Listas

De outros Carnavais: relembre quando Harry Potter espalhou magia pelo sambódromo



Desfiles de escolas de samba homenageiam grandes nomes, histórias e ícones. A série Harry Potter, que marcou gerações e revolucionou o mercado literário e cinematográfico, não poderia ficar de fora. Na madrugada de sábado (2), Potter e Voldemort desfilaram em um carro alegório da Império de Casa Verde, em São Paulo. Esta, porém, não foi a única vez que a magia de J. K. Rowling se espalhou pelos sambódramos. No clima de folia, o POTTERISH relembra as aparições mais marcantes da franquia no Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Por Alícia Marédi
Edição: Pedro Martins e Rodrigo Cavalheiro



Em 2013, a escola Dragões da Real levou personagens de várias histórias de fantasia para o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Dentre elas, Harry Potter, Dragon Ball Z e Caverna do Dragão, além das obras de J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis) e do lendário Conde Drácula. Com cores vivas e fantasias caprichadas, a ala que homenageou Harry Potter era composta por integrantes que vestiam uniformes de Hogwarts e, no rosto, os icônicos óculos redondos de Harry.

Foto: Rede Globo/Reprodução

Em 2011, a escola Unidos da Tijuca homenageou os 50 grandes filmes da história do cinema, trazendo carros alegóricos com efeitos especiais à Marquês de Sapucai, no Rio de Janeiro. A atração principal era uma grande mesa do Salão Principal, com cerca de 30 alunos e um Alvo Dumbledore que fazia o móvel flutuar oitro metros de altura. Em volta do carro, havia um jovem a bordo de sua vassoura empunhando uma varinha, peças de xadrez de bruxo e várias torres do castelo de Hogwarts, além corujas que carregavam cartas de Hogwarts nos bicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Em 2010, a escola Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro, teve a leitura como tema principal. Na ala Furacão, passistas estavam fantasiados de Harry Potter. A série de J. K. Rowling também ganhou um carro próprio, com réplicas realistas do xadrez de bruxo e um vira-tempo gigante rodeado de acromântulas, espécie de Aragogue. Além de Harry Potter e outras ficções contemporâneas, a escola levou para a Marquês de Sapucaí os principais estilos literários, retratando histórias de heróis e deuses, romances de época, contos de fada e poesias das conquistas da navegação portuguesa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Colaboraram: Evadro Lira (vídeo) e Isabela Imay (arte)

Veja também:
+ TUTORIAL: Aprenda a fazer maquiagens de Carnaval inspiradas nas casas de Hogwarts
+ TESTE: Qual personagem de Harry Potter você seria no Carnaval?