Atores

Estilo que Ezra Miller usou no Met Gala ‘é impossível de definir’, diz especialista em moda

O ator Ezra Miller, que interpreta Credence na franquia Animais Fantásticos, chamou atenção no tapete vermelho do Met Gala na noite de segunda-feira (6).

Conhecido por sempre usar looks diferentes, o evento foi a oportunidade perfeita para Miller. Ele vestiu um terno personalizado da Burberry, com capa e um espartilho feito de cristais e, no rosto, usou uma maquiagem surrealista que dava a ilusão de que o ator possuía sete olhos.

‘Seriedade que fracassa’

O visual do ator foi considerado uma demonstração perfeita do tema da gala, chamado de camp. De acordo com Andrew Bolton, diretor do Costume Institute, instituição do Museu Metropolitano que promove o baile, o camp é “impossível de definir, e isso faz parte de sua poesia”. Já a escritora Susan Sontag diz que o camp se caracteriza pela “vitória do estilo sobre o conteúdo, da estética sobre a moralidade, da ironia sobre a tragédia” ou pela “seriedade que fracassa”.

O estilo replica o tema da nova exposição anual do Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, em torno do conceito, “Camp: notes on fashion”, que fica em cartaz entre 9 de maio de 8 de setembro, e é inspirada no ensaio de 1964 da escritora, chamado Notes on camp.

Segundo Bolton, o que o torna interessante é sua resistência: “Ele ressurge em momentos de instabilidade política e social. É quando ele fica mais forte. Ele existe para representar o zeitgeist.”

“Eu tinha uma série de pensamentos bizarros e estava tentando explicá-los para várias pessoas, que os ouviam com apreensão e até medo”, disse Ezra para à revista norte-americana Garage. “[Vejo o visual mascarado parcialmente] como essa morte… como essa transformação final que todos nós temos que fazer pelo menos uma vez. A celebração do camp é quase funerária… quase como se ela morresse ao entrar na sala. Mas acho que ela consome os outros também, sabe? Como fogo e oxigênio.”

Além de marcar a estreia da exibição anual de moda, o Met Gala tem como objetivo arrecadar fundos para o Costume Institute do Museu Metropolitano de Arte de Nova York.