Jogos

Após anos de tentativas frustradas, Harry Potter pode ter o jogo dos sonhos dos fãs

Receber a tão aguardada carta de Hogwarts – ou de outras escolas de magia – para fazer parte do mundo bruxo é tudo com que qualquer fã de Harry Potter sempre sonhou. A magia da série é tão vasta que as páginas dos livros simplesmente não são suficientes. Jogos, que permitem uma interatividade maior, são uma boa forma de fazer os fãs se sentirem dentro da história.

O problema é que nunca tivemos um RPG oficial do universo de Harry Potter em ‘mundo aberto’. O novo jogo da franquia, batizado de Hogwarts Legacy, promete mudar esta realidade. Com a promessa de muitas possibilidades de interação, o game será lançado em 2021 para PlayStation 4, PlayStation 4 Pro, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One e PC.

Harry Potter e as antigas frustrações

Fã antiga desde A Pedra Filosofal estrear nos cinemas, em 2001, joguei os games de Harry Potter desde o primeiro ser lançado para Game Boy Colour e PlayStation 1. Sempre adorei, mas eles – e os que vieram a seguir – são focados na história dos filmes e dos livros e, portanto, permitem ao jogador assistir somente a aulas importantes para a narrativa ou que ensinam feitiços essenciais para a jogabilidade.

Meu jogo favorito até hoje é o de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, lançado para computador, PlayStation 2 e GameCube, da Nintendo. Caminhar pelo castelo todo, voar em cima de um hipogrifo a hora que quisesse e ter a opção de escolher qualquer um do trio para jogar foi inovador em 2004. Ainda assim, a história era a mesma do livro e do filme. Não havia novidade.

Seleção do Chapéu Seletor em Harry Potter: Hogwarts Legacy
Cerimônia de Seleção do Chapéu Seletor em Hogwarts Legacy (Imagem: Warner Bros. Games/Reprodução)

Hogwarts se expandiu com o avanço da tecnologia, mas a exploração do castelo e de outros locais do Mundo Bruxo continuou limitada. Apesar de jogos como O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte terem tornado possível passear pelo castelo, o nível de interação com os cenários, outros personagens e side quests (missões que vão além da história principal) são mínimos. Não há motivo para continuar jogando após terminar a missão principal, porque não há mais o que fazer.

Nos anos seguintes, o mais próximo de um jogo ‘mundo aberto’ que os fãs tiveram foi Harry Potter Lego 1-7, de 2010. Apesar de ser engraçado e divertido, com vários personagens para jogar, o game ainda segue a história dos livros. Novamente, até dá para passear por todo o castelo, mas não é possível fazer muita coisa além de seguir a história.

Castelo de Hogwarts no novo jogo de Harry Potter
O castelo de Hogwarts no novo jogo de Harry Potter (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

O primeiro jogo de Harry Potter que ultrapassou a barreira dos livros e dos filmes foi Hogwarts Mysteries, de 2018. O protagonista é irmão de um ex-aluno de Hogwarts que foi expulso por buscar câmaras amaldiçoadas dentro do castelo e desapareceu. Apesar de a história ser interessante e o jogador conseguir moldar a personalidade do personagem, a jogabilidade do game em é muito desapontadora.

Hogwarts Mystery é todo à base de cliques pré-determinados. Isso faz as aulas, as explorações e qualquer outra atividade serem muito repetitivas e pouco desafiadoras. Os duelos, por exemplo, são basicamente um jogo de pedra, papel e tesoura, e os jogos de quadribol são limitados, já que a única coisa que o jogador precisa é ser bom em ritmo, sem necessidade de estratégias ou outras habilidades. 

Queremos mais! Queremos conhecer o mundo bruxo a fundo em mistérios e histórias completamente novos. Há tantas épocas diferentes mencionadas nos livros além do período de Harry Potter e Newt Scamander, tantos grupos diferentes de alunos dentro da escola, mas nunca podemos vê-los. Precisamos de uma carta branca para explorar o universo bruxo e, para isso, não há maneira mais imersiva do que um jogo.

Criatura desconhecida do novo jogo de Harry Potter
Criatura mágica desconhecida do jogo Hogwarts Legacy (Imagem: Warner Bros. Games/Divulgação)

Promessa de sucesso

Para um universo tão extenso como o de Harry Potter, um jogo que ultrapassa as barreiras de uma jogabilidade pré-determinada com narrativas repetitivas é muito bem-vindo. Queremos algo novo. Novos professores para nos ensinar feitiços diferentes, em aulas que nunca participamos antes, como aritmancia, astronomia ou até música.

O dia a dia em Hogwarts, afinal, é muito mais amplo daquilo que Harry, Rony e Hermione fazem. Queremos ver clubes de xadrez, de artes, de duelos e outros coletivos que existem espalhados pelo castelo. Queremos saber o que realmente significa ser um aluno de Hogwarts quando nem Voldemort, nem Grindelwald ameaçavam destruir o mundo bruxo.

Esta é a proposta do jogo Hogwarts Legacy, que se passará no final do século XVIII com o castelo inteiro à disposição dos jogadores e cenários que não conhecemos pelos filmes ou pelos livros. O trailer do jogo impressionou os fãs. É claro que ele se trata apenas de uma demonstração. É difícil dizer se tudo que foi apresentado no vídeo estará disponível no jogo final, mas aposto que este é o jogo com o qual todo fã de Harry Potter sempre sonhou.

*Renata Mojola adora ler, viajar e jogar qualquer tipo de jogo, digital ou de tabuleiro. Historiadora, ela faz mestrado em Estudos de Patrimônios Mundiais da Humanidade na Inglaterra para poder ficar mais próxima aos pontos turísticos de Harry Potter.

Veja mais notícias sobre Harry Potter no POTTERISH