Listas

10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia

Os bruxos de Harry Potter têm diversas vantagens ao resolver os problemas do cotidiano. Algumas destas facilidades já foram copiadas pelos trouxas por meio da tecnologia. Quem precisa do feitiço Lumos quando se tem a lanterna do celular em mãos, afinal?

Outros objetos e feitiços, no entanto, ainda seriam muito úteis no dia a dia, já que a tecnologia dos trouxas ainda não conseguiu chegar perto da praticidade que eles oferecem.

Pena de repetição rápida

É uma pena encantada para escrever tudo que o dono dela fala e pensa. A escrita tem tendências sensacionalistas, como é mostrado em O Cálice de Fogo, quando, ao invés de transcrever as respostas vagas e confusas, a pena da jornalista do Profeta Diário, Rita Skeeter, escreve que os olhos de Harry Potter “estão molhados com os fantasmas de seu passado”. Apesar dos exageros, a pena de repetição rápida parece bastante prática para usar em aula.

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
A criativa pena de Rita Skeeter anota suas entrevistas para O Profeta Diário (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Feitiço Capacious extremis 

Este feitiço serve para expandir o interior de objetos e ambientes sem mudar o exterior. É o feitiço que Hermione Granger usou na bolsa que acompanha o trio durante As Relíquias da Morte, que Newt Scamander criou habitats para cada uma de suas criaturas mágicas dentro de uma maleta e que os organizadores da Copa Mundial de Quadribol montaram pequenas barracas que cabem famílias grandes, como a dos Weasley. 

Mas e o peso deste objetos encantados? Não se assuste: a magia também garante leveza, independentemente de quantos objetos – ou até mesmo pessoas – estejam dentro do receptáculo ou do local encantado.

Este feitiço de extensão seria muito útil para fechar malas de viagem, mas vale lembrar que o Ministério da Magia não permite o uso caseiro dele. Para ter uma mala destas, por exemplo, seria preciso comprá-la já encantada em uma loja.

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
Newt Scamander guarda um ZouWu em sua maleta (Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Feitiço Episkey 

O poder deste feitiço consiste em curar machucados pequenos, algo essencial se você é uma pessoa cujo dedinho do pé já está cansado de bater em quinas de móveis. Se o nome lhe parece estranho, não é à toa: Episkey vem de uma palavra grega, “episkevi”, que significa “reparar”.

É possível observar deste feitiço no filme O Enigma do Príncipe, quando Luna Lovegood cura o nariz quebrado de Harry Potter, após ele ter sido pisoteado por Draco Malfoy antes do desembarque do Expresso de Hogwarts. No livro, quem ajuda Harry Potter com este feitiço é Ninfadora Tonks. 

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
Apesar de resolver o problema, o feitiço não previne a dor (Imagens: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Orelhas extensíveis 

À venda na loja Gemialidades Weasley, este é um dos produtos mais interessantes (e bisbilhoteiros) criados por Fred e Jorge. Nos filmes, é mostrado como um par de orelhas conectados por um fio, enquanto, no livro, é apenas em um fio discreto. Em ambos os casos, servem para ampliar sons e transmiti-los para a outra extremidade, permitindo que se ouça conversas secretas. Quem nunca quis ouvir discussões alheias que atire a primeira pedra!

As orelhas extensíveis aparecem pela primeira vez em A Ordem da Fênix, quando Harry Potter, Hermione Granger e os irmãos Weasley tentam ouvir as discussões dos membros da Ordem. No livro, o trio também tenta ouvir o que Draco Malfoy diz na loja Borgin & Burkes, quando Harry Potter suspeita que o garoto esteja passando por uma cerimônia para se tornar Comensal da Morte.

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
As Orelhas Extensíveis não são recomendadas para uso perto de gatos e amassos curiosos (Imagens: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Ford Anglia voador 

O carro enfeitiçado da família Weasley causou muitos problemas para Harry Potter e Rony Weasley em A Câmara Secreta. O carro, no entanto, pode ser utilizado de forma tradicional e, em caso de trânsito ou pressa do condutor, é uma forma de chegar muito mais rápido até o destino, desejo de muitos motoristas que precisam cruzar cidades para trabalhar, estudar ou passear.

Não bastasse a capacidade de voar, o Ford Anglia do Sr. Weasley é encantado com o feitiço Capacious extremis. Desta forma, a quantidade de passageiros nunca será um problema.

https://artchive.ru/res/media/img/oy400/article/3f9/629991@2x.jpg
Só não vale fugir com o carro dos pais (Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Feitiço Crinus muto 

Durante a quarentena, este é um feitiço que seria muito útil. Ele serve para alterar a cor e o estilo do cabelo do conjurador, assim como os pelos do corpo. Com origem no latim, o feitiço se inspira na palavra “crinis”, que significa “cabelo”, e na palavra “muto”, que significa “mudança”.

O feitiço é mencionado indiretamente nos livros, quando os alunos precisam mudar a cor da própria sobrancelha durante uma aula de Transfiguração, mas é nomeado apenas no jogo LEGO Harry Potter Years: 5-7.

Bisbilhoscópio 

Semelhante a um peão, o bisbilhoscópio brilha, gira e apita quando algo suspeito ou perigoso está prestes a acontecer. Há variações na qualidade de funcionamento: os mais caros são mais certeiros, enquanto os mais baratos são sensíveis demais e deixam o dono em estado de alerta sem necessidade. Este objeto pode ser mais eficaz que do que um alarme de segurança, já que ainda dá uma boa dica de quais pessoas ao redor não são confiáveis.

Rony presenteia Harry Potter com um bisbilhoscópio comprado na viagem ao Egito que a família Weasley faz em O Prisioneiro de Azkaban. Hermione dá outro exemplar de presente para Harry Potter no aniversário de 17 anos dele.

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
Réplicas do bisbilhoscópio estão à venda nos parques de Harry Potter (Imagem: Universal Studios/Reprodução)

Feitiço Scourgify 

Este é indiscutivelmente um dos feitiços mais úteis desta lista! Ao lançar Scourgify, o objeto ou superfície para o qual o bruxo apontou a varinha fica limpo. Na tradução brasileira, o comando da magia se resumiu à palavra “Limpo”, uma escolha coerente da tradutora Lia Wyler, já que “scour significa “limpar” em inglês. 

Este feitiço é visto em A Ordem da Fênix, quando Ninfadora Tonks tenta, sem êxito, remover a sujeira da gaiola de Edwiges.

Relógio dos Weasley 

Este relógio, no qual talheres com o rosto de cada membro da família ocupam o lugar dos ponteiros, é um dos elementos marcantes da Toca. O relógio revela a localização de cada Weasley dentro das opções, que são Escola, Casa, Prisão e Perdido. É uma ótima maneira de garantir a segurança da família, além de ser um objeto curioso para decorar a sala de estar. 

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
O lado ruim é que sua mãe certamente saberá se você acabar dando uma voltinha por Azkaban (Imagens: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Feitiço Reparo 

Reparo é um dos feitiços mais utilizados em Harry Potter. Ele serve para consertar objetos inanimados e, dependendo da intensidade do feitiço, pode consertar um ambiente inteiro, como fez Alvo Dumbledore com a sala de estar do professor Slughorn em O Enigma do Príncipe. É também um dos primeiros feitiços que aparecem nas histórias, quando Hermione conserta os óculos de Harry no Expresso de Hogwarts. Para quem é desastrado, este feitiço cairia como uma luva!

Potterish 10 feitiços e objetos de Harry Potter que seriam úteis no dia a dia
Hermione demonstra sua habilidade antes mesmo da primeira aula e ao mesmo tempo assusta O Menino Que Viveu (Imagens: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Leia também:

Veja mais notícias sobre Harry Potter no POTTERISH