Não categorizado

Com roteiros e cartas de J.K. Rowling, acervo pessoal de Alan Rickman será vendido

A agência especializada em raridades literárias Neil Pearson Rare Books anunciou a aquisição de todo o acervo pessoal do ator Alan Rickman, que interpretou Severo Snape em Harry Potter. Com pelo menos 30 caixas, a coleção contém roteiros de praticamente todos os filmes e peças em que o ator participou.

Seu trabalho em Harry Potter tem destaque na coleção. Além de todos os roteiros da série com diversas anotações feitas à mão por Rickman, há uma carta do produtor David Heyman, de julho de 2000, enviando o roteiro de Harry Potter e a Pedra Filosofal e oferecendo o papel de Snape. Há também inúmeras cartas da autora J.K. Rowling discutindo o desenvolvimento do personagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carta de David Heyman oferecendo o papel de Severo Snape a Alan Rickman

Alguns detalhes demonstram insatisfação do ator com a produção de Harry Potter. Em uma carta de 2002, Heyman agradece ao ator por fazer de A Câmara Secreta um sucesso. “Eu sei que às vezes você fica frustrado, mas saiba que você é uma grande parte dos filmes. Você é brilhante”, escreveu o produtor. Anos mais tarde, Rickman escreveria uma nota sobre seu personagem durante Harry Potter e o Enigma do Príncipe“É como se [o diretor] David Yates decidisse que isso não é importante. Ou seja: apelo para o público adolescente…”

O comprador receberá também os diários pessoais do ator, desde 1992, e suas agendas, desde 1972. Os diários são descritos como fonte de “críticas espertas, afiadas e geralmente hilárias de filmes e peças, assim como recordações de gravações, ensaios, reuniões e jantares com amigos e arrecadações para caridade”. Também fazem parte do acervo cartas de todos os períodos da carreira de Rickman, incluindo correspondências de Rowling, Daniel Radcliffe (Harry Potter), Fiona Shaw (Petúnia Dursley), Emma Thompson (Professora Trelawney), Príncipe Charles etc.

Roteiros da série Harry Potter

O preço inicial do arquivo de Alan Rickman é de 950 mil libras esterlinas (cerca de 4 milhões e 700 mil reais na cotação atual). Para mais detalhes sobre a coleção, acesse o site da agência Neil Pearson Rare Books.