Potterish

Capa da invisibilidade de Harry Potter pode se tornar realidade

Um grupo de pesquisadores do Canadá especializados em óptica publicou um artigo descrevendo o processo de criação de um dispositivo de invisibilidade que, no futuro, pode tornar a capa da invisibilidade de Harry Potter uma realidade.

Segundo o líder da pesquisa, José Azaña, até o momento, o que estava disponível era uma série de dispositivos capazes de camuflar objetos de uma mesma cor. A técnica funcionava em laboratórios com ambientes controlados, mas não à luz do Sol. O novo aparelho, no entanto, é capaz de impedir a reflexão da luz e, com isso, esconder um objeto de qualquer cor do espectro visível.

A técnica funciona da seguinte maneira: um objeto verde, por exemplo, é percebido pelo olho humano porque reflete apenas a luz verde do espectro visível. Os pesquisadores então utilizam um dispositivo que move a luz verde para outra parte do espectro (a azul, por exemplo) antes que ela atinja o objeto. Dessa forma, quando a luz natural atinge o elemento a ser escondido, ela não consegue ser refletida e “passa direto”.

Por enquanto o objeto fica invisível somente em uma dimensão. Se uma pessoa olhá-lo a partir de um ângulo diferente, conseguirá perceber a perturbação de luz. Os pesquisadores buscam agora esconder objetos em múltiplas dimensões, o que tornaria a capa da invisibilidade de Harry Potter uma realidade.

Leia mais:
Inspirada em Harry Potter, impressora reproduz fotos em movimento