Reportagens

Casal anuncia adoção com carta de Hogwarts: ‘Vaga garantida numa casa cheia de amor e carinho’

Apaixonados por Harry Potter, os cabeleireiros Patrique Carvalho e Maycon Oliveira escreveram uma carta inspirada na que crianças bruxas recebem de Hogwarts para contar ao filho, o pequeno Alexandre, que o processo de adoção havia dado certo e que o menino poderia, finalmente, mudar-se para sua nova casa.

Alê, como é carinhosamente chamado pelos pais, leu o texto em voz alta no orfanato onde morava, em Mesquita, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, no momento da adoção. O encontro, filmado e publicado por Patrique nas redes sociais, comoveu os internautas. Assista abaixo.

“Temos o prazer de informar que você tem uma vaga garantida em uma casa cheia de muito amor e carinho, livros, brinquedos, videogames, aventuras gastronômicas, e com dois pais super ansiosos que te amam muito!”

– Patrique Carvalho e Maycon Oliveira ao filho Alê

Alê chegou ao seu ‘castelo’ na última terça-feira (9) e começou sua jornada pelo Mundo Bruxo. Assistiu ao primeiro filme da saga, A Pedra Filosofal, e fez o teste do Chapéu Seletor para sua casa de Hogwarts. O resultado foi Lufa-Lufa, diferente de Patrique, que é da Grifinória, e Maycon, que é da Sonserina.

“A gente explicou que ele tem que ficar super feliz e amar a casa dele independentemente de qual seja. É importante entrar nesta magia do filme”, diz Patrique, que prometeu ao filho presenteá-lo com roupas e itens da Lufa-Lufa.

Patrique acredita que livros são capazes de transformar o mundo. Ele espera que Alê encontre, nas histórias de Harry Potter, a mesma inspiração que ele encontrou para enfrentar os traumas de infância e os problemas do dia a dia.

“Ler Harry Potter me ajudava a ‘fugir’ do que eu vivia, que era repleto de dor. O universo mágico era um refúgio que me fazia acreditar que tudo passaria. Não é fácil ser forte, mas é necessário. A magia que existe dentro de nós é grande. Só precisamos encontrá-la.”

– Patrique Carvalho
Alexandre caminha com os pais Patrique e Maycon
Patrique e Maycon querem que Alê seja inspirado por Harry Potter (Foto: Patrique Carvalho/Acervo pessoal)

Amor antigo, desde antes da adoção

Além de pai, Patrique é irmão de Alê por parte de pai. O cabeleireiro diz que decidiu cuidar do bebê desde o nascimento, porque o pai deles enfrentava um câncer que o debilitava e a mãe do menino sofria de distúrbios psicológicos.

“A mãe dele tinha problemas que a impossibilitavam de criá-lo, então eu o acompanhei diariamente, desde que ele nasceu, durante a amamentação, a troca de fraudas e na hora de fazê-lo dormir, até ele vir para minha casa”, relembra Patrique.

O pai morreu em 2015, e Alê morou com Patrique até 2016, quando a mãe exigiu que o garoto fosse entregue à família materna. A guarda de Alê ficou com uma de suas tias e os familiares chegaram a proibir Patrique de visitá-lo.

Mesmo antes da adoção, Patrique Carvalho cuidava de Alexandre
Patrique cuidou de Alê desde o nascimento (Foto: Patrique Carvalho/Acervo pessoal)

A relação do garoto com os familiares era conturbada, relembra Patrique. Após quatro anos entre a casa da mãe e a de uma tia, a família materna perdeu a guarda de Alê e, em outubro de 2020, ele passou a viver em um orfanato, antes da adoção.

Foi então que as funcionárias do orfanato descobriram a relação do garoto com Patrique e o convidaram a adotar o pequeno. O processo de adoção correu na Justiça, com apoio de assistentes sociais e psicólogos, de acordo com Patrique.

“A primeira reação que o Alê teve ao me ver foi dizer ‘Pai, você está aqui!’. Ele me abraçou e disse que os anos que ele morou comigo foram os melhores da vida dele. Foi muito emocionante”, relembra Patrique.

Dois pais

Patrique explicou a Alê que estava casado com Maycon, perguntou se o garoto queria conhecê-lo, e então o casal começou a visitá-lo no orfanato. Uma psicóloga questionou o menino sobre ter dois pais, e a reação foi amor à primeira vista.

“Ele falou ‘Nossa, tia, pra mim será maravilhoso. Vou ter o amor de dois pais’. Isso nos emocionou muito”, conta Patrique. “Ele e Maycon se dão muito bem. Maycon diz que Alê era o filho que ele tinha, mas ainda não conhecia.”

Quando a documentação da adoção ficou pronta, o casal resolveu contar a notícia a Alê usando a carta inspirada no modelo de Hogwarts e o presenteou com uma das primeiras edições de A Pedra Filosofal, de 2000, que Patrique lia quando era adolescente.

“Eu pensava que, no dia que tivesse meu filho, daria este livro para ele, porque quero que ele sinta a mesma magia que eu senti. Escrevi uma dedicatória, junto com meu esposo, dizendo que, além de Hogwarts, ele viria para nossa casa.”

– Patrique Carvalho
Após a adoção, Patrique deu ao filho Alexandre sua cópia de A Pedra Filosofal
Após a adoção, Patrique deu ao filho Alexandre sua cópia de A Pedra Filosofal (Foto: Patrique Carvalho/Acervo pessoal)

Leia mais notícias sobre Harry Potter no POTTERISH