Atores ︎◆ J. K. Rowling

Daniel Radcliffe rebate comentários de JK Rowling sobre transgêneros: ‘Sinto muito pela dor’

O ator Daniel Radcliffe, conhecido por interpretar Harry Potter nos cinemas, escreveu um artigo para responder às declarações feitas pela escritora JK Rowling a respeito de pessoas transgênero no sábado (6).

O texto escrito por Daniel Radcliffe foi publicado no site do Trevor Project, uma ONG que dá apoio emocional a pessoas LGBT+ e trabalha para prevenir suicídios.

O ator abre o texto dizendo que, apesar de as declarações dele podem parecer uma briga com JK Rowling, este não é o objetivo. “Como ser-humano, me sinto obrigado a dizer algo no momento”, escreveu.

Na noite de sábado, JK Rowling publicou mensagens consideradas transfóbicas pelos fãs de Harry Potter. A autora escreveu que negar a existência de sexo biológico prejudica a luta das mulheres contra o machismo.

No artigo, Daniel Radcliffe afirma que “mulheres transgênero são mulheres” e dizer o contrário, como fez JK Rowling, vai contra recomendações de profissionais de saúde. “[Não podemos] invalidar suas identidades e causar mais dano”, escreveu.

O ator também escreveu sobre como os fãs podem manter a relação que têm com Harry Potter após terem sido decepcionados pela autora. Ele cita as lições que os livros ensinaram aos fãs e isso pode permanecer inalterado.

daniel radcliffe
O ator Daniel Radcliffe

Leia o texto de Daniel Radcliffe

Eu sei que alguns veículos de imprensa provavelmente vão querer pintar isso como uma briga entre mim JK Rowling, mas não é disso que se trata, nem é o que importa agora. Ainda que Jo tenha sido inquestionavelmente responsável pelo rumo que minha vida tomou, como alguém que foi honrado em trabalhar e continua contribuindo com o Trevor Project ao longo da última década, e como ser humano, me sinto obrigado a dizer algo neste momento. 

Mulheres transgênero são mulheres. Qualquer declaração contrária apaga a identidade e dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por profissionais de saúde que têm mais conhecimento neste assunto do que eu ou Jo Rowling. De acordo com o Trevor Project, 78% dos jovens transgênero ou não-binários dizem ser vítimas de discriminação por conta da identidade de gênero. Está claro que precisamos fazer mais para apoiar pessoas transgênero e não-binárias, não invalidar suas identidades, e não causar mais dano.

Mulheres transgênero são mulheres. Qualquer declaração contrária vai contra conselhos de profissionais de saúde com conhecimento no assunto.

– Daniel Radcliffe

Ainda estou aprendendo a ser um aliado melhor, então, se você quiser se juntar a mim para aprender mais sobre as identidades transgênero e não-binárias, confira o Guia do Trevor Project para ser um aliado para jovens transgêneros e não-binários. É um recurso educacional introdutório que cobre um grande número de tópicos, incluindo a diferença entre sexo e gênero, e compartilha as melhores práticas para apoiar pessoas transgênero e não-binárias.

Para todas as pessoas que estão sentindo que a experiência que tiveram com os livros [de Harry Potter] foi manchada ou diminuída, sinto muito pela dor que esses comentários causaram em vocês. Realmente espero que não percam inteiramente o que foi valioso nessas histórias para vocês. Se esses livros te ensinaram que o amor é a força mais forte no universo, capaz de superar qualquer coisa; se eles te ensinaram que esta força é encontrada na adversidade e que ideias dogmáticas de pureza conduzem à opressão de grupos vulneráveis; se você acredita que um personagem em particular é trans, não-binário ou de gênero fluído, ou que eles são gays ou bissexuais; se você encontrou algo nessas histórias que permaneceu com você e te ajudou em algum momento na sua vida – então isso é entre você e o livro que você leu. É sagrado e, na minha opinião, ninguém pode tocar nisso. Esse significado é unicamente seu e eu espero que esses comentários não o corrompam. 

Com amor sempre, 

Daniel Radcliffe.

Colaborou: Nuara Costa (tradução) e Dimitri Manaroulas (revisão)

Veja mais notícias sobre Harry Potter, Daniel Radcliffe e JK Rowling no POTTERISH