Atores

Emma Watson participa de reunião do G7 pela igualdade de gêneros

A atriz Emma Watson participou do primeiro Conselho Consultivo do G7 para a Igualdade entre Mulheres e Homens na terça-feira (19), em Paris. O encontro, no Palácio do Eliseu, foi comandado pelo presidente da França, Emmanuel Macron. O G7 reúne representantes das maiores economias do mundo para trabalhar questões de interesse global. Fazem parte do grupo Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Durante a conferência, o governo francês anunciou a criação de um fundo de 120 milhões de euros (cerca de 511 milhões de reais) para ajudar os movimentos em defesa dos direitos das mulheres, especialmente em países em desenvolvimento. As prioridades deste fundo são combater a violência, promover o acesso de meninas e mulheres à educação e a emancipação econômica feminina. O grupo pretende criar um pacote legislativo de ações que países ao redor do mundo devem tomar para ajudar a implementar práticas igualitárias.

Emma Watson trabalha em projetos que buscam a igualdade entre gêneros desde 2014, quando foi eleita embaixadora da Boa Vontade pela ONU Mulheres. Sua primeira atuação foi na criação da campanha HeForShe (ElePorEla), cuja proposta é incentivar homens a tomarem posições na luta contra a desigualdade.

À época, ela discursou sobre o desejo de uma sociedade com mais representação feminina. “Eu acho correto ter mulheres envolvidas como minhas representantes nas áreas políticas e nas decisões que influenciam a minha vida. Eu acho correto que, socialmente, receba o mesmo respeito que os homens”, afirmou.

Além da atriz, também estiveram presentes no encontro o médico Denis Mukwege, conhecido por seu trabalho de ajuda a mulheres vítimas de abuso sexual na República Democrática do Congo, e a ativista pelos direitos das mulheres Nadia Murad, ambos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2018.

A próxima cúpula do G7 acontecerá entre 25 e 27 de agosto, em Biarritz, Nouvelle-Aquitaine, na França.