Eventos no Brasil ︎◆ Filmes e peças

Drag queens recriam cenas de Harry Potter com dança, música pop e piadas em live

Um grupo de fãs de Porto Alegre (RS) fará um show gratuito que mistura a arte drag queen com o universo de Harry Potter no próximo sábado (23). A apresentação será transmitida ao vivo no YouTube durante a MagicCon, uma série de lives que ocorrerão ao longo do final de semana para entreter fãs que estão de quarentena por conta do coronavírus.

O grupo, batizado de TriLuxo, é formado pelo designer gráfico Luiz Henrique Medeiros, o dançarino Jean Netto e o ator Lorenzo Soares, que se conheceram em shows de drag queens, viraram amigos e, ao descobrirem que compartilhavam não só o amor pela arte drag, mas também por Harry Potter, decidiram unir as duas paixões.

As drags, batizadas de Seripha Sigma, Rebeca Rebu e Lo Litta, vestem-se com figurinos inspirados em personagens de Harry Potter para reviver cenas icônicas dos filmes em performances que misturam dança com música pop e piadas – algumas delas políticas, com referência ao cenário brasileiro.

Quando a gente coloca um Voldemort no palco, não tem como não lembrar do Bolsonaro. É um deboche”, diz Luiz Henrique. “Drag é uma arte política. Sempre traz para discussão o gênero, o que nos faz homens e o que nos faz mulheres – e o que não nos faz também.”

Drag queens reencenam cenas de Harry Potter
Drag queens reencenam cenas de Harry Potter (Foto: MagicCon/Divulgação)

O show tem diferentes versões. Em uma delas, cada drag interpreta um personagem do trio de protagonistas, enquanto, em em outra, dedicam-se aos vilões, como Voldemort, Belatriz e Rabicho. Para a live de quarentena, elas farão personagens inéditos, como o professor Dumbledore.

A primeira apresentação do grupo ocorreu cerca de dois anos atrás em uma casa noturna de Porto Alegre. Desde então, as drags levaram o espetáculo para outras cidades do Rio Grande do Sul – não só em cabarés, mas em teatros e locais onde crianças e adolescentes podem entrar.

“É um projeto que tem nos levado para lugares onde drag queens não frequentam”, diz Luiz Henrique. “A quantidade de crianças que vêm para os nossos shows é muito legal. Elas são as que mais amam, que vêm depois no Meet & Greet para conversar. [A gente] mostra que é uma arte. Que não precisa ter medo da gente só porque são seres de salto alto e dois metros de altura.”

Drag queens recebem crianças para encontro após apresentação de Harry Potter
Drag queens recebem crianças para Meet & Greet após apresentação (Foto: MagicCon/Divulgação)

Apesar de o objetivo principal ser divertir os fãs, Seripha Sigma, Rebeca Rebu e Lo Litta aproveitam as apresentações para conscientizá-los. De salto alto, batom e perucas pin-up, elas celebram em cima do palco – e agora na internet – uma das mensagens principais dos livros de Harry Potter: o respeito às diferenças e a importância do amor, seja ele qual for.

“São pessoas com grandes poderes, super mágicas, que se forçam a se esconder porque o mundo não está preparado para lidar com a magia delas. [Com essa descrição], eu poderia estar falando sobre bruxos ou drag queens. Tem uma correlação”, diz Luiz.

“Harry Potter é uma história sobre aceitar as diferenças e encontrar família e amor em locais inusitados. Isso conversa bastante com LGBTs.”

– Luiz Henrique Medeiros, que faz Seripha Sigma

Apresentação das drags de Harry Potter

  • Quando? Sábado (23), às 19h
  • Onde? No YouTube

Além da apresentação das drag queens, a MagicCon terá ainda a participação do designer gráfico brasileiro Eduardo Lima, que trabalhou nos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos, dos dubladores dos filmes do Mundo Bruxo, de YouTubers e da equipe do POTTERISH – veja a programação completa.

Programação da MagicCon relacionada a Harry Potter
MagicCon reúne influenciadores de Harry Potter em live no YouTube (Imagem: MagicCon/Divulgação)

Veja mais notícias sobre o Mundo Bruxo no POTTERISH