Artigos

OPINIÃO: Snape foi o pior professor de Hogwarts

Severo Snape passou por dificuldades desde criança – não apenas em Hogwarts, onde sofreu bullying e uma desilusão amorosa, mas também em casa, onde assistia às brigas do pai, trouxa, com a mãe, bruxa. Esta amargura, entretanto, não justifica os assédios que cometia contra os alunos. O professor não aceitava as inseguranças dos estudantes e impunha medo durante as aulas.

A crueldade de Snape com seus alunos

Neville foi uma das principais vítimas. Snape sempre o desestimulava, chamando-o de idiota em frente aos colegas e, certa vez, ameaçou envenenar seu sapo de estimação caso o garoto cometesse erro na poção que estava preparando. A crueldade era tamanha que, apesar de ter perdido os pais para as sequelas de uma sessão de tortura, o maior medo de Neville era o professor, como revelou seu bicho-papão em O Prisioneiro de Azkaban.

Severo Snape
(Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

O garoto não era o único que sofria nas mãos do Mestre de Poções. Desde a primeira aula, Hermione era desprezada pelo professor. Quando Draco atacou-a e fez que os dentes dela crescessem até ultrapassar a altura do decote, Snape caçoou dela, dizendo não ter visto diferença alguma, atitude que impactou tanto a garota, que ela decidiu alterar o tamanho dos dentes permanentemente com magia.

Hermione Granger
(Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

O professor não se limitava a ofender os alunos com comentários maldosos. Com Harry, ele utilizava da violência física. Nas aulas de Oclumência, quando Potter descobriu o passado entre o professor e o pai, Snape, cego de raiva, jogou-o com força em direção a um armário de frascos.

Não bastasse o assédio contra certos alunos, Snape favorecia a Sonserina diariamente. Ele atribuía-lhes mais pontos, trapaceava no campeonato de Quadribol e fazia vista grossa para infrações dos alunos da própria casa, principalmente Draco Malfoy.

Crueldade de Snape com Lupin

A crueldade não se limitava aos estudantes. No terceiro ano de Harry, quando Lupin precisava se ausentar e ser substituído, Snape desrespeitava o plano de ensino e, certa vez, adiantou a aula sobre lobisomens para que os estudantes tivessem uma visão distorcida e preconceituosa da licantropia.

Sedento por vingança, Snape fez tudo que pôde para expor Lupin e fazer com que ele fosse demitido, perdendo o único emprego que tinha conseguido na vida devido ao preconceito que sofria por ser um lobisomem.

Mesmo depois de todas atitudes antiéticas, Snape só não foi demitido de Hogwarts por ser espião de Dumbledore e peça-chave na luta contra Voldemort. No entanto, ao refletir sobre o personagem enquanto professor, não existe outra conclusão: ele não tinha a mínima condição para exercer a profissão.

Severo Snape
(Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Leia também:

Edição: Pedro Martins