Eventos

Campinas e São Paulo terão oficinas gratuitas sobre o papel da História na série Harry Potter

Campinas (SP) e São Paulo (SP) receberão oficinas gratuitas sobre o papel da História na série de J.K. Rowling. As atividades, que acontecerão nos dias 6 e 7 de abril, fazem parte do Festival #VIVACULTURA, promovido pela Livraria Cultura.

Analisando temas inseridos na série Harry Potter através de metáforas, como a ascensão de um regime totalitário e racista, o palestrante Victor Henrique da Silva Menezes, mestre em História Cultural pela Unicamp, pretende apresentar e discutir referências históricas e culturais do Reino Unido encontradas nas páginas dos livros de Harry Potter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Campinas, a oficina acontece no dia 6 de abril, das 11h às 13h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. Em São Paulo, o encontro está marcado para o dia 7 de abril, das 15h às 17h, na Loja Geek da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizada na Avenida Paulista.

Victor Henrique da Silva Menezes já ofereceu uma oficina com mesmo tema na Unicamp, por meio do projeto UniversIDADE, onde atua desde o segundo semestre de 2016 ministrando oficinas sobre História e Cinema, que são temas relacionados à sua pesquisa de mestrado. A ideia da oficina sobre Harry Potter surgiu a pedido de seus alunos, devido aos comentários que ele fazia sobre a série em sala.

O Festival #VivaCultura acontece em todo o país. É uma iniciativa para levar música, teatro, literatura e atividades infantis de maneira gratuita à população. A programação completa pode ser encontrada no site da livraria.