O ator Johnny Depp, que deixou o papel de Gerardo Grindelwald em Animais Fantásticos a pedido da Warner Bros. Pictures, deverá receber seu salário integral, de cerca de 10 milhões de dólares (R$ 54 milhões), pelo terceiro filme da franquia, para o qual filmou apenas uma cena.
Uma cláusula no contrato com Johnny Depp obriga o estúdio a pagar o salário mesmo que o filme não seja feito ou que o ator seja substituído, de acordo com o portal de notícias norte-americano The Hollywood Reporter.
O contrato não incluía cláusula de moralidade, que teria permitido ao estúdio demití-lo sem multa caso Depp se envolvesse em comportamentos, atividades ou escândalos.
Ainda de acordo com o o portal de notícias, Johnny Depp ter perdido um processo que movia contra a editora do tabloide inglês The Sun e seu editor foi fator decisivo para que a Warner Bros. pedisse a saída dele da franquia.
O ator pedia indenização pelo tabloide ter publicado uma manchete que o descrevia como “espancador de esposas”. A Justiça da Inglaterra, entretanto, não considerou a manchete difamatória.
Ao abandonar o papel de Grindelwald, Depp escreveu que concordava com a decisão do estúdio, mas que “o julgamento não mudará minha luta para contar a verdade.”
Briga entre Johnny Depp e Amber Heard
Depp também move um processo nos Estados Unidos contra a atriz Amber Heard, sua ex-esposa. Ele pede indenização por considerar difamatório um artigo que a atriz escreveu para o jornal The Washington Post sobre violência doméstica.
Depp também acusa Heard de ter violado o acordo de divórcio do casal. Ele alega que a atriz não doou os milhões de dólares que recebeu dele a partir do processo de separação, como havia prometido.
O julgamento, que estava marcado para ocorrer entre janeiro e fevereiro nos EUA, poderia prejudicar o cronograma das filmagens de Animais Fantásticos 3, que ocorrem na Inglaterra.
Johnny Depp pediu à Justiça para adiar o julgamento, mas o juiz da cidade de Fairfax, no estado de Vírginia, mandou o ator se apresentar para prestar depoimento na Califórnia neste novembro.