Potterish

Entrevista exclusiva com Weitong Mai, ilustradora do Almanaque Mágico Harry Potter

Leia mais: Entrevista exclusiva com Weitong Mai, ilustradora do Almanaque Mágico Harry Potter

Weitong Mai é uma artista sino-canadense radicada em Londres. Vencedora de diversos prêmios e palestrante convidada da Universidade de Artes Criativas na Inglaterra, Weitong usa uma paleta suave, rica e incomum para ilustrar a fumaça de poções borbulhantes e correntes cintilantes de magia de varinha. No Almanaque Mágico Harry Potter, leitores podem procurar por suas prateleiras de apotecário, mandrágoras adormecidas e uma coleção encantadora de objetos mágicos pequenos o suficiente para caber no bolso de um bruxo.

Abaixo, confira um Q&A exclusivo com a artista:

Por que você escolheu fazer parte desse projeto e qual é a parte mais animadora dele para você?

Harry Potter é um dos trabalhos de ficção mais conhecidos do século XXI. Ser parte do time de ilustradores trabalhando nesse projeto é um prazer para mim. O que eu acho mais eletrizante é a oportunidade de mergulhar nos detalhes complexos dos livros e redescobrir elementos que eu posso ter deixado passar anteriormente.

Entrevista exclusiva com Weitong Mai, ilustradora do Almanaque Mágico Harry Potter
A artista Weitong Mai (Imagem: Divulgação)

O que você lembra sobre ler Harry Potter pela primeira vez?

Como imigrante canadense, eu e minha família nos mudamos para Vancouver quando eu tinha 14 anos. Inglês não era minha língua nativa, então tive que fazer aulas adicionais para acompanhar os estudantes locais. A série Harry Potter estava na lista de leitura sugerida. Eu fiquei fascinada, e a história imaginativa me inspirou a aprimorar minhas habilidades no inglês. Diferente de outros livros clássicos, Harry Potter me acompanhou durante essa fase desafiadora de me ajustar a um novo ambiente e aprender uma nova língua. A série me deu conforto durante aqueles tempos difíceis.

Quais são seus personagens preferidos de Harry Potter?

Dobby é com certeza meu personagem preferido, pois ele sempre está ali por Harry Potter. Me emociona como ele é bondoso e atencioso, especialmente considerando o jeito como ele era tratado pela família Malfoy. Sua forte convicção na liberdade e nos direitos dos elfos-domésticos deixaram uma impressão duradoura em mim.

Como você se tornou ilustradora? Algum outro artista ou ilustrador em particular inspirou você e sua jornada?

Eu sempre gostei de rabiscar nas aulas quando era criança. Com o apoio e total confiança de meus pais em mim, eu comecei a fazer algumas aulas de desenho durante minha infância. Um dia, eu encontrei um livro infantil de Shaun Tan na biblioteca da escola e fiquei completamente maravilhada pela arte dele. Daquele momento em diante, eu soube que queria me tornar ilustradora e embarquei em minha jornada artística, que continua até hoje.

Como você abordou as ilustrações de suas partes do livro? Foi difícil ilustrar o mundo bruxo?

Há muitos detalhes e informações na série Harry Potter para se trabalhar. Ao abordar a tarefa de ilustrar o Almanaque Mágico, minha primeira prioridade foi conceitualizar as ideias para as ilustrações. Cada ilustração de página dupla tem inúmeras surpresas e pequenos detalhes. Toda página é cheia de surpresas e pequenas coisas para se observar, como objetos mágicos, criaturas esquisitas e lugares famosos. Sem dúvidas, o processo de ilustrar tal trabalho foi um desafio imenso, mas também trouxe um senso de satisfação e conquista.

Entrevista exclusiva com Weitong Mai, ilustradora do Almanaque Mágico Harry Potter
A artista ilustrou as varinhas dos personagens de Harry Potter, garantindo a autenticidade (Imagem: Weitong Mai/Divulgação)

A Bloomsbury já divulgou sua esplêndida ilustração da Olivaras com os leitores do mundo inteiro como uma prévia para a publicação em outubro de 2023. Poderia nos contar um pouco sobre a criação dessa obra?

Ao fazer a ilustração do Olivaras, o destaque, sem dúvidas, foi a roda de varinhas. É crucial mostrar a personalidade de cada personagem através de sua varinha. Para garantir a precisão, primeiro eu ilustrei cada uma das varinhas separadamente em outra tela, tendo cuidado para que seus tamanhos e designs fossem aprovados antes de incluí-las na roda da ilustração. Eu também aprimorei a ilustração incluindo a própria loja, as caixas das varinhas e algumas fitas métricas, adicionando riqueza e detalhe à composição.

Além do Olivaras, qual foi sua ilustração favorita e por quê?

De todas as páginas, a ilustração de Herbologia foi a minha favorita de fazer. Ela mostra uma variedade de plantas mágicas que aparecem na série Harry Potter. Me dá muito prazer trazer à vida os visuais vibrantes do gráfico da vida das mandrágoras, o brilho hipnotizante do Arbusto Tremulante e os movimentos do Tentáculo Venenoso, entre outros.

Qual sua casa de Hogwarts?

Sonserina.

Detalhes mágicos no Almanaque Mágico Harry Potter

O Almanaque Mágico Harry Potter será lançado mundialmente em 10 de outubro de 2023, inclusive no Brasil, através da editora Rocco.

Além de Weitong Mai, o livro também conta com ilustrações de Peter Goes, Louise Lockhart, Olia Muza, Pham Quang Phuc, Levi Pinfold e Tomislav Tomić. Considerado o guia oficial da série de J.K. Rowling, o livro inclui informações encontradas nos sete livros da série Harry Potter, assim como informações extras, como o núcleo das varinhas dos personagens – e o significado deles.