Fãs de Harry Potter são incansáveis ao refletir sobre o Mundo Bruxo. Inúmeras teorias, muitas delas um tanto quanto bizarras, foram criadas antes de o sétimo livro da saga, As Relíquias da Morte, ter sido lançado, em 2007.
Entre o lançamento de um livro e outro, em uma época onde não existiam redes sociais e smartphones, as teorias eram a forma que os fãs encontravam de se conectar e suprir a falta de novidades sobre Harry Potter.
Rony e Dumbledore são a mesma pessoa
Não, você não leu errado. O surgimento desta teoria é incerto, e não se sabe em que condições estava o fã no momento em que a criou. A teoria se baseia em características físicas compartilhadas pelos personagens, como o nariz alongado, a cor dos olhos e a altura, além de Dumbledore ser ruivo de nascença, o que não aparece nos filmes. Eles também compartilham o gosto por doces, especialmente os Feijõezinhos de Todos os Sabores.
Para quem criou a teoria, mais notável ainda era a coincidência de Dumbledore ter uma cicatriz no joelho esquerdo, mesmo local do corpo em que Rony foi mordido por Sirius Black em O Prisioneiro de Azkaban.
A teoria explicaria o porquê de Dumbledore não estar sempre presente na vida de Harry e permitir que ele se arriscasse tanto. Ele estaria ao lado do garoto, afinal. A teoria também explicaria o fato de o diretor sempre saber o que está acontecendo com Harry, como quando deu a dica de como o garoto e Hermione deveriam usar o Vira-Tempo em O Prisioneiro de Azkaban, pois ele teria vivido a mesma aventura que a dupla.
Mas como fica Rony nesta história? A teoria diz que Rony teria retornado ao passado em algum momento de sua vida e ficado preso por lá. Ele teria adquirido um pseudônimo e mantido o segredo depois.
Sirius Black não morreu
A morte de Sirius Black não foi dolorosa só para Harry, mas para todos seus fãs, por representar a oportunidade de o garoto finalmente ter algum familiar que o amasse. Não é surpresa, portanto, que tenham surgido teorias que driblassem a morte de Black.
Um dos motivos que gerou a teoria foi a morte incerta do personagem. Nos filmes, Belatriz Lestrange usa o feitiço Avada Kedavra para matá-lo, mas, nos livros, não é descrito qual feitiço o acertou e seu corpo simplesmente atravessou um portal misterioso, chamado de Véu.
A partir disso, teorizou-se que, quando precisasse se livrar da parte da alma de Voldemort que vivia dentro de si, Harry tomaria uma poção que o permitiria atravessar o Véu sem morrer e eliminando apenas a Horcrux. Lá, ele conseguiria se reencontrar com Sirius
Curiosamente, os fãs até supunham que um dos ingredientes da poção seria a planta mágica Mimbulus Mimbletonia, carregada por Neville Longbottom para tudo quanto é lado. Afinal, de que serviria sua menção em A Ordem da Fênix?
Tudo foi imaginação de Harry Potter
É provável que esta teoria seja a mais deprimente já feita pelos fãs. Ela resume toda a jornada vivida por Harry em um devaneio ou em um sonho de um menino de 11 anos que era abusado psicologicamente pelos tios e usava a imaginação para escapar de sua realidade angustiante.
Este desfecho acabaria com todo o universo e com os personagens cativantes pelos quais os fãs se apaixonaram. Mudaria totalmente o sentimento que temos em relação à história. Há fãs que tinham medo de que esta hipótese se provasse verdadeira e, até chegar à última página de As Relíquias da Morte, não conseguiu respirar aliviado.
Lupin era apaixonado por Lílian
Devia ser difícil ser Lílian Evans com tanto homem atrás. Como se não bastassem Tiago e Snape, teria ainda Lupin. Esta teoria surgiu com o lançamento de O Prisioneiro de Azkaban, quando J. K. Rowling disse que uma uma cena que existia somente no filme prediria um segredo que só se revelaria mais tarde nos livros.
A cena em questão era a da conversa em que Lupin conversava com Harry sobre as qualidades de Lílian. Com seu comentário, Rowling se referia à capacidade que Lílian tinha de enxergar o melhor nas pessoas, um comportamento que seria visto mais tarde em suas cenas de flashback com Snape.
A teoria, por outro lado, dizia que Lílian teria visto o melhor em Lupin, quando todos o desprezavam por sua licantropia, e ele teria se apaixonado pela futura namorada de um de seus melhores amigos.
Voldemort é o pai de Harry Potter
Apesar da verdade sobre a morte dos pais de Harry Potter ter sido apresentada no primeiro livro e dos comentários constantes que o garoto ouvia sobre suas semelhanças com o pai, alguns fãs acreditavam que Tom Riddle fosse o verdadeiro pai de Harry.
É difícil encontrar os fundamentos nessa teoria, mas ela ganhou tamanha repercussão que J. K. Rowling precisou vir a público dizer que Harry Potter não era Star Wars. Anos depois, após assistirmos ou lermos Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, essa teoria nem parece mais tão absurda assim…
Snape é um vampiro
As atitudes de Snape sempre renderam teorias. A teoria de que o mestre de poções fosse um vampiro surgiu entre os fãs por ele ser pálido, misterioso, estar sempre de preto e viver nas masmorras.
A teoria teria surgido com o lançamento de O Prisioneiro de Azkaban, quando Snape substitui Lupin e pede aos alunos uma tarefa sobre lobisomens, o que seria uma indireta para o segredo de Lupin.
Especulava-se, no entanto, que a aula anterior de Defesa Contra as Artes das Trevas, que havia sido sobre vampiros, seria uma indireta de Lupin sobre Snape.
Hermione é uma lobisomem
Se Snape é vampiro, por que Hermione não pode ser lobisomem? Acredite ou não, esta teoria ganhou força entre os fãs por influência dos filmes. Em O Prisioneiro de Azkaban, é dito que os lobisomens atendem apenas ao chamado da própria espécie. Mesmo assim, Lupin quando está transformado atende ao uivo que Hermione reproduz quando volta no tempo com Harry.
Gina usou Poção do Amor para conquistar Harry Potter
Com a visão dos filmes, que não construíram a personagem adequadamente, alguns fãs dizem que o relacionamento entre Harry Potter e Gina Weasley é forçado. A garota sempre teve uma queda por ele, que também gostava dela, mas não levava nada adiante.
Entre A Ordem da Fênix e O Enigma do Príncipe, Harry perdeu o interesse em Cho Chang e começou a olhar para Gina. Esta mudança incomodou alguns fãs, que a consideraram brusca demais e sugeriram que só Poção do Amor poderia estar por trás disto.
Dificilmente seria do feitio de Gina recorrer a tal método e, ainda que o fizesse, Harry agiria de forma destrambelhada, similar a Rony quando foi enfeitiçado sem querer por Romilda Vane, mas o garoto nunca teve comportamentos parecidos.
Os pais de Neville se comunicavam por um chiclete
Apesar de não ser a criança escolhida por Voldemort, Neville sofreu muitas consequências da Primeira Guerra Bruxa e perdeu os pais, que foram torturados até a loucura por Belatriz Lestrange.
Em A Ordem da Fênix, quando o garoto os visita no Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos, sua mãe, Alice, entrega, não pela primeira vez, papéis de chiclete para o filho.
Mesmo com a mente danificada irreversivelmente, os fãs especulavam que Alice poderia estar tentando passar mensagens secretas para ele e muitos fãs fizeram anagramas com o nome do chiclete. A teoria, porém, foi desmentida por J. K. Rowling.
Harry Potter é o herdeiro da Grifinória
Por muito tempo, os fãs questionaram qual seria a ligação que conectava Harry Potter a Lorde Voldemort. Antes de A Ordem da Fênix, havia poucas informações sobre a profecia de Sibila Trelawney. Com a informação que havia sido revelada no segundo livro, de que Tom Riddle era o herdeiro da Sonserina, o mesmo pensamento foi aplicado a Harry.
Havia informações nos livros anteriores ao sétimo que fundamentavam esta teoria: a espada de Godrico Grifinória apareceu para Harry, e Harry nasceu no mesmo local que o fundador da Grifinória, a vila de Godric’s Hollow.
Para o próprio desenvolvimento da história, a teoria até fazia sentido, já que não é incomum que o protagonista e o antagonista representem uma dualidade – neste caso, simbolizada por casas rivais de Hogwarts.
Ao final, porém, os fãs foram apresentados a uma ligação mais complexa entre Harry e Voldemort. De qualquer maneira, um questionamento ainda hoje precisa de resposta: o herdeiro da Grifinória falaria com leões?
Colaboraram: Pedro Martins (edição), Rodrigo Cavalheiro (diagramação) e Isa Imay (arte)
Ouça o podcast do POTTERISH sobre as teorias bizarras de Harry Potter:
Leia mais notícias, listas e artigos sobre Harry Potter no POTTERISH