Lumos

ONG de J. K. Rowling que busca fechar orfanatos ganhará documentário na HBO

A Lumos, ONG fundada por J. K. Rowling, ganhará um documentário produzido pelo canal de televisão paga HBO. Batizado de Finding My Way Home (Encontrando meu caminho para casa, em tradução livre), o filme deve estrear em dezembro de 2019.

O documentário contará histórias de famílias que foram ajudadas pela Lumos, que trabalha para ajudar crianças e adolescentes que vivem em orfanatos a retornar para suas famílias. O filme também mostrará a jornada de pessoas envolvidas no projeto, como assistentes sociais, e será dirigido por Jon Alpert e Matthew O’Neill, vencedores do prêmio Emmy.

J.K. Rowling e a Lumos

Criada em 2005 por J. K. Rowling, a Lumos busca ajudar crianças e adolescentes que vivem em orfanatos a retornar para suas famílias. De acordo com a ONG, das oito milhões de crianças que vivem em orfanatos e instituições ao redor do mundo, cerca de 80% não são de fato órfãos, mas foram separadas de suas famílias devido à pobreza.

A escritora de Harry Potter fundou a instituição considerando que a vida dentro de um orfanato prejudica o bem-estar destas crianças. “Uma pessoa que cresce em um orfanato tem dez vezes mais chances de se envolver com prostituição, 40 vezes mais chances de se envolver com criminalidade e 500 vezes mais chances de cometer suicídio”, explicou Rowling em um vídeo institucional.

A Lumos tem trabalhado para encorajar a Comissão Européia a direcionar financiamentos e dinheiro públicos para serviços comunitários, em vez de ajudar a construir ou reformar orfanatos. O movimento já ajudou a transferir mais de 360 milhões de euros para serviços comunitários na Europa.

Desde 2005, a ONG já atuou na Europa, no Haiti e nos Estados Unidos. Para conhecer melhor o trabalho da instituição e descobrir como ajudá-los, acesse o site oficial.

Leia também: