Aniversários ︎◆ Listas

7 vezes em que Rony Weasley deixou a graça de lado e se provou corajoso

Especialmente por conta dos filmes de Harry Potter, Rony Weasley é lembrado por seu senso de humor, já que, mesmo nos momentos mais tensos, conseguia aliviar o clima com comentários sarcásticos. Sua graça, porém, faz com que muitos fãs esqueçam de outra qualidade que o personagem possui: a coragem.

1. Quando Rony Weasley se sacrificou para salvar a Pedra Filosofal

Aos 12 anos, Rony já era perito em Xadrez de Bruxo. Quando ele, Harry e Hermione desceram pelo alçapão para impedir que Quirrell roubasse a Pedra Filosofal, Rony se sacrificou no jogo para levá-los à vitória. Felizmente, nada de grave aconteceu, mas ele foi nocauteado pela rainha branca.

Rony joga Xadrez de Bruxo
Rony Weasley é perito no Xadrez de Bruxo (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

2. Quando Rony Weasley enfrentou seu maior medo para descobrir o mistério da Câmara Secreta

Quando Rony era criança, Fred transfigurou seu ursinho em uma aranha e, desde então, elas se tornaram seu maior medo. Quando Hogwarts estava sendo atacada pelo basilisco, Rony e Harry seguiram aranhas em direção à Floresta Proibida e tiveram a desagradável surpresa de encontrar com uma acromântula gigante. Mesmo aterrorizado, Rony continuou ao lado de Harry e ajudou a interrogar Aragogue pelo bem da escola.

Rony tem medo de aranhas
Rony Weasley tem medo de aranhas desde criança (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

3. Quando Rony Weasley tentou proteger Harry do Prisioneiro de Azkaban

Ao ser puxado por Sirius Black para dentro do Salgueiro Lutador, Rony quebrou a perna. Isso, porém, não o impediu de levantar e se colocar entre Harry e Sirius, para proteger o amigo:

– Se você quiser matar Harry, terá que nos matar também! – disse impetuosamente, embora o esforço de ficar de pé tivesse acentuado sua palidez e ele oscilasse um pouco ao falar.
– Deite-se – disse brandamente a Rony. – Você vai piorar a fratura nessa perna.
– Você me ouviu? – disse Rony com a voz fraca, embora se apoiasse dolorosamente em Harry para se manter de pé. – Você vai ter que matar os três!

– Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Rony Weasley é arrastado para dentro do Salgueiro Lutador por Sirius Black transformado em cão
Rony é arrastado por Sirius Black para dentro do Salgueiro Lutador (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

4. Quando Rony Weasley reconheceu ter errado ao acusar Harry de colocar o nome no Cálice de Fogo

É preciso muita coragem para admitir erros. Inflamado por ciúmes, Rony teve uma briga feia com Harry quando ele foi selecionado como Campeão Tribruxo. Rony, porém, percebeu que havia sido injusto com o amigo e fez as pazes logo após a primeira tarefa do Torneio.

Rony Weasley em cena de O Cálice de Fogo
Rony em cena de O Cálice de Fogo (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

5. Quando Rony Weasley se juntou à Ordem da Fênix

Rony lutou bravamente junto à Ordem da Fênix e aos amigos em uma das batalhas mais eletrizantes de Harry Potter. Em um momento de extremo perigo, quando Sirius parecia ter sido capturado por Voldemort, Rony não hesitou em acompanhar Harry e lutou bravamente até ser atingido por um feitiço de um Comensal da Morte.

Rony corre ao lado dos amigos dentro do Ministério da Magia
Rony corre ao lado dos amigos dentro do Ministério da Magia (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

6. Quando Rony Weasley decidiu acompanhar Harry até o fim

Para os leitores, nunca houve dúvidas de que Rony e Hermione acompanhariam Harry na missão de encontrar e destruir as Horcruxes. No entanto, o próprio Harry pensou que teria que seguir sozinho. Após a morte de Dumbledore, Rony decidiu de uma vez por todas que se juntaria ao amigo na jornada perigosa.

Acompanharemos você, aonde for. Estamos com você para o que der e vier.

– Rony em O Enigma do Príncipe
Rony ao lado de Harry
Rony ao lado de Harry (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

7. Quando Rony Weasley destruiu uma Horcrux

Dentre os três amigos, Rony foi o mais afetado pelo Medalhão de Slytherin. A raiva gerada pela Horcrux o faz abandonar os amigos. Quando Rony voltou para junto deles, salvando Harry e conquistando a Espada de Gryffindor, a Horcrux mais uma vez tentou embaralhar seus sentimentos. Em uma cena muito intensa, Rony conseguiu reunir coragem para ignorar as palavras amargas da Horcrux e destruí-la.

“As monstruosas versões de Harry e Hermione tinham desaparecido: havia apenas Rony, parado, a espada frouxa na mão, contemplando os fragmentos do medalhão destruído sobre a pedra achatada.”

– Harry Potter e as Relíquias da Morte

Rony destrói o Medalhão de Slytherin
Rony destrói o Medalhão de Slytherin (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Leia também:

Escute o podcast do POTTERISH sobre Rony Weasley

Leia mais notícias sobre Harry Potter no POTTERISH