Aniversários ︎◆ Artigos

Tudo que aconteceu na Batalha de Hogwarts

Por Vinícius Bonafé

Comemora-se hoje, 2 de maio, o aniversário de 21 anos de uma das maiores batalhas do Mundo Bruxo, que resultou na morte de dezenas de pessoas e também na destruição de Lorde Voldemort. Para honrar o legado daqueles que lutaram para restabelecer a paz, o Potterish relembra tudo o que aconteceu na Batalha – de acordo com o livro.


A busca pelo Diadema

Harry, Hermione e Rony vão até Hogwarts em busca do diadema perdido de Rowena Ravenclaw, uma das sete Horcruxes de Voldemort. Amparados pelo irmão de Dumbledore, Aberforth, o trio utiliza a passagem secreta que interliga o Cabeça de Javali à Sala Precisa. Grande parte dos alunos da Armada de Dumbledore estava ali, escondendo-se de Comensais da Morte, mas dispostos a lutar.

Harry Potter descobrindo uma passagem secreta

Harry e Luna seguem para a sala comunal da Corvinal, ocultos pela Capa da Invisibilidade, para observar a aparência do diadema na estátua de Ravenclaw. Lá, Potter tem o desprazer de ser descoberto por Aleto Carrow, que envia um alerta a Voldemort e aos Comensais da Morte, antes de ser estuporada por Luna.

Em seguida, Minerva McGonagall e Amico Carrow, irmão de Aleto, entram na sala. Carrow se enfurece ao ver a irmã desacordada. Durante um conflito, Amico cospe no rosto de Minerva e Harry o tortura com a Maldição Cruciatus.

McGonagall assume o controle

McGonagall e os outros professores expulsam Snape do castelo e assumem a defesa de Hogwarts. Primeiro, ela sugere que uma proteção básica seja instaurada em torno da escola e que o maior número possível de alunos menores de idade sejam evacuados. Os maiores de idade que desejam lutar são encorajados.

Duelo entre McGonagall e Snape em Harry Potter 7

Ela lança o feitiço Piertotum Locomotor para que as estátuas e armaduras ganhem vida e sirvam como guardas. Enquanto a Profª Sprout planeja utilizar Tentácula, visgo-do-diabo e vagens de Arapucosos contra os Comensais da Morte, o Profº Flitwick conjura encantamentos protetores complexos em volta do castelo.

Minerva protegendo Hogwarts em Harry Potter 7

Hogwarts está ameaçada! Guardem os muros, protejam-nos, cumpram o seu dever para com a nossa escola!

Estratégias de batalha

A estratégia de batalha tem início com grupos de defesa sendo enviados para as três torres mais altas do castelo: Corvinal, Grifinória e Astronomia. Remo Lupin, Arthur Weasley e Quim Shacklebolt levam grupos de combate para os jardins, enquanto Fred e Jorge organizam a defesa das entradas das passagens secretas. A Profª Sprout, acompanhada de Neville e de outros alunos, atira Mandrágoras de cima do muro. Enquanto isso, Rony e Hermione vão até a Câmara Secreta à procura dos dentes do basilisco morto e destroem a taça de Helga Hufflepuff, outra Horcrux de Voldemort.

Rony e Hermione fogem do fogo em Harry Potter 7.

Depois de um encontro com Helena Ravenclaw, Harry descobre o esconderijo do diadema. Quando se encontram novamente, o trio volta à Sala Precisa em busca da Horcrux e precisam duelar contra Malfoy, Crabbe e Goyle. Crabbe, no entanto, utiliza erroneamente o feitiço Fogomaldito, destruindo por acidente o diadema perdido e morrendo no local. Do lado de fora, Fred e Percy combatem Comensais da Morte, o que resulta na morte de Fred.

“Percy sacudia o irmão, Rony estava ajoelhado ao lado deles, e os olhos de Fred estavam muito abertos e cegos, o fantasma de sua última risada ainda gravado em seu rosto.”

Hogwarts contra-ataca

No saguão de entrada, Pirraça atira vagens de Arapucosos e Profª Trelawney atira bolas de cristal nos Comensais da Morte. Enquanto isso, Harry tem uma visão que mostra Voldemort e Nagini na Casa dos Gritos.

Do lado de fora, a caminho da Floresta Proibida, Harry, Hermione, Rony, Luna, Ernesto e Simas se livram de centenas de dementadores. O trio, contudo, dirige-se sozinho à Casa dos Gritos pelo túnel do Salgueiro Lutador. Lá, eles presenciam o assassinato de Severo Snape, recolhem suas lembranças e retornam ao castelo.

Snape morre em Harry Potter 7.

Nagini… mate.

“Os olhos verdes encontraram os negros, mas em um segundo alguma coisa no fundo dos olhos de Snape pareceu sumir, deixando-os fixos, inexpressivos e vazios. A mão que segurava Harry bateu no chão e Snape não se mexeu mais.”

No Salão Principal, descobre-se que Lupin e Tonks também foram vítimas da batalha, deixando órfão o bebê Teddy.

“Remo e Tonks, pálidos e imóveis, a fisionomia plácida, aparentemente dormindo sob o escuro teto encantado.”

A história do Príncipe e a Floresta Proibida

Sem os amigos, Harry vai até a sala de Dumbledore e navega pelas lembranças de Snape, descobrindo segredos sobre sua vida, a do antigo professor e a da mãe. Mais tarde, o garoto se dirige à orla da Floresta Proibida e encara a morte junto de todas as almas dos bruxos que morreram por ele. Ali, Voldemort destrói sua própria Horcrux.

Harry volta à vida

A segunda parte da Batalha de Hogwarts tem início nos jardins da escola, quando Neville Longbottom mata Nagini e Harry ressuscita. Nessa etapa, os Centauros e os Elfos Domésticos também se juntam à luta.

Neville mata Nagini em Harry Potter 7

No Saguão de Entrada, Belatriz Lestrange duela com Hermione, Gina e Luna, antes de ser finalmente derrotada por Molly Weasley em um contra-ataque épico. Enquanto isso, McGonagall, Slughorn e Shacklebolt tentam interceptar o Lorde das Trevas.

Molly mata Belatriz em Harry Potter 7

Harry Potter, então, expõe as verdades que descobriu nas lembranças de Severo Snape a um já fragilizado Voldemort e o destrói de uma vez por todas em um duelo no Salão Principal.

“Tom Riddle bateu no chão com uma finalidade terrena, seu corpo fraco e encolhido, as mãos brancas vazias, o rosto de cobra apático e inconsciente. Voldemort estava morto, atingido pelo ricochete de sua própria maldição, e Harry ficou parado com as duas varinhas na mão, contemplando o invólucro do seu inimigo.”

Cumprida a profecia, encerra-se uma das maiores batalhas que o Mundo Bruxo já vira.

+ TESTE: Você sobreviveria à Batalha de Hogwarts?