A Câmara Secreta ︎◆ A Pedra Filosofal ︎◆ Eventos no Brasil ︎◆ O Prisioneiro de Azkaban

“Teria que me esconder se estragasse Harry Potter”, diz Chris Columbus na CCXP

Primeiro diretor de Harry Potter, Chris Columbus é o homenageado da quinta edição da Comic-Con Experience (CCXP). Na cerimônia de abertura da feira, em São Paulo, ele relembrou sucessos de sua carreira, como Esqueceram de Mim e Os Goonies. Harry Potter, entretanto, foi o centro da atenção do diretor e dos fãs à sua frente.

Entre as cinco cenas favoritas dos filmes de Columbus, escolhidas em enquete pelo público da CCXP, Harry Potter marcou presença duas vezes. Em segundo lugar, está a cena em que Dobby conhece Harry Potter. Em primeiro, está a cena em que a casa dos Dursley é invadida por cartas de Hogwarts. “Esta tem um lugar especial no meu coração. Ela foi filmada com três câmeras, e foi a única vez que pude operar uma das câmeras”, contou o diretor ao reassistir às cenas rodeado por fãs.

https://www.youtube.com/watch?v=C2nwBgL1Ln4

Após o painel de quinta-feira, Columbus participou de uma sessão de autógrafos surpresa e gratuita. Ele assinou pôsteres de Harry Potter e a Pedra Filosofal e de Os Goonies. A sessão aconteceu de novo na sexta-feira, também anunciada de modo surpresa.

“Teria que me esconder se estragasse Harry Potter”, diz Chris Columbus na CCXP
Autógrafos grátis (Foto: Nuara Costa/Potterish)

Vira-Tempo

O entusiasmo de Chris Columbus com o Mundo Bruxo de J. K. Rowling foi determinante para sua contratação. Ele insistiu em ser o último entrevistado de uma lista com mais de 25 diretores cotados para o projeto, que incluía Steven Spielberg e Mike Newell, o futuro diretor de O Cálice de Fogo. Grande fã dos livros, sua filha o apresentou à série. Quando foi contratado, ele já estava envolvido com os personagens e suas jornadas.

“Mesmo depois de conseguir o trabalho, havia uma última coisa que eu precisava fazer: voar até a Escócia e me encontrar com J. K. Rowling”, relembra o diretor, que estava aterrorizado de perder o trabalho ao conversar com a autora. A reunião durou duas horas e, ao fim, Rowling disse: “Eu imagino o filme exatamente da mesma maneira que você.”

Apesar da aprovação da autora, a pressão não diminuiu. “Eu sabia que o mundo estaria prestando atenção em mim. Se eu estragasse Harry Potter, provavelmente teria que me esconder na Rússia ou em algum outro lugar distante”, relembra.

Não foi o que aconteceu. Dias após a estreia de A Pedra Filosofal, Columbus já estava dirigindo A Câmara Secreta. Ao estabelecer os principais elementos da identidade visual de franquia, que se tornaria a terceira mais rentável de todos os tempos, Columbus fez história no cinema.

“Teria que me esconder se estragasse Harry Potter”, diz Chris Columbus na CCXP
Chris Columbus dirigindo Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Rupert Grint (Rony Weasley) em A Pedra Filosofal (Foto: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Devido ao cansaço, ele não conseguiu dirigir O Prisioneiro de Azkaban, mas continuou como produtor até que, em O Cálice de Fogo, precisou se afastar. Um dos motivos foi o cronograma apertado, principalmente porque precisavam correr contra a puberdade dos atores. Somado a isso, depois de alguns anos na Inglaterra seus filhos queriam voltar para os Estados Unidos, o que pesou na decisão. “Eu sempre tive vontade de voltar e dirigir talvez o sétimo, mas depois de tanto tempo ninguém queria voltar para a Inglaterra”, revela.

“Eu sempre tive vontade de voltar e dirigir o sétimo filme.”
– Chris Columbus

As Crônicas de Natal

Seu trabalho mais recente é As Crônicas de Natal, da Netflix, em que Columbus foi produtor. Comparando-o a projetos anteriores, ele destaca a influência de Harry Potter. “Eu queria que o sentimento de chegar ao Polo Norte fosse igual ao de entrar em Hogwarts pela primeira vez”, disse sobre a história em que dois irmãos precisam salvar o Natal após derrubarem o trenó de Papai Noel.

Harry Potter na Comic-Con Experience

Além de Chris Columbus, a CCXP conta com a participação de Eduardo Lima, designer gráfico brasileiro que trabalhou em Harry Potter e Animais Fantásticos, e com uma loja do Mundo Bruxo em cuja entrada há uma réplica oficial da cabana de Hagrid e do hipogrifo Bicuço.

“Teria que me esconder se estragasse Harry Potter”, diz Chris Columbus na CCXP
A ativação tem direção criativa e supervisão de Alan Gilmore, que trabalhou nos filmes e nos parques temáticos da franquia (Foto: CCXP/I Hate Flash)

A CCXP acontece até domingo (9). Ingressos ainda estão disponíveis na bilheteria do evento, com preços a partir de R$ 180.