Produtos

Warner Bros. não consegue registro de citação da série Harry Potter

A Agência de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (United States Patent and Trademark Office – USPTO) recusou o pedido de registro da Warner Bros. pela citação “Eu juro solenemente não fazer nada de bom”, de acordo com o portal The Blast. A frase, que ao ser pronunciada revela o Mapa do Maroto, foi dita pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Ao entrar com o pedido de registro, a Warner Bros. buscava exclusividade no uso da frase em produtos comerciais, tendo assim direito a processar qualquer um que utilizasse a citação comercialmente sem permissão. No entanto, a agência alegou que isto não se aplica, pois os filmes de Harry Potter são baseado nos livros de J. K. Rowling e, ao conceder um registro para a Warner Bros., eles estariam estabelecendo uma conexão com a escritora de maneira falsa.

Também de acordo com a agência, a frase é simplesmente um slogan e, portanto, um pedido de registro de marca não se aplica. Eles afirmam que a frase foi reconhecida como “uma das mais famosas citações do universo de Harry Potter e, por isso, os consumidores estão acostumados a verem essa expressão na fala cotidiana. Uma associação dela com mercadorias da Warner Bros. seria então impraticável.