Livros

Estudantes de direito criam manual de calouro inspirado nos livros de Harry Potter

Estudantes que ingressaram no curso de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2019 ganharam um manual de calouros inspirado nos livros da série Harry Potter.

Ao longo de 98 páginas, o manual apresenta tudo que o calouro precisa saber, desde a história do campus e o funcionamento de cada órgão da universidade a informações sobre cada disciplina do curso e regras do estágio obrigatório.

O manual também dá dicas sobre a vida fora da universidade. O ‘Mapa do Calouro’, inspirado no Mapa do Maroto, apresenta os supermercados, restaurantes, lanchonetes, festas, bares e boates de Belo Horizonte (MG), com detalhes incluindo a localização, o horário de funcionamento e a média de preço dos locais.

Títulos e significados

O centro acadêmico do curso produziu sete capas diferentes para o manual. Cada arte homenageia um volume da série Harry Potter. O miolo dos livros, no entanto, é o mesmo.

  1. Caloure Potter e a Norma Fundamental, que é um conceito jurídico que fundamenta a Teoria Pura do Direito
  2. Caloure Potter e a Câmara da Congregação, que é o órgão administrativo máximo da Faculdade de Direito da UFMG
  3. Caloure Potter e o Prisioneiro de Yaskaban, que presta homenagem à coordenadora do curso, chamada Yaska
  4. Caloure Potter e o Cálice de Sangue de Macaco, que homenageia uma bebida criada pela atlética de direito. O nome remete ao macaco que é mascote do curso e à cor vermelha da bebida
  5. Caloure Potter e a Ordem de Afonso Pena, que é um dos fundadores da UFMG
  6. Caloure Potter e o Enigma da Dedetização, inspirado na brincadeira de que a direção do curso programa as dedetizações no prédio da faculdade sempre às vésperas de feriados, o que permite os estudantes prolongarem a folga
  7. Caloure Potter e os Elevadores da Morte, inspirado na brincadeira de que os elevadores do prédio da Faculdade de Direito já deram problemas que deixaram os alunos presos

Os manuais foram entregues aos calouros que ingressaram no curso no primeiro e no segundo semestre de 2019. Eles também estão disponíveis em PDF no site do centro acadêmico.