição perdendo para Fahrenheit 11 de Setembro e A Paixão de Cristo.
O Baltimore Sun publicou os 10 melhores filmes de 2004 e Azkaban apareceu na lista. Steve Kloves ganhou destaque pelo roteiro do filme