Filmes e peças ︎◆ Livros ︎◆ Produtos

Cientistas avançam na criação da Capa da Invisibilidade

Há três anos o Potterish vem noticiando os avanços da produção e a concretização do inovador projeto da Capa da Invisibilidade, que atrai a atenção dos fãs da série Harry Potter e da sociedade em geral. Agora, nesta semana, a capa finalmente ficou pronta.Em outubro de 2006 noticiamos os primeiros testes realizados com um protótipo criado por uma equipe de cientistas e acadêmicos britânicos e estadunidenses, porém, que ainda não tinha previsão de conclusão do projeto, devido seu alto custo e complexidade.

Já em janeiro de 2008, um ano atrás, noticiamos que o manto da invisibilidade, assim denominado por pesquisadores, havia adquirido a capacidade de insonoridade, ou seja, as ondas sonoras poderiam ser acobertadas e camufladas para a não detecção de radares e rastreadores, todavia, o manto em si ainda não estava concretizado.

Agora, em 2009, pesquisadores e militares do Centro de Investigação Científica da Força Aérea Americana, baseando-se nos estudos e pesquisas do cientista David Smith, criaram a primeira capa da invisibilidade, que levou nove dias para sua construção e possui 10,6 centímetros de largura e um centímetro de profundidade, contendo dez mil fibras microscópicas de vidro, que se movimentam aleatoriamente.

Para a experimentação do projeto, cobriu-se um espelho de mesma largura com o manto, e induziu-se ondas eletromagnéticas, sendo assim, as ondas infravermelhas e de luz visível deslizaram sob o objeto, como se fosse a água sob as rochas, para observar-se uma superfície plana.

Além do uso militar e bélico, o manto da invisibilidade criado pela Força Aérea Americana pode ser utilizado para mascarar satélites e assim também melhorar a emissão de sinais de telefonia e comunicação, visto que não sofreria interferências de outros objetos.