J. K. Rowling ︎◆ Lumos

J.K. Rowling receberá prêmio por trabalho com ONG que busca fechar orfanatos

A escritora J. K. Rowling receberá o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução livre), da fundação Robert F. Kennedy de Direitos Humanos.

O prêmio celebra líderes internacionais, do entretenimento e de instituições ativistas, que demonstraram comprometimento com a mudança da sociedade. Ao longo de 50 anos, a honraria já foi entregue a Barack Obama, Bill e Hillary Clinton, Tim Cook e Robert De Niro.

Apesar de não indicar um motivo exato para a nomeação de J. K. Rowling, o perfil divulgado pela instituição destaca seu trabalho com a Lumos, ONG fundada pela autora que busca retirar todas as crianças de orfanatos ao redor do mundo até 2050.

Para atingir esse objetivo, a instituição busca direcionar financiamentos e dinheiro públicos para resolver o que faz as famílias se separarem, como pobreza, tráfico de crianças e discriminação.

A instituição também trabalha divulgando os danos causados às mais de oito milhões de crianças em orfanatos e outras instituições. De acordo com a ONG, das oito milhões de crianças que vivem em orfanatos e instituições, cerca de 80% não são de fato órfãos, mas foram separadas de suas famílias devido à pobreza.

Em 2019, também receberão o prêmio Nancy Pelosi, presidenta da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Wendy Abrams, ativista ambiental, e Glen Tullman, presidente da Livongo Health. Os escolhidos do prêmio refletem a paixão de Robert Kennedy, ex-procurador-geral dos Estados Unidos e ex-senador do estado de Nova York, ainda segundo a fundação.

“Meu pai acreditava que, cada vez que uma pessoa age para melhorar a situação dos outros ou se manifesta diante da injustiça, ela manda uma pequena onda de esperança”, declarou a presidente da fundação, Kerry Kennedy. “Estamos orgulhosos de homenagear essas pessoas extraordinárias que mandaram incontáveis ondas de esperança para milhões de pessoas inspiradas em seus exemplos”.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 12 de dezembro de 2019, no hotel Hilton, em Nova York. Ingressos para a cerimônia e para a recepção VIP estão à venda no site oficial da instituição.

Leia também: