A Pedra Filosofal

Primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal vai a leilão por 300 mil reais

Um exemplar da primeira edição do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal será leiloado pela casa de leilões Bonhams, em Londres, na Inglaterra. Mesmo não tendo sido autografado por J. K. Rowling, estima-se que o livro arrecade entre 40 e 60 mil libras esterlinas – entre 200 e 300 mil reais, aproximadamente. O leilão será em 27 de março.

A primeira tiragem de Harry Potter e a Pedra Filosofal teve 500 exemplares e, destes, 300 foram vendidos diretamente para bibliotecas. O livro conta com outros detalhes especiais, como a menção da autora como Joanne Rowling no verso da folha de rosto e o erro de digitação “Philospher’s” na contra-capa. Nesta edição, varinha também aparece duas vezes na lista de compras para os alunos do primeiro ano em Hogwarts.

A edição foi doada em 2003 pela Agência Literária Christopher Little, responsável pela venda dos primeiros volumes de Harry Potter, para arrecadar fundos para duas instituições de caridade. Além do livro, a doação incluía um cartão assinado por J. K. Rowling, que também será leiloado.

Em novembro de 2017, um exemplar em bom estado de conservação do livro foi vendido por 106.250 libras esterlinas, o equivalente a cerca de 370 mil reais na cotação da época. Naquele ano, A Pedra Filosofal quebrou três vezes o recorde de valor mais alto em leilão de um livro.