Livros

HP tem ideologia política de esquerda, diz filósofo

Potterish :: Harry Potter, o Ickabog, Animais Fantásticos e JK Rowling HP tem ideologia política de esquerda, diz filósofoPotterish :: Harry Potter, o Ickabog, Animais Fantásticos e JK Rowling HP tem ideologia política de esquerda, diz filósofo

Um artigo escrito pelo filósofo francês Jean-Claude Milner, publicado nesta sexta-feira (26) no jornal “Liberatión”, um importante diário de Paris, insinua que Harry Potter tem ideologia política de esquerda. Milner acha que a personagem Tia Guida foi inspirada na ex-primeira ministra Margareth Thatcher, que governou a
Inglaterra de 1979 a 1990 e ficou conhecida como “a Dama de Ferro”.

É necessário dizer, em primeiro lugar, que Harry Potter é profundamente político e que fala da Inglaterra de hoje”, escreveu o filósofo. “Ao ler o livro, se tem a impressão que J.K. Rowling considera, como muitos ingleses, que há uma verdadeira revolução thatcheriana (em alusão à ex-primeira ministra Margareth Tatcher) catastrófica, e que a única possibilidade que se tem para a cultura é sobreviver como ciência oculta.

Segundo o francês, “a visão que J. K. Rowling tem da Inglaterra está vinculada ao ‘momento elizabetano’, que a Inglaterra viveu durante o Renascimento europeu. Foi quando o sistema britânico alcançou a sua forma definitiva, e quando as escolas públicas e as Universidades de Oxford e Cambridge escapam da influência inglesa.

Milner diz ainda que o mago Dumbledore, diretor da escola de Harry Potter, é uma referência ao sábio, alquimista e filósofo John Dee, que ganhou notoriedade no início do século XVII, que considerava que as ciências ocultas (a magia branca) deveriam servir ao bem público.

Fonte: G1.