Não categorizado

Unicamp oferece oficina sobre o autoritarismo em Harry Potter

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferecerá uma oficina sobre Harry Potter. Entitulada Harry Potter e o Autoritarismo: reflexões sobre o Ministério da Magia, a oficina está sendo organizada pela Semana de Ensino de História (SEHis) da universidade como parte da recepção dos calouros do curso de História. Ela acontecerá no dia 14 de março de 2019, das 9h às 12h, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP.

O evento é organizado pelos e para os estudantes da graduação em Licenciatura em História. No entanto, a oficina é gratuita e aberta ao público. Mais informações podem ser encontradas na página do evento no Facebook.


Imagem: Semana de Ensino de História da Unicamp/Divulgação

Na oficina, serão discutidas as possibilidades de utilização dos livros de J. K. Rowling em sala de aula pelo professor de história como fio condutor ou ponto de partida para o ensino de temas como Nazismo, Fascismo, ditadura, censura, tortura e resistências. Para isso, serão analisadas as representações do autoritarismo na série Harry Potter, sobretudo nos governos de Cornélio Fudge e Pio Thicknesse em A Ordem da Fênix e As Relíquias da Morte.

O objetivo da oficina é mostrar como um professor de história pode aproximar suas aulas do cotidiano dos alunos ao levar um fenômeno literário e cultural contemporâneo para a sala de aula. A oficina também contribui para as políticas educacionais de incentivo à leitura e de conciliação da História a outros campos da área de ensino, como literatura e língua portuguesa.

A Semana de Ensino de História é um evento organizado pelos e para os estudantes da graduação em Licenciatura em História. Palestras e oficinas buscam fornecer aos estudantes uma melhor capacitação no âmbito didático, de forma a contribuir tanto para a sua carreira como professores quanto para uma melhora na qualidade de ensino nas escolas. No entanto, a oficina é gratuita e aberta ao público. Mais informações podem ser encontradas na página do evento no Facebook.