Estilo que Ezra Miller usou no Met Gala ‘é impossível de definir’, diz especialista em moda
Por Rodrigo CavalheiroO ator Ezra Miller, que interpreta Credence na franquia Animais Fantásticos, chamou atenção no tapete vermelho do Met Gala na noite de segunda-feira (6).
Conhecido por sempre usar looks diferentes, o evento foi a oportunidade perfeita para Miller. Ele vestiu um terno personalizado da Burberry, com capa e um espartilho feito de cristais e, no rosto, usou uma maquiagem surrealista que dava a ilusão de que o ator possuía sete olhos.
‘Seriedade que fracassa’
O visual do ator foi considerado uma demonstração perfeita do tema da gala, chamado de camp. De acordo com Andrew Bolton, diretor do Costume Institute, instituição do Museu Metropolitano que promove o baile, o camp é “impossível de definir, e isso faz parte de sua poesia”. Já a escritora Susan Sontag diz que o camp se caracteriza pela “vitória do estilo sobre o conteúdo, da estética sobre a moralidade, da ironia sobre a tragédia” ou pela “seriedade que fracassa”.
O estilo replica o tema da nova exposição anual do Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, em torno do conceito, “Camp: notes on fashion”, que fica em cartaz entre 9 de maio de 8 de setembro, e é inspirada no ensaio de 1964 da escritora, chamado Notes on camp.
Segundo Bolton, o que o torna interessante é sua resistência: “Ele ressurge em momentos de instabilidade política e social. É quando ele fica mais forte. Ele existe para representar o zeitgeist.”
“Eu tinha uma série de pensamentos bizarros e estava tentando explicá-los para várias pessoas, que os ouviam com apreensão e até medo”, disse Ezra para à revista norte-americana Garage. “[Vejo o visual mascarado parcialmente] como essa morte… como essa transformação final que todos nós temos que fazer pelo menos uma vez. A celebração do camp é quase funerária… quase como se ela morresse ao entrar na sala. Mas acho que ela consome os outros também, sabe? Como fogo e oxigênio.”
Além de marcar a estreia da exibição anual de moda, o Met Gala tem como objetivo arrecadar fundos para o Costume Institute do Museu Metropolitano de Arte de Nova York.
This post is also available in: Inglês







