Livros

‘Harry Potter brasileiro’: próximo livro da série ‘A Arma Escarlate’ será lançado no fim de novembro

A série de livros A Arma Escarlate, considerada por fãs ‘o Harry Potter brasileiro’, ganhará mais um volume. Trata-se da segunda parte de O Dono do Tempo, o terceiro livro da série, que precisou ser dividido devido ao tamanho.

Em O Dono do Tempo, que chega às livrarias no dia 29, a escritora carioca Renata Ventura transporta os leitores à Amazônia. A história se passa, em parte, dentro da escola de magia da região Norte, na Amazônia.

A série acompanha a jornada de Hugo Escarlate, um adolescente agressivo, machucado pela vida, morador da favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro, que descobre ser bruxo durante um tiroteio e decide aprender magia para salvar a família dos criminosos que a ameaçam.

A Parte II de O Dono do Tempo está em pré-venda na Amazon. Os livros anteriores da série, A Arma Escarlate, A Comissão Chapeleira e O Dono do Tempo – Parte I também estão à venda na loja.

'Harry Potter brasileiro': próximo livro da série 'A Arma Escarlate' será lançado no fim de novembro
O Dono do Tempo – Parte II chega às livrarias em 29 de novembro (Imagem: Editora Novo Século/Divulgação)

‘Harry Potter brasileiro’

Diferente do universo de Harry Potter, em que existe uma única escola para receber alunos de toda América Latina (Castelobruxo), em A Arma Escarlate existem cinco escolas só no Brasil. Cada unidade fica em uma região do país e são bastante diferentes.

Outra diferença é que Renata Ventura decidiu criar feitiços em línguas como tupi, guarani, nheengatu, iorubá, dando voz à pluralidade de culturas que formaram o Brasil.

A autora também utilizou criaturas do folclore brasileiro, assim como J. K. Rowling colocou em Harry Potter criaturas da mitologia clássica europeia, como Fawkes, a fênix de Dumbledore, e Fofo, o cão de três cabeças.

'Harry Potter brasileiro': próximo livro da série 'A Arma Escarlate' será lançado no fim de novembro
A carioca Renata Ventura se inspirou em Harry Potter para criar o mundo bruxo brasileiro (Foto: David Ernando/Divulgação)