Relato do nosso enviado ao Media Preview Week do Beco Diagonal
Por Pedro MartinsComo informamos há alguns dias atrás, na semana passada houve uma semana de novidades na Universal Orlando, nos EUA, o Media Preview Week do “The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley” (O Mundo Mágico de Harry Potter – Beco Diagonal) e o Potterish foi o único fã site brasileiro convidado pela Universal para cobrir as novidades, diretamente de Orlando.
O nosso enviado Daniel Mählmann, webmaster do Ish, foi e cobriu tudo para nós em tempo real através do Twitter (@Potterish), junto com a nossa equipe que ficou assistindo os webcasts que foram transmitidos ao vivo. No modo notícia completa vocês podem conferir o relato completo de todos os dias do Dan, com fotos e tudo mais. Lembrando que estamos disponibilizando o material legendado aos poucos e em breve também disponibilizaremos um podcast que gravamos ontem com o Daniel, webmaster do Ish, com a integrante do Fanzone Carolina Munhóz, autora de “A Fada”, “O Inverno das Fadas” e “Feérica”, e Jonathan Teles, social media do Ish.
“O Beco Diagonal não tem seu foco em Gringotes e no simulador em seu interior. Ele é muito mais do que isso. É um novo patamar de interatividade, onde praticamente todas as lojas estão abertas, e a riqueza de detalhes é capaz de deixar qualquer um estupefato. Existe não somente o Beco Diagonal como também a Travessa do Tranco, com suas lojas sombrias e bruxos de nariz empinado (atores fantasiados). Em ambas as ruas, há diversas vitrines em que o fã pode lançar feitiços e interagir com as lojas.”
MEDIA PREVIEW WEEK
Relato do Potterish por Daniel Mählmann
23 de junho de 2014
No dia 23 de maio deste ano eu recebi em casa um pacote via FedEx. Quando o abri, dei de cara com uma caixa estilizada mostrando a porta do cofre 722 de Gringotes, e dentro dela havia um convite para nada mais nada menos do que o Media Preview da expansão d’O Mundo Mágico de Harry Potter – Beco Diagonal, a ser realizado nos dias 17 a 20 de junho nos EUA. Além disso, havia também um peso para papel no formato de uma barra de ouro de Gringotes.
Depois de muita correria para que a viagem desse certo, finalmente embarquei às 19h do dia 16, fiz conexão em Miami e cheguei em Orlando por volta das 11h do dia 17 de junho.
DIA 17 – TERÇA-FEIRA
Fui recebido no aeroporto pelo pessoal da Universal, que me levou ao novo resort deles, o “Universal’s Cabana Bay Beach Resort”. No hotel, fui encaminhado para a área de imprensa, onde recebi minha credencial e meu pacote de boas-vindas, que tinha todos os documentos necessários para a semana. De lá, fui para o meu quarto, que era absurdamente enorme para uma só pessoa. Encontrei também uma sacola com vários presentes da Universal me aguardando.
Pude tomar banho e me vestir tranquilamente, desci para o lobby às 14h, e me encontrei Juliana Mesanelli e Marcela Nogueira, nosso contato principal durante a semana, e também outros jornalistas brasileiros que haviam sido convidados. Um tour pelos hotéis da Universal Orlando tinha sido marcado para a imprensa mundial, mas para os brasileiros foi dada a opção de assistir ao jogo Brasil x México no “Universal CityWalk”. Todo o meu grupo foi para lá, mas eu decidi aproveitar a opção para fazer compras, uma vez que existiriam pouquíssimas outras oportunidades de tempo livre. Então, fui feliz gastar meus galeões no “Orlando Premium Outlets – International Drive”.
Fiz as compras às pressas, e às 17h eu já estava no hotel para pegar o translado para o “Universal CityWalk”, onde seria realizada a recepção para a imprensa. Lá, fomos apresentados e pudemos nos deliciar com as refeições de três restaurantes recém-inaugurados do “CityWalk”:
“Antojitos Authentic Mexican Food”: um restaurante muitíssimo colorido por fora e com uma decoração incrível em seu interior, com mariachis tocando músicas de diversas bandas como The Beatles, e um cardápio delicioso.
“Vivo Italian Kitchen”: meu favorito, tem seu estilo focado na comida e cultura italianas, com um cardápio que me fez repetir!
“Hot Dog Hall of Fame”: traz uma variedade enorme de hot dogs – algo que você nunca imaginou ser possível! Descobri que é praticamente um pecado usar ketchup no hot dog, e que o sabor do pão e da mostarda são tão importantes quanto a salsicha. Infelizmente eu já estava tão satisfeito que não pude provar o hot dog deles, uma pena!
Saí de lá por volta das 19h e às 21h poderíamos assistir ao “Blue Man Group Show” como uma atração opcional. Porém, como eu nunca tinha ido ao “The Wizarding World of Harry Potter – Hogsmeade” aproveitei essa oportunidade para ir, e não me arrependo nem um pouco! Tenho certeza de que o show é maravilhoso, mas ver o castelo de Hogwarts ao entardecer não tem preço. Me senti uma criança entrando num parque de diversões, tamanha a minha felicidade. Me maravilhei vendo cada detalhe incrível, e fui ao simulador de Hogwarts, onde os dementadores realmente me assustaram. Quando saí do castelo, as lojas infelizmente já tinham fechado.
Segui então para o hotel para descansar, pois o dia seguinte seria muito puxado.
DIA 18 – QUARTA-FEIRA
Em seguida, fomos conduzidos ao Media Center, onde pudemos usar os computadores do lugar para escrever nossas histórias e publicar as fotos que tiramos. O Media Center era incrível e estava super equipado, algo que foi muito útil a todos nós. Enquanto trabalhávamos, o elenco voltou a aparecer em um cenário dos cofres de Gringotes construído no meio do Media Center, e foi feita então uma sessão de perguntas e respostas, cujo vídeo legendado divulgaremos em breve.
Tapete Vermelho
O que eles fizeram para trazer o fã ao mundo trouxa de Londres e à entrada do mundo bruxo foi maravilhoso. Foi reproduzida a estátua de Eros, do “Piccadilly Circus”, e ao seu lado o Nôitibus Andante. Ao seu redor, eles reproduziram as casas 11, 12 e 13 do Largo Grimmauld, e o número 12 é facilmente reconhecível por possuir suas paredes mais escuras de sujeira e as cortinas, sujas de mofo. De tempos em tempos a cortina da janela do primeiro andar à direita era afastada pelo elfo doméstico Monstro, que olhava com olhar de desprezo para fora.
Ao lado dessas casas foi feita uma réplica da rua Charing Cross, com o “Wyndham’s Theatre” e o Caldeirão Furado, que é a entrada para o Beco Diagonal. Logo ao lado dele, encontra-se a estação de King’s Cross, onde, entre as plataformas 9 e 10, o visitante precisa atravessar a parede para chegar à Plataforma 9 ½.. Essa passagem foi feita de uma forma muito simples, mas incrivelmente inteligente que eu prefiro não revelar para não perder a graça.
O Beco Diagonal
O elenco voltou ao tapete vermelho. Robbie Coltrane convidou todos a entrar no Beco Diagonal, houve queima de fogos e pudemos então adentrar esta área tão aguardada por todos. Você atravessa a parede de tijolos e dá de cara com o Beco Diagonal, no fim do qual está o banco Gringotes encimado pelo dragão da raça Barriga-de-Ferro Ucraniano, de 18 metros, que cospe fogo de verdade fazendo você sentir seu rosto esquentar.
O Beco Diagonal não tem seu foco em Gringotes e no simulador em seu interior. Ele é muito mais do que isso. É um novo patamar de interatividade, onde praticamente todas as lojas estão abertas, e a riqueza de detalhes é capaz de deixar qualquer um estupefato. Existe não somente o Beco Diagonal como também a Travessa do Tranco, com suas lojas sombrias e bruxos de nariz empinado (atores fantasiados). Em ambas as ruas, há diversas vitrines em que o fã pode lançar feitiços e interagir com as lojas. Eu encontrei o elenco no Beco Diagonal (incluindo Tim Burton, marido da atriz Helena Bonham Carter), onde pude tirar algumas fotos, e segui direto para o banco Gringotes.
“Harry Potter and the Escape from Gringotts”
Todo o Gringotes e seu simulador é baseado na invasão e posterior fuga do trio Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley ao banco Gringotes, com a intenção de pegar a Horcrux de Voldemort escondida em um dos cofres. Esse passeio é parte montanha-russa, parte animação em alta definição, e parte efeitos especiais, de forma que deve agradar a todos pela quantidade de tecnologia empregada.
No salão estão os duendes que se mexem, contando as moedas e pedras preciosas. Somos conduzidos ao interior do banco, passamos por portas de cofres e tiramos uma foto que podemos pegar ao final da atração. Nas paredes do corredor estão dispostas fotos dos duendes e portas dos escritórios de cada um, onde de vez em quando vemos a sombra de alguém passando – e em uma delas vemos a sombra do trio. Há mesas, em cima das quais existem edições do Profeta Diário com fotos que se mexem e notícias de Snape como diretor de Hogwarts e Harry como O Indesejável Número 1, bem como flyers sobre mestiços serem perigos para a sociedade bruxa. Ao final do corredor há três estátuas de ferro de duendes com armaduras, e logo em seguida você entra em uma sala onde se desenvolve uma cena na qual vemos Gui Weasley conversando com Grampo em seu escritório, e há interação entre as personagens e objetos reais. Embora essa tecnologia empregada seja parecida com a que vemos em “Forbidden Journey” (Jornada Proibida, em tradução livre), ela é ainda mais incrível. Gui e Grampo decidem ir juntos até o cofre conosco. Em seguida, entramos em um elevador que simula uma descida um pouco turbulenta, porque vemos sombras e ouvimos barulhos de trasgos, e chegamos às profundezas do banco para pegarmos os vagões.
De volta ao Beco Diagonal
Depois desse passeio, jantei na festa do tapete vermelho que estava sendo realizada nas ruas do Beco Diagonal, me servindo de boa parte das comidas encontradas ali. Comi queijos e uma carne de carneiro maravilhosa direto do osso; me senti um verdadeiro ogro, mas foi bem divertido! Em seguida fui dar uma volta nas lojas do Beco Diagonal.
No “Gringotts Money Exchange” (Casa de Câmbio de Gringotes, em tradução livre) os visitantes podem trocar o dinheiro trouxa por cédulas de dinheiro bruxo – foi uma pena não ter moedas como vemos nos livros e filmes, mas pelo que entendi, eles não foram permitidos de utilizar as moedas. Essas cédulas bruxas podem ser usadas tanto no Beco Diagonal como em Hogsmeade (e nos outros parques da Universal) para comprar comida e produtos das lojas. Ainda nessa loja, há um duende de Gringotes com o qual é possível interagir se você ficar em determinado ponto do lugar, e é incrível porque ele realmente responde as suas perguntas.
A “Animais Mágicos” traz aos visitantes vários dos animais da série como bichos de pelúcia, desde as corujas até os ratos, passando pelos hipogrifos, unicórnios e Diabretes da Cornualha.
Na “Madame Malkin – Roupas para Todas as Ocasiões” os fãs podem comprar as vestes de Hogwarts e as vestes de gala encontradas no Baile de Inverno do Torneio Tribruxo. Além disso, há também joias e outros produtos da série.
A loja “Olivaras” permite que o fã compre a sua varinha. Existem dois tipos de varinhas – as normais, que todos nós já conhecemos, e uma nova que possui chips eletrônicos que são úteis para lançar feitiços em alguns lugares da expansão e participar, assim, da experiência interativa com varinhas. Essas varinhas especiais custam $44.95.
A “Gemialidades Weasley” é super colorida; na sua fachada vemos a cabeça dos gêmeos subindo e descendo o chapéu – e, assim, fazendo um coelho sumir e reaparecer. Essa loja é enorme e vende uma grande quantidade de produtos para fazermos pegadinhas com os amigos. Dentro, se você olhar para o teto, consegue ver os fogos espontâneos Weasley estourando.
Na “Artigos de Qualidade para Quadribol” você vai encontrar todos os produtos relacionados a quadribol, incluindo vassouras, casacos, equipamento de proteção, e produtos para a torcida das quatro casas de Hogwarts.
Existem outras lojas, mas devido à sua grande quantidade e ao curto tempo que eu dispunha, infelizmente não pude visitar todas.
Travessa do Tranco
Restaurantes
Enquanto em Hogsmeade existe o Três Vassouras e o Cabeça de Javali, no Beco Diagonal você vai encontrar o “Caldeirão Furado”, que vende uma comida deliciosa ao estilo londrino, incluindo fish and chips (peixe frito envolvido num polme, acompanhado por batatas fritas), salsichas e ovos escoceses, e a “Sorveteria Florean Fortescue”, onde há sorvetes de diversos sabores para aliviar o calor. Eu tomei sorvete de cerveja amanteigada e achei maravilhoso, muito melhor do que a própria cerveja amanteigada! Recomendo!
“The Interactive Wand Experience”
Além disso, com essa nova tecnologia a Universal acrescentou os feitiços às vitrines de Hogsmeade também. Fiquei sabendo que há a opção dos feitiços Incendio, Revelio, Herbivicus, Locomotor e Aresto Momentum, Descendo, Ascendio, Locomotor Snowman e Wingardium Leviosa em diversas vitrines. Basta procurar os medalhões no chão e se divertir!
Me diverti tanto olhando cada detalhe que só saí de lá porque já estavam fechando. Ganhei uma varinha interativa e segui meu caminho para o hotel relembrando tudo que vivenciei. Foi uma experiência incrível ver tudo isso com exclusividade, me senti realmente privilegiado e emocionado, e fiquei arrepiado diversas vezes ao me sentir dentro do mundo bruxo.
DIA 19 – QUINTA-FEIRA
Acordei novamente às 6h para mais um dia puxado, mas extremamente gratificante. O translado partiu do hotel para o Media Center às 8h30, onde tomamos o café da manhã, e de lá fomos ao Beco Diagonal.
Coletiva de imprensa
Às 9h30 fomos conduzidos ao interior do Caldeirão Furado, onde todas as mesas haviam sido afastadas e somente as cadeiras haviam permanecido, nas quais os jornalistas podiam se sentar para a coletiva de imprensa.
Primeiro houve o painel da Universal Creative, contando com a presença de Thierry Coup, Mark Woodbury, Dale Mason e Alan Gilmore. Em seguida, foi a vez do painel com Warwick Davies (Grampo e Professor Flitwick), Robbie Coltrane (Hagrid) e Domhnall Gleeson (Gui Weasley).
Depois, houve o painel com Oliver Phelps (George Weasley), James Phelps (Fred Weasley), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Bonnie Wright (Gina Weasley). E por último, mas não menos importante, ouve o painel com Tom Felton (Draco Malfoy) e Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange). Todos esses vídeos serão divulgados pela nossa equipe legendados em breve!
Depois das perguntas e respostas, foi a vez de Ric Florell e Jayson falarem sobre a comida e bebida do Beco Diagonal, com uma mesa na nossa frente mostrando todos os pratos ali servidos. |
Depois de tanto comer, saímos do Beco Diagonal e fomos a King’s Cross pegar o trem para Hogsmeade. A sensação de percorrer fisicamente pela primeira vez o exato caminho que fizemos com o Harry quando lemos “Pedra Filosofal”, há vários e vários anos atrás, foi simplesmente indescritível. Eles realmente construíram uma estação de trem, e a solução para entrar na plataforma 9 ½ foi super inteligente e ficou uma maravilha! Tenho certeza de que todo fã vai querer gravar um vídeo de sua passagem, assim como eu fiz. Quando você chega à estação, dá de cara com aquela locomotiva enorme e é impossível não se arrepiar. Você literalmente vai para Hogwarts!
Você embarca no trem e é conduzido a uma de suas cabines. Quando a porta se fecha e começa a viagem para Hogsmeade, você entra em um verdadeiro show, pois para que a viagem não mostrasse os bastidores da Universal, eles colocaram uma tela na janela que mostra todo o cenário que os alunos veem durante o passeio, com alguns acréscimos como os gêmeos voando em vassouras. Também fiquei atento às portas da cabine, pois vemos as sombras de alunos passando, assim como do trio (o Rony chega a encostar seu rosto no vidro), e temos uma visita indesejada de um dementador.
Como o Beco Diagonal ia fechar para a imprensa às 15h, fiz de imediato a viagem de volta para lá, e me deparei com uma experiência diferente da ida, então, por favor, não deixem de fazer a ida e a volta no Expresso de Hogwarts!
Atenção: como o Beco Diagonal fica na “Universal Orlando Florida”, e Hogsmeade fica no “Universal Orlando Islands of Adventure”, para ir de uma área para outra, seja utilizando o Expresso de Hogwarts, seja indo por fora, é necessário ter o ingresso para os dois parques. Assim, caso você só tenha o de Hogsmeade, você não poderá pegar o Expresso de Hogwarts para ir ao Beco Diagonal.
Depois de voltar, dei mais algumas voltas pelas lojas, tirei mais fotos, tomei sorvete de cerveja amanteigada (delicioso, quero mais!), fiquei aguardando o dragão de Gringotes cuspir mais fogo, até novamente só sair de lá quando estavam fechando. Dessa vez, meu próximo compromisso seria às 17h na pré-festa de inauguração do hotel onde estava hospedado, então decidi aproveitar meu tempo livre fazendo uma nova visita com calma a Hogsmeade, onde pude observar novamente cada detalhe.
A visita acabou levando mais tempo do que eu esperava, e cheguei ao hotel às 18h. Assim, até eu me arrumar, perdi a pré-festa no boliche do hotel, e fui direto para a festa na área recreativa ao lado da piscina. E, acreditem ou não, eles chamaram a banda The Beach Boys para tocar no local! Foi simplesmente maravilhoso, pois algumas músicas têm real significado para mim.
Depois de tanta correria e sono atrasado, voltei para meu quarto, onde pude passar algumas fotos que tirei para a equipe do Potterish.
DIA 20 – SEXTA-FEIRA
Esse dia era livre, e eu deveria estar apenas às 18h no lobby do hotel para ser levado ao aeroporto, onde meu voo seria às 19h55. Então pela primeira vez eu fiz tudo com calma, tomei café da manhã com a Juliana e a Marcela, e fui novamente fazer as últimas compras da viagem.
Cheguei ao Brasil às 10h de sábado, e até desfazer as minhas malas e comer, perdi boa parte do dia. Por esse motivo só pude escrever e publicar o relato hoje, mas enquanto isso toda a equipe estava trabalhando na transcrição e legendas dos vídeos, bem como na publicação de notícias do Media Preview, então vocês não ficaram sem novidades!
Espero que o relato tenha conseguido dar a vocês alguma ideia do que vão encontrar na expansão do parque. É um lugar incrível que conseguiu superar Hogsmeade, e é imperdível para qualquer fã da série, pois você realmente imerge no mundo bruxo.
Obs 1: Muito obrigado à Universal por convidar o Potterish para cobrir o Media Preview, foi uma experiência realmente maravilhosa!
Obs 2: Juliana e Marcela, vocês foram uns amores durante toda a viagem e me ajudaram muito em diversos momentos, muitíssimo obrigado por todo o apoio!
Obs 3: Adorei conhecer todos os jornalistas brasileiros (e alguns britânicos) que passaram por todas essas experiências comigo; foi muito engrandecedor e guardo com carinho diversos momentos com cada um deles. Muito obrigado a todos e um grande abraço!
Obs 4: No hotel onde eu estava tinha uma loja que vendia produtos da Universal, dentre eles produtos de Harry Potter. Isso quer dizer que todo dia eu passava ali e queria comprar alguma coisa, foi um verdadeiro golpe ao meu bolso!
Obs 5: toda noite, quando eu voltava para o meu quarto do hotel, encontrava na bancada da cozinha algum presente deixado pela Universal. Ganhei assim vários produtos de Harry Potter e alguns de outras atrações. Achei a surpresa demais!
Revisão por: Pedro Martins, Isadora Moraes e Ana Rosa Leme.