Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

Set report e foto das filmagens de EdP em Surbiton

Potterish :: Harry Potter, o Ickabog, Animais Fantásticos e JK Rowling Set report e foto das filmagens de EdP em SurbitonPotterish :: Harry Potter, o Ickabog, Animais Fantásticos e JK Rowling Set report e foto das filmagens de EdP em Surbiton

Conforme nós divulgamos, a equipe técnica dos filmes Potter esteve em Surbiton durante esse último fim de semana para filmar algumas cenas de Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Graças ao site HarryPotter-Xperts, nós temos um set report das filmagens e também uma foto do ator Michael Gambon na estação de trem. Vocês podem vê-la aqui. Confiram abaixo um trecho do set report:

Dumbledore está olhando para a outra plataforma. E então começa a ficar inquieto. Essa hora, a cena tem de ser filmada com um trem passando, o que já é avançado. Gambon já está de volta em sua posição. O trem passa correndo. Ele olha. Ele acena. Corta! A mesma coisa está se repetindo algumas vezes, e cada vez eles tem que esperar um trem passar. Yates dá diferentes coordenadas a Gambon: “Michael, podemos tentar um gesto menor?” – como resultado, Gambon não acena tão notoriamente mais, apenas levanta sua mão em cumprimento.

Leiam o texto na íntegra clicando em notícia completa!

Danke, Harry Potter Xperts und TLC.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Novo set report as locações de EdP

18 de novembro ed 2007
Tradução Alemão: Steffi
Tradução Inglês: Raquel Monteiro

É verdade. A locação em Surbiton é realmente um set do sexto filme de Harry Potter. Armado com a minha câmera, um bloco de notas e uma caneta (você nunca sabe – talvez você consiga um autografo de uma das estrelas), eu dei uma caminhada do meu flat até a locação de filmagem.

De acordo com o relatório online do jornal semanal local, a filmagem era para supostamente acontecer especificamente no Café Chaud em uma das plataformas. O problema: Você só consegue chegar às plataformas com um ticket válido. Ao chegar à estação, começo a esconder-me em volta do exterior do edifício, ao longo das grades em direção ao estacionamento, e observe: Um monte de pessoas com roupas amarelas de segurança e – ainda mais importante – equipamento de filmagem na primeira plataforma. Olhos atentos!

Alem disso não tinha muita coisa para se fazer, e eu queria poupar minha câmera para fotos mais importantes. O display da minha bateria recarregável já está piscando vermelho… Já que eu não consigo chegar às plataformas, eu começo a andar em direção aos fundos da estação. Todos aqueles caminhões que transportam o equipamento de filmagem têm que estar em algum lugar! Através de um corredor que passa por cima das pistas, eu cheguei ao outro lado da estação, e quando eu virei a esquina, eu encontrei ainda mais homens e mulheres de roupas amarelas. Esta parte do grupo de filmagem está aparentemente tendo um descanso, ou não são necessários na filmagem na plataforma. Tem bebidas quentes para todos os membros do grupo, mas eu só ando através do grupo e lá estão eles: um monte de caminhões brancos. Infelizmente, eles não têm muito uso para mim sozinhos, então eu me posiciono perto do grupo, escolhi um entre toda aquela gente vestida de amarelo e perguntei ao longe. “Eles estão filmando Harry Potter aqui, não estão? Você poderia me responder algumas questões?” – “Espere um momento, eu vou encontrar alguém para você que possa.”

Até aqui, tudo bem. Com meu bloco de notas e minha caneta à mão, observo a confusão colorida e me apresso. Os transeuntes querem saber o que está acontecendo estão sendo enganados com palavras como ‘Eles estão filmando somente uma de série de televisão… ’ Depois de algum tempo, o homem legal retorna e me diz somente para eu tentar chegar à plataforma. Isso devia funcionar de alguma forma. Oh querido, sem um ticket? Bom, porque não tentar… Eu volto à entrada dos fundos, passo os policiais, pessoas vestidas de amarelo e com botões em suas orelhas, e um pessoal da segurança que me encara… Mas não me para. […]

Os meus olhos vagam em volta e repentinamente Dumbledore está em minha frente – talvez a uns 10 metros. Michael Gambon em carne e osso! Sua barba segura por alguma corda. Seu manto cinza que já conhecemos dos outro filmes. Seu pequeno chapéu. Tudo se ajusta em conjunto! Na plataforma oposta David Yates, o diretor, está emitindo instruções: ‘Sem trem! Ação!’ A câmera está correndo e Gambon começa. Ele está de pé na plataforma de um modo que tem uma boa visão da outra plataforma. Sua cabeça está virando de um lado para o outro – aparentemente está procurando por alguém. Então ele levanta sua varinha e acena em cumprimento.

Devagar a cena está tomando forma. Café Chaud, no qual se tinha informado que a filmagem ia realizar-se, é na outra plataforma, mas parece que não vai ser usada uma locação de filmagem. […]Uma cena em uma estação ferroviária está sendo filmada aqui, especificamente uma com Dumbledore na plataforma (a câmera está na plataforma oposta). Na outra plataforma, a equipe técnica ocultou a área em frente ao Café com tecido preto. E dava para ver vapor subindo atrás de uma placa de vidro – mas para que?

A filmagem em uma estação ferroviária é geralmente mais difícil do que no estúdio, porque há constantemente trens chegando e pessoas entrando e saindo desses trens. O pessoal da segurança direciona essas pessoas o mais rápido possível para as saídas, mas é inevitável Gambon estar parado com parte da equipe técnica na maioria do tempo. Por causa do frio, ele está usando um casaco preto por baixo da fantasia de Dumbledore. Enquanto isso, eu estou tentando descobrir mais sobre as filmagens e falo com o gerente da estação. Infelizmente, o seu pessoal não está autorizado a me dar nenhuma informação (contando que eles tivessem alguma), porque só o escritório de imprensa do “South West Train Services” é autorizado a isso. […]

Dumbledore está olhando para a outra plataforma. E então começa a ficar inquieto. Essa hora, a cena tem de ser filmada com um trem passando, o que já é avançado. Gambon já está de volta em sua posição. O trem passa correndo. Ele olha. Ele acena. Corta! A mesma coisa está se repetindo algumas vezes, e cada vez eles tem que esperar um trem passar. Yates dá diferentes coordenadas a Gambon: “Michael, podemos tentar um gesto menor?” – como resultado, Gambon não acena tão notoriamente mais, apenas levanta sua mão em cumprimento.

Entre as tomadas, Gambon fica desaparecendo no montão de membros da equipe técnica. Eles o escondem atrás de uma tábua com cartazes entre as tomadas, para não haver fotos dele. Mas o que é isso? De repente eu vejo dobrado: Há dois Dumbledores! Enquanto o real continua com a equipe técnica, um similar ao genuíno está parado em seu lugar. Eu falo com um dos homens da segurança, que é muito mais cooperativo do que o gerente da estação, e ele me diz o que ele sabe. O duble está lá para que a luz e tudo o mais seja ajustado antes que a real gravação comece. “O Dumbledore real é muito velho para ficar tanto tempo de pé no frio, é por isso que eles têm um segundo.”

Ele também me diz que as filmagens são para supostamente continuarem até as 6 da manhã. Aparentemente, as 1 e 30 da manhã, outra cena vai ser gravada, onde haverá a presença de outros atores, mas ninguém sabe nenhum detalhe. […] Um homem está carregando um sinal que tem diferentes listras coloridas, com nomes nelas como “Lupin”, “Tonks” e outros. […] Eu ando por ali e fico atrás de algumas telas. Aqui, a equipe técnica está inspecionando os resultados do que foi filmado pelas câmeras. Já que não há nenhuma cena sendo gravada no momento, eles estão assistindo o material que eles já filmaram.

Agora eu posso ver mais claramente como a cena que acabou de ser gravada talvez que fique no filme. O foco está em Dumbledore na plataforma oposta. O trem que passa só pode ser feito de um modo manchado quando ele se apressa pela cena. Assim que o trem passa, vapor sobe girando na cena. Então de repente eu vejo alguém esfregando a manga na janela tentando limpá-la, tentando ter uma melhor visão de Dumbledore do outro lado da cena. Dumbledore acena.

Aaah, então a câmera está situada na área que está separada pelos tecidos pretos, junto com a estranha máquina de neblina que eu tinha visto antes na outra plataforma. Aparentemente, é para imitar o vapor do trem. Ainda assim, a coisa toda não faz muito sentido pra mim. Eu realmente vi alguém esfregando a janela? Isso pode significar que a câmera está filmando de dentro do Expresso de Hogwarts – pelo menos era para parecer isso… No filme, o Expresso podia parar na estação, outro trem poderia passar e Harry ou quem fosse poderia limpar a janela embaçada para ver Dumbledore. Dumbledore acenaria para ele. Poderia ser isso o que estava sendo filmado aqui?

Permaneço cético. As pessoas continuam a desaparecer atrás ou reaparecer de trás do tecido preto. Isto permite que eu tome furtivamente algumas espreitadas na zona separada, e tem um adolescente parado que a primeira vista eu achei que fosse Daniel Radcliffe. Mas numa inspeção mais perto, eu tenho certeza que não é ele. Mas poderia ser ele a pessoa esfregando a janela? Você só podia ver a pessoa muito resumidamente na cena e ele estava sendo filmado de trás. As suas roupas combinam com o estilo-Trouxa de Harry: Jeans e uma jaqueta de suéter que nem as que Harry usou muito no terceiro filme. O que é certo é que a câmera e a máquina de neblina estão na área separada atrás do tecido preto. E a câmera está filmando um trem passando e Dumbledore que está parado atrás daquele trem na plataforma oposta. Eu continuo andando pela plataforma e agora eu posso olhar dentro do Café Chaud. […] Tem uma cadeira com a placa “Dan Radcliffe”. Hmmm, talvez ele esteja por perto depois de tudo?

[…]

Perto da cadeira vazia de Daniel Radcliffe há outro garoto sentado, que poderia passar pelo dublê do Harry. Ele está meditando sobre um papel amarelo. Momentos depois, ele deixa a sala de espera […] e desaparece na plataforma. Quando ele volta, a cena do Dumbledore já acabou. David Yates diz que todos têm 1 hora e 30 min de descanso (‘almoço’, apesar de ser meia-noite) e aquela outra cena vai começar a ser filmada à uma hora. Isso requer que todo o equipamento de filmagem seja movido para outra plataforma. As instruções ecoam no ar. Alguém grita: ‘ Janela para o outro lado!’ – […] Uma janela foi de fato fundada na área separada pelo tecido preto, possivelmente o interior de um compartimento do Expresso de Hogwarts!?

Não importa exatamente como a cena vai parecer no final, mas definitivamente tem a ver com um Dumbledore acenante e acontece numa plataforma com um trem acabando de passar. Parece muito que Dumbledore acena para Harry (e Hermione e Rony), porque todo o resto está fazendo pouco sentido. Afinal, os filmes são feitos através da perspectiva dele: Se Harry não está lá, nós não sabemos o que está acontecendo. Mas eu ainda não tenho idéia de como a cena irá supostamente caber no filme. De qualquer modo, está na hora de ir. Minha mão direita está metade congelada e eu não consigo mais sentir meus dedos do pé. E eu tenho que escrever um relatório do set! Esse aqui.