Eventos

USP oferece segunda edição do curso sobre Harry Potter

A Universidade de São Paulo (USP) abriu nesta terça-feira (26) as inscrições para o curso gratuito Harry Potter: Caminhos Interpretativos, que será ministrado em 6 de abril e 1 de junho de 2019. As aulas sobre a obra literária de J. K. Rowling contam com apenas duas exigências: o participante deverá ser maior de 18 anos e ter lido os sete livros da série Harry Potter.

As aulas serão ministradas por alunos de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e segundo Beatriz Masson, ministrante responsável, essa segunda edição do curso retomará algumas discussões já feitas em 2018, quando ocorreu a primeira edição do curso.

Esta edição do curso apresenta novos tópicos, como a diferença entre os livros e as suas respectivas adaptações cinematográficas, e a discussão do impacto social de Harry Potter. O curso terá uma carga horária de 20 horas divididas em oito aulas:

  • Aula 1: “Os personagens-chave de Harry Potter
  • Aula 2 e 3: “Harry Potter: herói romanesco”
  • Aula 4: “Harry Potter e a crítica literária”
  • Aula 5 e 6: “Harry Potter: indivíduo em formação”
  • Aula 7: “O narrador de Harry Potter: entre livro e filme”
  • Aula 8: “Os lugares de Harry Potter

Harry Potter: Caminhos Interpretativos será ministrado entre 6 de abril e 1 de junho de 2019, aos sábados, das 9h30 ao meio-dia, no Prédio de Letras, sala 172. A universidade está localizada na Avenida Prof. Luciano Gualberto, nº 403, no bairro Butantã, em São Paulo (SP). Ao todo, a universidade disponibilizou 60 vagas, que já foram preenchidas. No entanto, há uma lista de espera no site da FFLCH.

Leia também:
+ Campinas e São Paulo terão oficinas gratuitas sobre o papel da História na série Harry Potter