Animais Fantásticos ︎◆ Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

“Não estamos escondendo a homossexualidade de Dumbledore”, diz diretor

Em entrevista à revista Empire, David Yates, diretor de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, explicou como a homossexualidade de Dumbledore será retratada no filme.

“Este episódio desta grande narrativa que Jo [Rowling] está criando não foca na sexualidade dele, mas não estamos disfarçando ou escondendo-a”, afirmou. “A história [do envolvimento romântico] não está presente neste filme em específico, mas ao assistir fica claro que ele é gay.”


“Filmamos algumas cenas muito sensuais dele e do jovem Grindelwald. As pessoas só precisam esperar para assistir. Nos próximos filmes, esse relacionamento será explorado de forma muito mais completa”, acrescentou.

Em janeiro deste ano, surgiu uma controvérsia envolvendo a sexualidade do personagem, quando o diretor disse ao portal Entertainment Weekly que Dumbledore não seria “homossexual de maneira explícita” neste filme. A declaração gerou repercussão negativa por parte de internautas, que acusaram J.K. Rowling, roteirista do filme, de queerbaiting – prática narrativa em que personagens do mesmo gênero mantêm atração romântica ou sexual implícitas, mas os roteiristas não têm intenção de concretizar essa atração.

J.K. Rowling respondeu às críticas. “Ser insultada por causa de uma entrevista que eu não dei, sobre um roteiro que eu escrevi, mas que nenhuma das pessoas que estão furiosas leu, e que é parte de uma série de cinco filmes dos quais só um foi lançado até o momento, é muito divertido”, escreveu no Twitter.

Estrelando Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler, Jude Law e Johnny Depp, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chega aos cinemas brasileiros em 15 de novembro de 2018.