Harry Potter quebra novo recorde de bilheteria na Broadway
Por Rodrigo CavalheiroA peça Harry Potter and the Cursed Child, em cartaz na Broadway desde abril de 2018, quebrou um novo recorde de bilheteria: a maior bilheteria semanal da história do Lyric Theatre, arrecadando o total de 2.671.191 dólares (cerca de 14 milhões e 500 mil reais na cotação atual). Essa é também a maior bilheteria semanal da história da Broadway para uma produção de teatro de prosa.
Em março de 2020, a produção da Broadway de Harry Potter and the Cursed Child já havia entrado para o Guiness Book como a maior bilheteria de teatro de prosa da história, tendo arrecadado mais de 250 milhões de dólares.
O Lyric Theatre, que abriga a peça desde sua estreia e foi totalmente reformado para receber a produção (que contou, inclusive, com a redução no número de assentos para uma melhor experiência ao público) está aberto desde janeiro de 1998, já tendo abrigado grandes produções como Jesus Christ Superstar, 42nd Street, Spider-Man: Turn Off the Dark e Paramour, do Cirque du Soleil.
Assim como a produção em Londres, a produção nova-iorquina abriu as portas como uma peça em duas partes, em que os espectadores precisavam assistir ambas para ver toda a história. Após a pandemia, no entanto, a versão da Broadway foi reduzida para contar toda a história em uma única apresentação, que reestreou em 12 de novembro de 2021.
Harry Potter and the Cursed Child é também a peça com maior orçamento da história da Broadway, tendo custado o total de 68 milhões de dólares para ser apresentada ao público. Considerando todas as produções da história, a produção fica em segundo lugar, atrás apenas do musical Spider-Man: Turn Off the Dark, que custou 75 milhões de dólares (e é considerado um grande fracasso, tendo em vista que jamais recuperou seus exorbitantes custos, sendo completamente rejeitado pela crítica).
Harry Potter no teatro
Baseada em uma nova história de J. K. Rowling, John Tifany e Jack Thorne, Harry Potter and the Cursed Child estreou em julho de 2016 em Londres, tornando-se sucesso imediato de público e crítica. A história se passa vinte anos após os eventos do último livro da série e conta a história de Harry Potter, agora pai, e seu filho mais velho, Alvo, que luta com o peso de seu legado familiar.
Enquanto tenta lidar com o passado e o presente, Alvo é transportado para o passado e acaba se envolvendo em uma batalha pelo destino do mundo mágico. A peça é repleta de efeitos especiais surpreendentes e atores talentosos, e tem sido muito bem recebida pelo público e pela crítica.
Em 2018, a peça estreou na Broadway, em Nova York (EUA), onde quebrou recordes de público e repetiu o sucesso da crítica. A peça também está em cartaz em Melbourne (Austrália), Hamburgo (Alemanha), Toronto (Canadá) e Tóquio (Japão). Além dessas cidades, São Francisco, nos EUA, também recebeu uma produção, que ficou em cartaz entre dezembro de 2019 e setembro de 2022.