A Câmara Secreta ︎◆ A Ordem da Fênix ︎◆ O Prisioneiro de Azkaban ︎◆ Produtos

Diretor de arte recria pôsteres de Harry Potter com bonecos da LEGO

Um diretor de arte brasileiro recriou pôsteres dos filmes da série Harry Potter utilizando peças de LEGO. O fã Arthur Melo, do Rio de Janeiro, publica as criações no Instagram. Além dos pôsteres de A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban e A Ordem da Fênix, ele recriou diversas cenas dos filmes.

O diretor de arte diz que aguarda o lançamento de outras coleções da LEGO para recriar os pôsteres dos demais filmes da franquia. Ele precisa que as mini-figuras tenham o corte de cabelo e o figurino que os atores usaram em cada filme. Também é necessário desmontar o boneco para combinar o corpo e o cabelo com a cabeça de outra mini-figura, já que nem sempre o rosto que acompanha o boneco original tem a expressão facial necessária.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Arthur diz que o pôster de A Câmara Secreta foi o mais difícil de recriar. A arte mostra Harry segurando a espada de Gryffindor e Rony com a varinha quebrada pelo Salgueiro Lutador, além de Hermione e o elfo doméstico Dobby, com a Sala Comunal da Sonserina ao fundo.

Foi preciso fotografar os personagens individualmente, juntá-los e redimensioná-los no computador para dar perspectiva. Para Rony, Arthur precisou fotografar uma varinha LEGO separadamente e “quebrá-la” no Photoshop. Enquanto isso, a espada foi mais simples: bastou fotografá-la e unir à mão de Harry digitalmente. Por fim, o diretor de arte criou o cenário digitalmente, a partir da junção de três fotos da internet com camadas de névoa e iluminação artificiais.

Diretor de arte recria pôsteres de Harry Potter com bonecos da LEGO
(Imagem: Arthur Melo/@LegoAndHarryPotter)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Para recriar o pôster de O Prisioneiro de Azkaban, Arthur removeu os braços das mini-figuras para que pudesse fotografá-las juntas. Os figurinos dos bonecos fazem parte do set Expresso de Hogwarts, mas os cabelos precisaram ser comprados individualmente. Por fim, as expressões faciais de Harry e Hermione precisaram ser alteradas no Photoshop, já que, originalmente, os bonecos não têm semblante de espanto.

Neste pôster, o redomoinho de dementadores foi o que deu mais trabalho, segundo Arthur. Em um fundo verde, ele fotografou a mini-figura do dementador, que faz parte dos sets Expresso de Hogwarts e O Beijo do Dementador, para que, no computador, pudesse retirar o fundo e replicar até atingir a quantidade necessária. Os bonecos foram replicados e alinhados um a um. Por fim, para fazer o olho do redemoinho, o diretor de arte utilizou uma imagem da internet e manipulou a iluminação.

Diretor de arte recria pôsteres de Harry Potter com bonecos da LEGO
(Imagem: Arthur Melo/@LegoAndHarryPotter)

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Arthur diz que o pôster de A Ordem da Fênix foi o mais simples de fazer, já que optou por recriar a arte que estampa somente Lorde Voldemort. Para isso, ele comprou e fotografou a mini-figura de Voldemort para, em seguida, trabalhar a iluminação no Photoshop. Foram necessárias 12 camadas de névoa, além das camadas de alteração de cor e iluminação do boneco.

Diretor de arte recria pôsteres de Harry Potter com bonecos da LEGO
(Imagem: Arthur Melo/@LegoAndHarryPotter)

O diretor de arte adianta que o pôster de O Cálice de Fogo será o próximo a ser recriado, já que a coleção do filme acaba de ser lançada pela LEGO no Brasil . Arthur planeja recriar os pôsteres de todos os filmes de Harry Potter, mas enfrenta contratempos. No momento, por exemplo, não é possível recriar o de A Pedra Filosofal, já que, na última década, a LEGO não lançou mini-figuras de Fofo, o cão de três cabeças, nem de qualquer duende do Banco de Gringotes.

Todas as fotos deste artigo foram registradas e editadas por Arthur Melo.

Leia também:

Colaborou: Pedro Martins (edição)