Série Harry Potter

HBO define produtora de “Succession” para comandar Harry Potter

A série de Harry Potter na HBO definiu dois de seus principais membros da equipe criativa. Francesca Gardiner será a showrunner e roteirista da série e Mark Mylod dirigirá diversos episódios. Os dois são vencedores do prêmio Emmy, o Oscar da TV dos EUA, pela série Succession e também serão produtores executivos.

A dupla se junta ao time previamente anunciado de produtores executivos composto por J.K. Rowling, Neil Blair e Ruth Kenley-Letts da Brontë Film and TV (empresa de produção de J.K. Rowling, também responsável pela produção da adaptação dos livros da série Strike), além de David Heyman e sua empresa Heyday Films.

Como showrunner, Francesca Gardiner terá a responsabilidade de guiar a visão criativa da série, comandando todos os departamentos, inclusive sobre os diretores. Ela também será a chefe da escrita da série, podendo dividir a responsabilidade com outros escritores, mas sempre mantendo o controle criativo.

No Twitter, a autora J.K. Rowling declarou estar “verdadeiramente animada” de anunciar a dupla. “Ambos têm uma paixão genuína por Harry Potter e, tendo lido o roteiro do piloto escrito por Francesca e ouvido a visão de Mark, estou certa de que a série vai superar as expectativas”.

Além de vencer dois Emmy Awards como produtora consultiva da série Succession, Francesa Gardiner já foi indicada uma terceira vez como co-produtora executiva da série Killing Eve. Seus créditos incluem ainda a produção e escrita da série His Dark Materials: Fronteiras do Universo (ao lado de Jack Thorne, roteirista de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada), além da escrita de episódios de séries como O Homem do Castelo Alto e The Rook.

Já Mark Mylod possui prêmios por sua direção em diversos episódios da série Succession, onde dirigiu inclusive o último episódio, e Game of Thrones. Ele também dirigiu o piloto da série Once Upon a Time, da Disney, episódios das versões britânica e americana da série Shameless, United States of Tara e da vindoura segunda temporada de The Last of Us. Ele também dirigiu o filme O Menu, com Ralph Fiennes.

O anúncio veio logo após a revelação de que a série, anteriormente promovida como uma série original Max, serviço de streaming da Warner Bros., passaria a ser tratada e divulgada como uma série original do canal HBO, principal canal da empresa, conhecido por suas séries de alto nível, como Game of Thrones e seu spin-off A Casa do Dragão, The Last of Us, Succession, Euphoria e Chernobyl, além de clássicos como Oz, The Sopranos e Six Feet Under.

De acordo com a sinopse oficial da série, a HBO prepara uma “fiel adaptação” dos livros de Harry Potter escritos por J.K. Rowling. A série será estrelada por um novo elenco para liderar uma nova geração do fandom, “cheia de detalhes fantásticos e personagens muito amados por mais de 25 anos”. Ainda de acordo com o canal, enquanto cada temporada levará as aventuras de Harry Potter para novos públicos ao redor do mundo, os amados, clássicos e adorados filmes originais permanecerão no centro da franquia e disponíveis para serem assistidos globalmente.

A série ainda não possui uma previsão de estreia oficial, embora David Zaslav, presidente da Warner Bros. Discovery, revelou que a série idealmente estrearia em 2026 durante uma ligação com investidores.